Voltar a todos os posts

Agora é Advento

18 de Dezembro de 2019, por João Bosco Teixeira

Agora é “Advento”, espera, expectativa para quem alguma coisa espera, para quem quer enxergar além do que a vista alcança. É celebração eminentemente religiosa, católica. Pode haver nela, entretanto, uma contemplação que ultrapasse os limites da religiosidade.

Cíclica é a natureza, em movimento ascendente. Igualmente cíclica é a ciência. Cíclica é a história. E, se formos falar dos humanos, cíclica, muito cíclica é a vida biológica, a vida psíquica. Com o avançar dos anos, em nós tudo vai se transformando, biologicamente. Na velhice, psicologicamente voltamos a ser crianças, que de nada têm medo, que ignoram os riscos do viver, que não dão importância a tanta coisa considerada já desnecessária. A velhice nos põe mesmo diante de um mundo infantil: tudo ignora, de um lado, porque tudo passa, de outro. A nada se dá tanta importância. Com a velhice vamos ficando nus, novamente. Noutro estado. Noutra dimensão. Em evolução.

Cíclica também deveria ser a vida espiritual, sempre crescente. Por que não? Não podem os anos passar, a vida evoluir em todos os aspectos e mantermo-nos infantis diante do enigma da vida, diante da certeza da morte que nos coloca numa colossal incerteza. É preciso acreditar que o cíclico da vida exige uma vida espiritual também cíclica. Caso contrário, uma enorme fraqueza: corpo adulto com espírito infantil, pobre, desajustado, doentio. Incompreensível.

A festa que se aproxima, cujo Advento nos leva a contemplá-la como um fenômeno cíclico, enriquecedor, em evolução, nos surge como um convite permanente ao crescimento. O centro da festa é o irmão Jesus, que não vai nascer, que não vai voltar, e a quem convém contemplar em sua vida plena. E vale relembrar: contempla quem sabe que não vê, mas sente. Contempla quem não tem certeza, mas experimenta. É a transcendência a que se pode aspirar, mesmo enraizados numa vida corpórea, já de imenso valor, pois é ela que nos permite esperar, que é capaz de gerar em nós a certeza de um dia que vem vindo.

Criar expectativa não é viver ilusão. É aguardar o possível encontro. Que ele nos aconteça, encontrando-nos, ciclicamente, mais avançados mais perto, mais com Ele, adulto, vivo entre nós.

Bom Advento! Rica expectativa! Feliz encontro em crescente cíclica harmonia!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário