Voltar a todos os posts

E aconteceu a Conferência de Saúde

13 de Dezembro de 2011, por Luiz Antônio Pinto

Grupo de discussão durante a Conferência de Saúde

No dia 26 de novembro passado, realizamos a   XI Conferência de Saúde de Resende Costa. Perdeu, quem não foi. Cerca de 150 pessoas participaram, durante o chuvoso  sábado, o dia todo, das discussões sobre a saúde do país e de Resende Costa. Presentes, representantes, eleitos ou não, de todas as comunidades rurais e da zona urbana de Resende Costa.
 
A discussão se estendeu por todo o dia, com direito a momento de relaxamento físico, orientado pela fisioterapeuta Manaíra e  regado a café, lanches e almoço de primeira qualidade. Tudo no espaço  C&M, da Márcia e Carlos, a quem agradecemos, em nome da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura  de Resende Costa.
 
Em primeira mão, agradecemos a todos os que participaram, deixando suas famílias, para discutirmos, juntos, o futuro da nossa saúde.
 
Na parte da manhã, tivemos as palestras. O professor Geraldo Guedes (Faculdade de Medicina da UFMG/Internato Rural) discorreu sobre  seguridade social e controle social, pelos Conselhos Municipais de Saúde. A palestra mostrou a todos a importância da saúde pública e como o povo tem o poder de controlar as questões referentes a ela, no âmbito do  SUS.
 
Em seguida, a palestra de Conceição Resende, Secretária Municipal de Saúde de Betim, foi sobre a gestão  e os pactos do   SUS - pacto pela vida, de gestão e em defesa do  SUS. Falou, com a experiência de quem gerencia cerca de 60 equipes de  PSF, na cidade de Betim e de quem participou da elaboração do programa de saúde da campanha da presidenta Dilma. Com certeza, uma das mais experientes mulheres, na saúde pública do país, nos últimos tempos.
 
Na terceira palestra, falei eu, sobre a nossa proposta para a nova equipe do PSF - a segunda - em implantação na nossa cidade. Procurei mostrar como o PSF - Programa de Saúde da Família - pode, verdadeiramente, transformar a saúde de nosso povo. A prevenção das doenças e a promoção da saúde começam e passam, necessariamente pela  PSF-Estratégia de Saúde da Família.
 
Na ultima palestra, já perto do horário do almoço, estreou a Myriam - Secretária Municipal de Saúde - sobre o tema “Acolhimento” - como o  SUS deve receber e tratar as pessoas do nosso povo. Como acolher bem, é claro, bem ao estilo da Myriam, nossa secretária.
 
Após o almoço, formamos grupos, nos quais os temas da Conferência foram discutidos e várias reivindicações foram feitas. Seguiu-se a plenária final, com leitura e aprovação dos relatórios e eleição dos novos conselheiros municipais de saúde. Eleitos,  os 24 membros efetivos e 24 suplentes foram apresentados à plenária da conferência e aclamados como os novos verdadeiros gestores da saúde em nossa cidade.
 
Agradecemos a todos os funcionários da Secretaria pelo empenho na realização desta conferência.
Parabéns a Resende Costa, por esta bela conferência. Parabéns ao nosso povo. Aos poucos estamos construindo nosso verdadeiro e legitimo SUS. Parabéns, Myriam! Seu trabalho não será em vão.
 
Em tempo -na data em que escrevo este texto, recebo a confirmação de que a Caixa Econômica Federal  (CEF) recebeu o repasse da "verba" para a construção da nossa Policlínica da Saúde. Nos próximos dias, será feita a licitação da obra, que será inaugurada no próximo ano.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário