Voltar a todos os posts

Carta de Lisboa

12 de Dezembro de 2018, por José Venâncio de Resende

Macron, contra a parede, ou melhor, o Arco do Triunfo (foto: dnnoticias.pt).

Atualizado em 13/12/2018.

Ao escrever este artigo, decidi manter o título “Carta de Lisboa”, mesmo já tendo voltado ao Brasil. Ocorre que este é um balanço de minha produção jornalística no período do ano em que estive em Portugal.

Uma das primeiras reportagens que escrevi foi sobre o movimento dos caminhoneiros em Portugal, que coincidiu com a paralisação no Brasil, ambas por conta dos custos dos combustíveis. Mal sabia eu que alguns meses depois explodiria na França o protesto dos “coletes amarelos”, convocado pelas redes sociais inicialmente contra o “imposto verde” sobre o diesel, que atingia mais fortemente o pessoal do interior e da zona rural. Mas o “movimento sem líderes” se alastrou para a classe média, transformando Paris em especial num “campo de batalha”, ironicamente unindo os extremos (direita e esquerda) – derrotados por Macron na última eleição - que se infiltraram nos protestos.

Macron foi eleito por um movimento de “centro radical”, criado para refutar o crescente nacionalismo radical, racista, xenófobo, antiglobalização e antiimigrantes. Mas abandonou o diálogo que gerou o “República em Marcha!”, tornando-se um líder “imperial” e arrogante e ganhando até o título de “presidente dos ricos” por ter eliminado o “imposto sobre riqueza”. Assim, a extensa pauta de demandas sociais dos “coletes amarelos” vai do fim do “imposto verde” até a renúncia de Macron. Apesar da violência em Paris, cerca de 75% dos franceses apoiam o movimento e, com menos de dois anos de governo, Macron tem aprovação inferior a 20%.

Aliás, o otimismo com a eleição de Macron esteve no centro de artigo que escrevi sobre o avanço da chamada “democracia iliberal” na Europa e na América. Populistas e autocratas chegaram ao poder em países do leste e mesmo do centro da Europa; consolidaram o poder em países como Turquia e Rússia; levaram à tumultuada (e ainda indefinida) saída do Reino Unido da União Europeia (o “Brexit”); venceram eleições nos Estados Unidos, com Donald Trump, e na Itália, numa aliança exótica entre as extremas direita e esquerda; e se tornam uma ameaça crescente à democracia liberal de países como Alemanha e Espanha. Resta saber o que vai acontecer com os novos governos de México (esquerda) e Brasil (direita); espera-se que não descambem para o “iliberalismo” ou atropelo aos princípios democráticos.

“Dois Portugais”

Embora tenha encontrado a solução governativa denominada jocosamente “geringonça” (união do Partido Socialista, de centro esquerda, com a extrema esquerda representada pelo Bloco de Esquerda e Partido Comunista Português), Portugal tem pela frente um grande desafio, qual seja buscar um equilíbrio razoável de desenvolvimento econômico e social entre o litoral e o interior – aquilo que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa denomina os “dois Portugais”. Nesse sentido, chamo a atenção pela entrevista ao JL da professora Helena Freitas, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC) e detentora da Cátedra da Unesco em Biodiversidade, no balanço de um ano dos grandes incêndios de 2017.

Para além da entrevista, fica claro que é necessária – e urgente - uma política de governo que estimule a competitividade de Portugal (por meio do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas – IRC) na atração de empresas, em relação a outros países europeus; a criação de oportunidades de trabalho em regiões “abandonadas” (por meio do incentivo ao investimento de capital para atrair empresas que se instalem e se comprometam a gerar riqueza e empregos no interior); e o estímulo à adoção de novas tecnologias, além é claro de investimentos em infraestreutura, como a recuperação e ampliação do sistema ferroviário.

Aproveito inclusive para contar que a visita à Universidade de Coimbra resultou em outra entrevista, desta vez com o vice-reitor Joaquim Ramos de Carvalho, sobre a bem-sucedida política de atração de estudantes brasileiros, beneficiada evidentemente pelo interesse histórico de brasileiros em estudar naquela tradicional escola. Como parte desta política, a UC decidiu criar, no ano letivo 2018/2019, a cátedra de Jurisprudência Brasileira, com o patrocínio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao mesmo tempo, iniciamos uma parceria com a Assessoria de Imprensa da UC para divulgar novas tecnologias resultantes de pesquisas desenvolvidas na Universidade. A UC é uma das poucas universidades públicas que conheço que tem uma política de comunicação social focada na relação com a mídia (jornal, TV e rádio), por ter consciência de que é preciso prestar contas à sociedade dos recursos públicos investidos.

Ilha de Santa Maria

Para além do continente português, faço agora um voo até a Vila do Porto, o único município da Ilha de Santa Maria, na Região Autônoma dos Açores, de onde emigrou o primeiro Resende Costa para Minas Gerais, no início do século 18. No início de 2017, enviei pelo Correio algumas publicações sobre Resende Costa – entre elas o livro “Os Inconfidentes José de Resende Costa (pai e filho) e o Arraial da Lage” de Rosalvo Pinto - para o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues. Era o início de uma aproximação que resultou em 2018 no acordo de cidades-irmãs entre os dois municípios.

Gostaria de destacar a participação do vereador Paulinho Daher, autor do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Resende Costa, e do professor Guilherme Rezende, aposentado da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), que participou de encontro decisivo, no dia 1º de junho deste ano, com o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e o presidente da Freguesia de Santa Bárbara, historiador, poeta e escritor Daniel Gonçalves. Gostaria de ter participado deste encontro, mas não consegui data de voo compatível com o horário da reunião. Por feliz coincidência, o professor Guilherme estava em visita aos Açores, e ninguem melhor do que ele para explicar os motivos históricos pelos quais Resende Costa – e, quem sabe, futuramente Lagoa Dourada! – desejava estreitar relações com a Ilha de Santa Maria. O acordo proporcionou-me a oportunidade de uma viagem, neste final de ano, a Vila do Porto, que resultou em ampla reportagem sobre um pouco da história, da cultura e da economia da Ilha de Santa Maria.

Agora, temos de trabalhar para que esta parceria produza muitos frutos. Minha expectativa é que um dos primeiros frutos desse acordo seja a criação de um concurso de redação sobre a emigração dos Resendes para Minas Gerais e, a partir de nossa região, a expansão da família pelo Brasil e para Cabo Verde.

Um livro, em breve

Isto me transporta para Resende, no norte de Portugal, afinal foi lá que começou tudo. Aproveito para lembrar que desde 2012 o JL publica reportagens e notícias sobre a história e os acontecimentos de Resende, este município de belas paisagens às margens do Rio Douro. Meu objetivo é reunir todo esse material e, em breve, publicar um livro-reportagem, uma espécie de “viagem” seguindo a rota dos Resendes do norte de Portugal à Ilha de Santa Maria e de lá para Resende Costa, passando por Cabo Verde e de volta ao continente português.

Um tear manual, em exposição no Museu Municipal de Resende, representa um elo importante nesta história. É o mesmo tear manual utlizado na Cooperativa de Artesanato de Santo Espírito e na Associação Salvaterra, na Vila do Porto. É igualmente o mesmo tear manual utilizado na zona urbana de Resente Costa, que transformou resíduos da indústria têxtil de várias regiões do Brasil em matéria-prima e se tornou numa das principais atividades econômicas do município. As sobras de tecidos utilizadas neste tear manual  - seja na zona rural ou na cidade - são transformadas em peças artesanais como colchas (mantas), tapetes, bolsas, individuais (para mesas de refeições) e almofadas.

Já em Famalicão, próximo ao Porto no Vale do Rio Ave, a indústria têxtil – que se reinventou para enfrentar a crise econômica e a concorrência da China - já começa a reciclar as sobras de tecidos (desperdícios) para a produção de coleções de roupas – a chamada economia circular.

Pontes

Na minha estadia em Lisboa, este ano, procurei fazer (ou refazer) pontes entre educação e cultura, religião e saúde, religião e cultura, tecnologia e economia.

Retomei um dos meus temas favoritos - o ensino do português como língua de herança (POLH) - com reportagem inédita sobre festas juninas de famílias brasileiras na Europa. Já o encontro “Teoria do Fazer II – Perspectivas e Experiência do POLH no Mundo”, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, mostrou avanços no ensino em termos de novas iniciativas na Europa, particularmente na Itália, e no Oriente Médio, bem como na construção de novos conhecimentos, inclusão das famílias como elemento essencial e na busca de estratégias linguísticas para a transmissão da língua, como definem os coordenadores do Elo Europeu. Houve ainda o reconhecimento de maior apoio por parte de consulados e embaixadas ao trabalho destas famílias, embora falte o apoio institucional do governo brasileiro, via Itamarati e Ministério da Educação. Por fim, noticiei o surgimento, na República Tcheca, de nova comunidade de imigrantes voltados ao português como língua de herança.

Em duas reportagens, abordei os 130 anos de nascimento de Fernando Pessoa – esta por encomenda do meu editor – e o “3º Festival de Poesia de Lisboa”, que uniu São João del-Rei à capital portuguesa na belíssima capa criada pelo artista plástico Mauro Marques Kersul. Outra ponte entre a região das Vertentes e Lisboa é a entrevista com o violinista e professor Leonardo Feichas, o maior especialista da atualidade na obra do barbacenense Flausino Valles, craque na imitação de sons ambientes mineiros. Como bom mineiro, Leonardo veio chegando, devagarzinho, e começou a me falar de suas pesquisas sobre Flausino, até que me convenceu da importância do seu trabalho.

Três projetos pioneiros. Em 2015, foi a Escola Básica da Ponte em Santo Tirso - que valoriza a responsabilidade, a autonomia, a prática democrática e a solidariedade entre os alunos. Em 2017, foi o Jardim da Infância de Vila do Bispo, Algarve, onde a educadora Lina Nascimento e sua equipe desenvolvem o projeto de educação financeira com crianças de 3 a 6 anos, que assim aprendem a poupar, investir e doar. Este ano, foi a Associação Escola das Emoções, de Leiria, que trabalha a educação emocional com crianças e jovens (3 a 15 anos) – para isso, priorizou as emoções básicas (raiva, medo, alegria e tristeza) com base em critérios científicos.

Nas pontes religião-saúde e religião-cultura, fui conhecer o trabalho das competentes e dedicadas Irmãs Camilianas em Portugal, cujo lar de idosos em Lamego (Centro Social Filhas de São Camilo) completou 25 anos – e já criou uma extensão em Fátima. Também divulguei o lançamento, em Barcelos, do livro “O Caminho sob o silêncio das estrelas”, do peregrino Agostinho Leal – com direito a foto (de minha autoria) da fachada restaurada da Catedral de Santiago, na Praça do Obrador.

Por fim, não poderia deixar de mencionar as duas reportagens sobre os frutos que Portugal está colhendo com a transferência, há três anos, da Irlanda para Lisboa da Web Summit – um dos maiores eventos de tecnologia e empreendendorismo do mundo. Um desses frutos é o Hub Criativo do Beato (HCB), cujas obras estão endamento na ala sul da antiga Manutenção Militar, zona até então esquecida na frente ribeirinha oriental da cidade. Segundo seus idealizadores, deve completar, assim, o chamado “Caminho do Oriente”, que envolve o grande dinamismo do Parque das Nações (31 mil habitantes e 30 mil empregos) e a onda de renovação urbana entre o Terreiro do Paço e Santa Apolônia – pretende-se que se torne um vigoroso polo de econômico, tecnólogico e cultural. Este é o Portugal dinâmico e moderno!

Em tempo:

Não poderia deixar de fazer referência ao impressionante trabalho desenvolvido no município de Sabrosa, região vinhateira do rio Douro, para valorizar seu ilustre filho, o navegador Fernão de Magalhães. Tanto assim que o presidente da Câmara Municipal (equivalente a Prefeitura), José Manuel de Carvalho Marques, foi catapultado à presidência do projeto nacional de comemorações dos 500 anos da primeira volta ao mundo comandada pelo navegador português, evento este a ser realizado no período 2019-2022. O objetivo é “organizar as comemorações dos 500 anos da primeira volta ao mundo, em articulação com as instituições de ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas”, disse ele ao JL.

Também seria imperdoável de minha parte esquecer da visita ao Museu Municipal Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, sua terra natal. O Museu reúne o acervo/espólio da artista luso-brasileira, que se tornou uma espécie de “embaixadora” da nossa arte e do nosso folclore no mundo.

Por fim, uma referência à notícia em primeira mão da venda da Torre da Lagariça, localizada em Resende (norte de Portugal) e imortalizada no livro “A Ilustre Casa de Ramires”, uma das mais conhecidas obras de Eça de Queirós. O livro é uma homenagem do escritor Eça de Queirós à terra natal de Emília de Castro Pamplona, com quem se casaria em 1886, e à sua família, também conhecida como a família dos condes de Resende. Em 2014, o JL publicou ampla reportagem sobre a presença dos Resendes na obra de Eça de Queirós.

A seguir, estão relacionadas todas as reportagens/notícias de 2018:

Escolas inglesas de português como língua de herança realizam primeiro encontro em Londres (23/04) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/escolas-inglesas-de-portugues-como-lingua-de-heranca-realizam-primeiro-encontro-em-londres/2432

Preços de combustíveis e paralisação de caminhoneiros no Brasil e em Portugal (28/05) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/precos-de-combustiveis-e-paralisacao-de-caminhoneiros-no-brasil-e-em-portugal/2457

Resende Costa e Vila do Porto (Ilha de Santa Maria) podem tornar-se cidades-irmãs (04/06) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/resende-costa-e-vila-do-porto-ilha-de-santa-maria-acores-podem-tornar-se-cidades-irmas/2459

Escolhidos os melhores projetos do Resende Empreende que serão futuras empresas (11/06) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/escolhidos-os-melhores-projetos-do-resende-empreende-que-serao-futuras-empresas/2482

Tradicional Universidade de Coimbra encerra ano letivo com 2400 estudantes brasileiros (16/06) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/tradicional-universidade-de-coimbra-encerra-ano-letivo-com-2400-estudantes-brasileiros/2483

Portugal, um ano depois dos grandes incêndios que mataram 115 pessoas (21/06) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/portugal-um-ano-depois-dos-grandes-incendios-que-mataram-115-pessoas/2487

Projeto de recuperação de sabonete à base de água termal de Aregos é premiado em Resende (26/06) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/projeto-de-recuperacao-de-sabonete-a-base-de-agua-termal-de-aregos-e-premiado-em-resende-/2488

Vila do Porto será cidade irmã de Resende Costa, Minas Gerais, Brasil (30/06) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/vila-do-porto-sera-cidade-irma-de-resende-costa-minas-gerais-brasil/2490

Em tempos de populistas, autocratas, democracia iliberal... (03/07) - https://www.jornaldaslajes.com.br/colunas/abrindo-novos-caminhos/em-tempos-de-populistas-autocratas-e34democracia-iliberale34-/1175

Famílias de imigrantes brasileiras realizam festas juninas em vários países da Europa (09/07) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/familias-de-imigrantes-brasileiras-realizam-festas-juninas-em-varios-paises-da-europa-/2492

Portugal comemora os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa (18/07) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/portugal-comemora-os-130-anos-do-nascimento-de-fernando-pessoa/2497

Cápsula mágica vai transformar óleos alimentares usados em agentes de limpeza inovadores (23/07) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/capsula-e34magicae34-vai-transformar-oleos-alimentares-usados-em-agentes-de-limpeza-inovadores-/2510

Artista plástico são-joanense é o autor da capa do livro do “3º Festival de Poesia de Lisboa” (27/07) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/-artista-plastico-sao-joanense-e-o-autor-da-capa-do-livro-do-3-festival-de-poesia-de-lisboa/2512

Na República Tcheca, a mais nova comunidade de imigrantes voltados ao português como língua de herança (10/08) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/na-republica-tcheca-a-mais-nova-comunidade-de-imigrantes-voltados-ao-portugues-como-lingua-de-heranca/2513

Obra de violinista que imita sons ambientes mineiros é mais conhecida fora do Brasil (14/08) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/obra-de-violinista-que-imita-sons-ambientes-mineiros-e-mais-conhecida-fora-do-brasil/2535

Município português colabora em projeto europeu de utilização da tecnologia LED na iluminação pública (23/08) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/municipio-portugues-colabora-em-projeto-europeu-de-utilizacao-da-tecnologia-led-na-iluminacao-publica/2537

Lar de idosos das Irmãs Camilianas completa 25 anos em Portugal, com encontro de cuidadores (29/08) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lar-de-idosos-das-irmas-camilianas-completa-25-anos-em-portugal-com-encontro-de-cuidadores/2538

À venda a Torre da Lagariça da obra do escritor Eça de Queirós, em Resende, Portugal (24/09) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/a-venda-a-torre-da-lagarica-da-obra-do-escritor-eca-de-queiros-em-resende-portugal-/2556

Presença da obra musical de barbacenense Flausino Valle consolida-se no eixo Inglaterra-Portugal (30/09) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/presenca-da-obra-musical-de-barbacenense-flausino-valle-consolida-se-no-eixo-inglaterra-portugal/2558

Terra natal de Carmen Miranda tem planos de ampliar Museu Municipal que leva nome da artista (07/10) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/terra-natal-de-carmen-miranda-tem-planos-de-ampliar-museu-municipal-que-leva-nome-da-artista/2560

Resende costa é cidade-irmã do município de Vila do Porto (Portugal) (17/10) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/resende-costa-e-cidade-irma-do-municipio-de-vila-do-porto-portugal/2566

Sabrosa, na linha de frente das celebrações de 500 anos da 1ª volta ao mundo por Fernão de Magalhães (19/10) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/sabrosa-na-linha-de-frente-das-celebracoes-de-500-anos-da-1-volta-ao-mundo-por-fernao-de-magalhaes/2577

Peregrino português lança livro com suas vivências no Caminho de Santiago de Compostela (27/10) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/peregrino-portugues-lanca-livro-com-suas-vivencias-no-caminho-de-santiago-de-compostela-/2579

Maior evento de tecnologia da Europa acontece em Lisboa pelo terceiro ano seguido (02/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/maior-evento-de-tecnologia-da-europa-acontece-em-lisboa-pelo-terceiro-ano-seguido-/2583

Equipe da Universidade de Coimbra desenvolve molécula natural para substituir o tóxico estireno (07/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/equipe-da-universidade-de-coimbra-desenvolve-molecula-natural-para-substituir-o-toxico-estireno/2584

Empresa portuguesa produz vestuário de marca com resíduos têxteis e agroalimentares (08/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/empresa-portuguesa-produz-vestuario-de-marca-com-residuos-texteis-e-agroalimentares/2586

Em Resende, obras de conservação e restauro em duas igrejas dos séculos 12 e 13 (11/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/em-resende-obras-de-conservacao-e-restauro-em-duas-igrejas-dos-seculos-12-e-13/2597

Português como Língua de Herança: Encontro em Dubai destaca avanços e o apoio de membros do Itamaraty (14/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/portugues-como-lingua-de-heranca-encontro-em-dubai-destaca-avancos-e-o-apoio-de-membros-do-itamaraty-/2598

Lisboa investe em criatividade, inovação e tecnologia, em busca de novos empreendedores (17/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lisboa-investe-em-criatividade-inovacao-e-tecnologia-em-busca-de-novos-empreendedores/2600

Como lidar com raiva, medo, alegria e tristeza? A Escola das Emoções ensina... (21/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/como-lidar-com-raiva-medo-alegria-e-tristeza-a-escola-das-emocoes-ensina-/2602

Lisboa respira empreendedorismo, criatividade, inovação e cultura (27/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lisboa-respira-empreendedorismo-criatividade-inovacao-e-cultura-/2604

Já está no mercado técnica antissísmica para edifícios inventada por consórcio europeu (27/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/ja-esta-no-mercado-tecnica-antissismica-para-edificios-inventada-por-consorcio-europeu-/2605

Novo grupo de alunos de escolas públicas brasileiras visita Portugal (28/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/aconteceu/novo-grupo-de-alunos-de-escolas-publicas-brasileiras-visita-portugal/291

Dos serviços aeronáuticos ao artesanato: esta é a Ilha de Santa Maria nos Açores portugueses (30/11) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/dos-servicos-aeronauticos-ao-artesanato-esta-e-a-ilha-de-santa-maria-nos-acores-portugueses/2607

As contradições do mármore português (07/12) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/as-contradicoes-do-marmore-portugues/2609

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário