Dicas de saúde - Pública

E aconteceu a Conferência de Saúde

13 de Dezembro de 2011, por Luiz Antônio Pinto 2

Grupo de discussão durante a Conferência de Saúde

No dia 26 de novembro passado, realizamos a   XI Conferência de Saúde de Resende Costa. Perdeu, quem não foi. Cerca de 150 pessoas participaram, durante o chuvoso  sábado, o dia todo, das discussões sobre a saúde do país e de Resende Costa. Presentes, representantes, eleitos ou não, de todas as comunidades rurais e da zona urbana de Resende Costa.
 
A discussão se estendeu por todo o dia, com direito a momento de relaxamento físico, orientado pela fisioterapeuta Manaíra e  regado a café, lanches e almoço de primeira qualidade. Tudo no espaço  C&M, da Márcia e Carlos, a quem agradecemos, em nome da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura  de Resende Costa.
 
Em primeira mão, agradecemos a todos os que participaram, deixando suas famílias, para discutirmos, juntos, o futuro da nossa saúde.
 
Na parte da manhã, tivemos as palestras. O professor Geraldo Guedes (Faculdade de Medicina da UFMG/Internato Rural) discorreu sobre  seguridade social e controle social, pelos Conselhos Municipais de Saúde. A palestra mostrou a todos a importância da saúde pública e como o povo tem o poder de controlar as questões referentes a ela, no âmbito do  SUS.
 
Em seguida, a palestra de Conceição Resende, Secretária Municipal de Saúde de Betim, foi sobre a gestão  e os pactos do   SUS - pacto pela vida, de gestão e em defesa do  SUS. Falou, com a experiência de quem gerencia cerca de 60 equipes de  PSF, na cidade de Betim e de quem participou da elaboração do programa de saúde da campanha da presidenta Dilma. Com certeza, uma das mais experientes mulheres, na saúde pública do país, nos últimos tempos.
 
Na terceira palestra, falei eu, sobre a nossa proposta para a nova equipe do PSF - a segunda - em implantação na nossa cidade. Procurei mostrar como o PSF - Programa de Saúde da Família - pode, verdadeiramente, transformar a saúde de nosso povo. A prevenção das doenças e a promoção da saúde começam e passam, necessariamente pela  PSF-Estratégia de Saúde da Família.
 
Na ultima palestra, já perto do horário do almoço, estreou a Myriam - Secretária Municipal de Saúde - sobre o tema “Acolhimento” - como o  SUS deve receber e tratar as pessoas do nosso povo. Como acolher bem, é claro, bem ao estilo da Myriam, nossa secretária.
 
Após o almoço, formamos grupos, nos quais os temas da Conferência foram discutidos e várias reivindicações foram feitas. Seguiu-se a plenária final, com leitura e aprovação dos relatórios e eleição dos novos conselheiros municipais de saúde. Eleitos,  os 24 membros efetivos e 24 suplentes foram apresentados à plenária da conferência e aclamados como os novos verdadeiros gestores da saúde em nossa cidade.
 
Agradecemos a todos os funcionários da Secretaria pelo empenho na realização desta conferência.
Parabéns a Resende Costa, por esta bela conferência. Parabéns ao nosso povo. Aos poucos estamos construindo nosso verdadeiro e legitimo SUS. Parabéns, Myriam! Seu trabalho não será em vão.
 
Em tempo -na data em que escrevo este texto, recebo a confirmação de que a Caixa Econômica Federal  (CEF) recebeu o repasse da "verba" para a construção da nossa Policlínica da Saúde. Nos próximos dias, será feita a licitação da obra, que será inaugurada no próximo ano.

Os doentes do SUS e os outros

11 de Novembro de 2011, por Luiz Antônio Pinto 0

Nos últimos dias, circularam pelas redes sociais manifestações diversas acerca da doença que acomete o ex-presidente Lula e seu tratamento. Aqui mesmo, em Resende Costa, manifestações foram vistas no facebook , acerca do assunto. É natural que isto aconteça, na medida em que o fato ocorre com pessoa de grande importância para a história recente do nosso país. Mas é preciso separar o joio do trigo.

Sabemos ser o câncer de laringe uma doença grave, que pode acometer qualquer um de nós e, principalmente, os fumantes e aqueles que têm casos semelhantes na família (traço genético). Sabemos também que a possibilidade de sua cura está diretamente ligada à rapidez do diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Assim fez o presidente Lula: com poucas semanas de sintomas, procurou o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, onde foi prontamente feito o diagnóstico e iniciado rapidamente seu tratamento.

Assim, manifestações pipocaram nas redes sociais. Ocorreram principalmente manifestações de solidariedade, inclusive de adversários políticos. Mas também tivemos manifestações, inclusive de pessoas de Resende Costa, do tipo:  "O Lula deveria procurar o  SUS  e ali fazer seu tratamento", talvez como "castigo", ou ainda "para provar da dificuldade que os brasileiros enfrentam no  SUS"  e assim por diante.

Prontamente o Ministério da Saúde e a direção do Hospital Sírio-Libanês vieram a público esclarecer que aquele hospital e os profissionais que nele trabalham atendem a quaisquer pacientes, inclusive aos do  SUS.

Aqui, cabe a reflexão: por que o presidente Lula não poderia se tratar em um hospital que presta um serviço de alta qualidade como o Sírio-Libanês? Por que não falaram o mesmo quando o ex-presidente Itamar Franco ou a presidente Dilma também tiveram que se tratar de câncer? Talvez por que ambos teriam diploma de curso superior? Não. Quem assim se manifestou demonstra estar imbuído de um  nítido preconceito de classe: “um absurdo, um operário ir se tratar em um serviço de ricos”, “pobre tem mais é que morrer”. Talvez assim pensem essas pessoas.

Ora, não importa onde aconteça o tratamento. Cabe a nós, seres humanos, quaisquer que sejamos, sermos sempre solidários com os pacientes: ricos ou pobres, negros ou brancos, altos ou baixos, magros ou obesos.

Quanto ao SUS, lutamos todos os dias para que alcance a excelência em seus serviços. Já é um grande sistema de saúde pública, como poucos no mundo. Temos notícias de que índios e pobres de nossos vizinhos Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia atravessam as fronteiras com documentos falsos e, correndo risco de serem presos, vêm em busca de atendimento no nosso sistema de saúde pública. Desejamos que, no futuro, ninguém precise pagar por plano de saúde particular. Desejamos que, no futuro, qualquer autoridade, qualquer um do povo, qualquer operário ou trabalhador rural tenha acesso ao melhor daquilo que a ciência médica possa nos oferecer, de preferência, no  SUS!

Presidente Lula, tenho certeza de que a maioria dos brasileiros e dos resende-costenses lhe desejam o pronto restabelecimento de sua saúde, onde quer que você esteja se tratando. Quanto àqueles que pensam diferente, o  SUS também os acolherá bem, tenho certeza.

A propósito, no dia 26 de novembro, será realizada a nossa XI Conferência Municipal de Saúde - nosso momento de reflexão sobre o SUS. Um bom momento para conversarmos sobre a saúde do nosso povo, inclusive sobre o tema deste texto.

Urgência/emergência - SUS Resende Costa

11 de Outubro de 2011, por Luiz Antônio Pinto 0

Vem aí o protocolo de Manchester!
 
Em implantação no país e no estado, estará chegando para nós, ainda este ano, o sistema de triagens de atendimentos chamado Protocolo de Manchester. A iniciativa, pelo país afora - e agora para nós - tem como objetivo racionalizar e melhorar o atendimento nos serviços de urgência. Perto de nós, está em processo de implantação na recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de São João del-Rei.

É comum vermos em nossos serviços de urgência diversos tipos de atendimentos: desde aqueles que significam risco de vida para os pacientes (infartos, traumas etc.) até aqueles de resfriados simples, alergias, manchas, dores crônicas etc. Aí entra o Protocolo de Manchester: após treinamento do pessoal de acolhimento - médicos/enfermagem - os pacientes são classificados em cores: azul, amarelo, laranja, verde e vermelho, recebem cartões ou pulseiras nestas cores e o tempo de atendimento é determinado através deste protocolo, que vai variar de imediato, até algumas horas ou os mesmos serão enviados para atendimento em ambulatórios. Imagine você, leitor, com uma fratura grave, com muita dor e várias pessoas com gripes simples, sem maior repercussão no corpo,  sendo atendidas na sua frente ou mesmo tumultuando o serviço de urgência. Os usuários poderão estranhar no início, mas a triagem/acolhimento através do Protocolo de Manchester só virá beneficiar aqueles que realmente são urgências, ou riscos de vida. Pequenos atendimentos, de doenças mais simples, serão atendidos em ambulatórios regulares. Isto é o certo!
 

Em breve teremos o SAMU em Resende Costa e região!
 
Também está prevista para novembro próximo a implantação do  Serviço de Assistência Móvel de Urgências (SAMU). Após concurso e treinamento de todo o pessoal, aquisição de ambulâncias, construção da sede regional em Barbacena, o SAMU finalmente iniciará seus trabalhos ainda neste ano. Resende Costa terá uma ambulância em sua sede. As equipes, formadas por médicos, técnicos socorristas e motoristas, orientados pela central, atenderão aos municípios da região, para os casos de urgência e emergência, com risco de vida, sempre que a remoção for necessária, para os diversos locais de atendimento, de acordo com o grau de complexidade de cada caso. Atualmente já vemos, pela televisão, as equipes do  SAMU funcionando todos os dias, principalmente nos grandes centros. Em nossa região serão cerca de 50 cidades atendidas pelo projeto, iniciativa do governo federal e em parceria com estado e municípios.

Com certeza será um grande serviço para nós e nossa região!
 

Novembro é mês de Conferência Municipal de Saúde!
 
Acontecerá, em 26 de novembro, a 11ª. Conferência Municipal de Saúde de Resende Costa. Será mais um momento de reflexão do SUS, em seus diversos aspectos, avaliação do nosso  SUS  municipal e proposições novas para os próximos dois anos. Ao final da conferência, será eleito o novo Conselho Municipal de Saúde - órgão máximo e deliberativo do  SUS.

As pré-conferências preparatórias serão realizadas a partir de outubro, em todo o município. Para a zona urbana, a pré-conferência está marcada para o dia 5 de novembro, às 17h00, na Biblioteca Municipal, para a qual estão convidados todos os segmentos de nossa sociedade civil organizada.

A participação do maior número possível de pessoas é essencial par o bom resultado da conferencia municipal e para o futuro do  SUS.

Na próxima edição, o Jornal das Lajes publicará o convite com toda a programação desse importante evento.

O  SUS é do povo, pelo povo e para o povo. Vamos defendê-lo sempre!

O SUS que não vemos

13 de Setembro de 2011, por Luiz Antônio Pinto 0

O SUS - Sistema Único de Saúde - já existe há vinte e poucos anos e boa parte do povo não o conhece. Nosso sistema público de saúde tem uma proposta avançada, em termos de mundo - democratizar o acesso à saúde, em todos os seus aspectos. E isso tem avançado, com dificuldades e conquistas.  O maior problema é o "din-din": nossos governantes (nação/estados/municípios) ainda gastam pouco com a saúde do brasileiro.
Nossa Constituição Federal diz: "A saúde é um direito de todos e dever do estado". Mas a coisa não é simples assim. Voltemos ao tema principal. O  SUS nos atinge todos os dias - a qualidade dos alimentos, dos medicamentos, as vacinas que todos tomamos, as consultas, as internações, todos os tipos de exames, as ambulâncias, os plantões e muito mais. Isso, em todo o Brasil!

Críticas, vemos toda hora: a grande imprensa (Globo, SBT etc.) gosta de falar mal do  SUS, muitos políticos e muitas pessoas simples do povo também. É certo que temos muitos problemas, principalmente pelo pouco recurso financeiro, como mencionado acima (vocês sabiam que pela nossa consulta de clínico geral, o  SUS  paga 2,04 reais e ainda partimos ao meio, com o hospital? Assim, recebemos, 1,02 real por consulta... sabiam?)

Mas é preciso valorizar o "monte de benefícios" que o  SUS  traz para toda a população brasileira, inclusive, de Resende Costa.

Nosso  PSF, que atende 37% da população urbana - e está chegando a segunda equipe, já concursada pela prefeitura e que deverá funcionar ainda este ano - nosso Centro de Saúde, com suas consultas, medicamentos, vacinas, curativos, exames, saúde mental, entre outras coisas; nossos Postos de Saúde na zona rural, nossa Vigilância em Saúde  (epidemiológica, ambiental, sanitária etc.); nossos transportes de pacientes; o  CISVER - Consórcio de Saúde - do qual já falamos em outro artigo; nosso hospital, magnífico para nós e região; nossos muitos funcionários do  SUS  que trabalham com salários ainda não muito adequados; as muitas cirurgias realizadas aqui e em outros municípios... É difícil enumerar  tudo que o  SUS  nos proporciona.

É por tudo isso que devemos defender o  SUS, de "unhas e dentes". Temos certeza de que, com a participação de todos, muita coisa vai seguir melhorando. É preciso aprender a enxergar  o SUS QUE NÃO VEMOS ou   que  NÃO QUEREMOS VER...

Ah, falando nisso, em outubro a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde estarão realizando as pré-conferencias de saúde no município e em 26 de novembro, será nossa Conferencia Municipal de Saúde.
Que tal começarmos a ver o  SUS dessa maneira?

“As 7 pragas do Egito”: saúde pública

10 de Abril de 2011, por Luiz Antônio Pinto 0

Comecemos pela seguinte situação: um casal, ao chegar à lua-de-mel, trava o seguinte dialogo: “meu bem, agora que vamos viver juntos por  muitos anos, preciso te confessar
uma coisa”. “Já sei”, disse ele, “você engoliu minha meia...” Ela tinha mau hálito e ele tinha chulé...

Bem, conhecidas popularmente como as “7 pragas do Egito”, a  caspa,  o CC, a  sarna, o  chulé,  a  frieira, a unha encravada e o mau hálito ainda coexistem conosco no mundo moderno. Na verdade, são nomes populares para as diversas doenças, simples ou não, que atrapalham a vida de muitos de nós. Algumas têm nomes importantes - a sarna é a  “escabiose”, o mau hálito é a  “halitose”, as frieiras são  “micoses” etc.

Trata-se, isto sim, de problemas de saúde pública que frequentemente chegam aos consultórios e  cada um deles tem uma abordagem própria. Algumas dependem apenas
de cuidados higiênicos adequados, porém outras são doenças que demandam, além desses cuidados, tratamentos medicamentosos específicos.

caspa é doença descamativa e pruriginosa (que coça) do couro cabeludo e tem como causa, fungos, stress, ansiedade. Pode ser  tratada com higienização adequada dos cabelos e uso de xampus próprios.

O CC, odor forte e desagradável das axilas, pode ser tratado com cuidados higiênicos adequados, além de desodorantes e produtos próprios para isso.

A sarna, doença causada por um “bichinho microscópico” de nome Sarcoptes Scabiei, parasita a pele, causando ferimentos e muito prurido (coceira). Essa, principalmente, necessita de uma boa higiene nas roupas, lençóis e no corpo (banhos). Também deve ser tratada com produtos médicos específicos, mas sua prevenção deve ser feita sempre com bons cuidados higiênicos.

O chulé, outra entidade-odor forte emanada dos pés, pode muito bem ser cuidado com boa lavação dos pés, secamento adequado entre os dedos e uso de calçados leves, finos, ventilados e em boas condições.

Frieirassão micoses – fungos – entre os dedos das mãos e dos pés. Devem ser prevenidas com higienização e tratadas com produtos médicos específicos (fungicidas).

Unha encravada– doença causada pelo corte inadequado das unhas dos pés, além de sapatos apertados e desconfortáveis. Como se vê, tem prevenção.

A halitose, conhecida como mau hálito, pode vir de problemas digestivos, mas vem principalmente de cuidados não adequados de escovação e higienização da cavidade oral (boca). Sinusites deverão ser tratadas também.

Como se vê, as tais “pragas do Egito” (parece que tal história tem origem na Bíblia, na saída dos hebreus do cativeiro do Egito, sob o comando de Moisés  – me desculpem os egípcios pela brincadeira), todas têm prevenção e tratamento. Basta procurar o caminho certo, em serviços de saúde apropriados.

Há também piolhos, chatos, outros odores do corpo, outras micoses de pele, enfim, muitas doenças segregadoras de pessoas e que são preveníveis facilmente.

Ah, não nos esqueçamos da “dengue”, esta sim, uma doença grave e que depende principalmente de nós, para evitar suas consequências.