Voltar a todos os posts

Chegou o menino “Jornal das Lajes” de Resende Costa

17 de Abril de 2018, por Rosalvo Pinto

Num dia feliz de Abril de 2003, de repente, desceu a esperada cegonha na cidade.  Dia de alvoroço, pois outras antigas cegonhas tentaram em vão e não conseguiram baixar sobre a cidade. O menino Jornal já chegou e, já muito “metido”, veio já esbanjando inglês, com as primeiras palavras da primeira página: “Home Page”!

Os resende-costenses André M. de Oliveira, Cássio Jônatas, Pe. Claudir P. Trindade, Denilson M. Daher, Ednanda D. Coelho, Márcia A. Resende, Paulo E. de Andrade, Rômulo E. de Sousa, Sérgio Ricardo, Tatiane S. de Resende e Wanessa de Paula esperavam com ansiedade a chegada da cegonha: são os pioneiros do jornal. E o bebê chegou, “com muito suor”, mas robusto. O Editorial se abre com “O Despertar do Jornal”.

E começou “Soltando o Verbo”, sob a batuta do Denilson: “As dificuldades e as barreiras não foram poucas: construir um jornal para circular em toda a cidade é uma tarefa árdua, que exige de nossa parte uma dose enorme de compromisso com a sociedade resende-costense”.

Os temas da 2ª. folha trazem três textos. O primeiro, o “Jogo Aberto”, traz a figura do Prefeito Municipal, Sr. Gilberto Pinto (2ª. mandato), estreando a entrevista jornalística. Bem colocada, pois trata-se da autoridade maior do município. Entre suas respostas, vale ressaltar, entre outros: “Um jornal é muito importante para Resende Costa, mas é bastante preocupante, porque o jornal não pode ser político.” No “Vivenciando o Passado” o tema, inspirado, acena que a história do jornal é fundamental para a cidade. As escritoras ensinam que “História: conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro”. (Márcia A. Resende & Ednanda D. Coelho). Neste 3º tema, o Padre Claudir P. Trindade, pároco, apresenta o lema: “Vida, dignidade e esperança” (Campanha da Fraternidade 2003). Quem sabe “o menino Jornal das Lajes “seja o prenúncio de uma Resende Costa feliz...                                                                 

A página três mostra os tópicos da “Cultura” (religiosa, por André Eustáquio M. Oliveira), a “Arte e Artesanato” (Cláudio Reis/Manoel Feliciano) e a “Havana” (Educação, na escola Estadual Assis Resende) “Atualização, Paulo Eduardo de Andrade e a “Atualizando-se” (Problemas referentes à administração Municipal).

Na 4ª. página, o “Giro Esportivo”, mostrando os problemas do Estádio dos Eucaliptos (Denilson Daher), as “Piadas do Zezinho” e, finalmente, o “Para Curtir”, eventos programados na cidade.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

Publicidades/propagandas

Doze resende-costenses, de início, reconhecendo a necessidade de um instrumento social (que permanece ainda firme em todo o globo...), se dispuseram a colaborar para sustentar a viabilidade da ideia de sua criação. Vejam abaixo os 12 primeiros patrocinadores: Contabilidade SDS Ltda. – Supermercado Resende Costa – Farmácia Nossa Senhora da Penha – Supermercado Bom Preço – Jolu Armarinho -  Loja Estylo – D’ Corações Artesanato – Supermercado Sobrado – Pé & Companhia – Casa da    Terra – Supermercado, Mercadinho e Açougue – Drogaria São Geraldo. 

À primeira edição, incrível, seguiu-se a segunda: de quatro páginas passou-se para oito e as 12 publicidades, passaram para 24. E assim continuou o crescimento do nosso Jornal.

Ao se ler a primeira edição, vê-se que os fundadores do jornal de imediato se dão conta dos pontos fundamentais para levar adiante esta empreitada.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário