SJDR, cidade responsável por atender cerca de 250 mil pessoas com sintomas graves da Covid-19, conta com 36 respiradores públicos nas duas casas de saúde referência em atendimento

Ocupação dos leitos está baixa; nas últimas semanas não ultrapassou 20%


Saúde

Vanuza Resende 0

Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (fotos divulgação Uniptan)

São João del-Rei é a cidade polo da região do Campo das Vertentes responsável por oferecer atendimento a pacientes com sintomas graves da Covid-19, vindos de outros 19 municípios da região. Ao todo, são em torno de 250 mil pessoas. No início da pandemia, ainda no mês de março, houve indicativos de que seria construído um hospital de campanha na cidade. No entanto, o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, explicou que o município optou por investir os recursos que seriam usados para a construção do hospital de campanha nas unidades de saúde do município: Hospital Nossa Senhora das Mercês e Santa Casa da Misericórdia. “Nós tivemos uma reunião com nosso médico infectologista, com o prefeito e com o comitê técnico e decidimos que os recursos seriam então repassados para as duas casas de saúde da cidade”, explica Andrade. O secretário destaca o porquê de priorizar os investimentos nas unidades de saúde do município. “De acordo com o Ministério da Saúde, todo hospital de emergência ou de campanha, assim que acabar a epidemia, ele também será encerrado. Teríamos que desmontara estrutura e encerrar as atividades.”

Desde o início da pandemia, as duas unidades de saúde referência em São João del-Rei para atendimento a pacientes com sintomas graves da Covid-19, Hospital Nossa Senhora das Mercês e Santa Casa da Misericórdia, estão com alas especiais. Cada unidade foi equipada com 36 leitos de UTI com respiradores e 20 leitos de enfermaria públicos. Inicialmente, eram 10 leitos de UTI em cada local. As casas foram credenciadas para receber mais leitos no mês de julho.

O Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora das Mercês, Ricardo Camarano, explica como o hospital foi preparado para receber e tratar pacientes diagnosticados com Covid-19: “Inicialmente, nós fizemos um plano estratégico e dedicamos uma área do Pronto Socorro para pessoas que eventualmente chegassem com sintomas gripais. Depois foram instituídos dez leitos de UTI e outros 20 de enfermaria. Em julho, conseguimos o credenciamento para outros 10 leitos de UTI.”

Dos 20 leitos de UTI no Hospital das Mercês, 18 são destinados a atendimentos públicos. “Temos 18 leitos do SUS e dois leitos dedicados a planos de saúde, para convênio ou particular. É importante frisar que os leitos que temos hoje não estão todos ocupados.”

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município conta com quatro respiradores. De acordo com o secretário de Saúde, essa foi, inclusive, uma exigência do Ministério da Saúde feita em 2019. “No ano passado, houve uma inspeção do Ministério da Saúde aqui e eles exigiram que houvesse mais leitos com respiradores na UPA. São três nos leitos e temos um de retaguarda, caso algum aparelho estrague”. Mesmo com os respiradores na UPA, a unidade está credenciada apenas como suporte para atendimento a pacientes com sintomas da Covid. Pelos boletins epidemiológicos, é possível observar que as internações no local não ultrapassam 72 horas. Isto é, o paciente é liberado ou transferido para uma das casas de saúde que foram preparadas para receber e tratar casos de Covid-19.

Além do Hospital Nossa Senhora das Mercês, Santa Casa da Misericórdia e UPA, São João del-Rei também conta com um centro de triagem. Inicialmente, o local foi instalado no CEM (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas) do UNIPTAN, localizado na Avenida Oito de Dezembro. No entanto, desde o dia 30 de junho, a Unidade Básica de Saúde do bairro Matosinhos passou a ser oficialmente Centro de Triagem para a Covid-19, no município. A mudança ocorreu porque a instituição UNIPTAN necessitou utilizar o prédio do CEM para aulas práticas dos alunos do curso de Medicina. O Centro de Triagem tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e 24 horas nos fins de semana e feriados – momentos em que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) não estão realizando atendimentos.

 

Boletins das casas de saúde

O Hospital Nossa Senhora das Mercês, assim como a Santa Casa da Misericórdia, vêm divulgando em suas redes sociais boletins com informações sobre as internações e atendimentos durante a pandemia. O boletim mais recente divulgado pelo Hospital foi no dia 27 de outubro. De acordo com a publicação, foram ao todo 310 casos suspeitos notificados na instituição e 16 óbitos registrados. Os dados são acumulativos desde o dia 27 de abril. Já na Santa Casa da Misericórdia, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia 22 de outubro, foram 181 pacientes com suspeita de Covid-19 atendidos na área especial desde o início da pandemia. No período, a instituição registrou 18 óbitos causados pela Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulga diariamente um boletim com dados epidemiológicos e com os números de internações nas unidades de saúde. Nos últimos dias do mês de outubro e início do mês de novembro, a porcentagem de leitos de UTI ocupados não ultrapassou 20%. No dia 04 de novembro, dia de fechamento desta reportagem, nenhum paciente utilizava respirador no município. Durante esse período, foram registradas três internações, sendo uma na Santa Casa da Misericórdia, na qual o paciente, apesar de estar no leito de UTI, não utiliza respirador; e dois pacientes no Hospital Nossa Senhora das Mercês, que também estavam internados em UTI, mas não necessitavam da ajuda de respiradores.

 

Acompanhamento da evolução no número de casos de Covid-19 na região do Campo das Vertentes

Semanalmente o NEPE (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei) divulga um informativo contendo dados da propagação e da evolução no número de casos de Covid-19 na região do Campo das Vertentes. No boletim divulgado no último dia 04 de novembro, Resende Costa novamente aparece como o único município da região que apresenta elevação no índice de contágio. As informações são obtidas a partir da média móvel atual de casos. A média móvel de novos casos em Resende Costa é de 3,14 casos por dia. A média do município também é a maior de todas as cidades da região. Maior inclusive que a de São João del-Rei, que registrou a quinta semana de queda de contágio e uma média de 2,71 casos por dia.

No boletim anterior, divulgado no dia 28 de outubro, Resende Costa foi também a única cidade do Campo das Vertentes a apresentar elevação, indo de 0,14 para 0,86 casos por dia. A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos confirmados nos últimos sete dias. A tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias.

A cidade de Barroso aparece como situação de estabilidade. Bom Sucesso e São Vicente de Minas têm situação indefinida. Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Prados, São João del-Rei e São Tiago estão no cenário de redução. Já os municípios de Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Ibituruna, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e Tiradentes apresentam número de casos zerados.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário