Voltar a todos os posts

“As 7 pragas do Egito”: saúde pública

10 de Abril de 2011, por Luiz Antônio Pinto

Comecemos pela seguinte situação: um casal, ao chegar à lua-de-mel, trava o seguinte dialogo: “meu bem, agora que vamos viver juntos por  muitos anos, preciso te confessar
uma coisa”. “Já sei”, disse ele, “você engoliu minha meia...” Ela tinha mau hálito e ele tinha chulé...

Bem, conhecidas popularmente como as “7 pragas do Egito”, a  caspa,  o CC, a  sarna, o  chulé,  a  frieira, a unha encravada e o mau hálito ainda coexistem conosco no mundo moderno. Na verdade, são nomes populares para as diversas doenças, simples ou não, que atrapalham a vida de muitos de nós. Algumas têm nomes importantes - a sarna é a  “escabiose”, o mau hálito é a  “halitose”, as frieiras são  “micoses” etc.

Trata-se, isto sim, de problemas de saúde pública que frequentemente chegam aos consultórios e  cada um deles tem uma abordagem própria. Algumas dependem apenas
de cuidados higiênicos adequados, porém outras são doenças que demandam, além desses cuidados, tratamentos medicamentosos específicos.

caspa é doença descamativa e pruriginosa (que coça) do couro cabeludo e tem como causa, fungos, stress, ansiedade. Pode ser  tratada com higienização adequada dos cabelos e uso de xampus próprios.

O CC, odor forte e desagradável das axilas, pode ser tratado com cuidados higiênicos adequados, além de desodorantes e produtos próprios para isso.

A sarna, doença causada por um “bichinho microscópico” de nome Sarcoptes Scabiei, parasita a pele, causando ferimentos e muito prurido (coceira). Essa, principalmente, necessita de uma boa higiene nas roupas, lençóis e no corpo (banhos). Também deve ser tratada com produtos médicos específicos, mas sua prevenção deve ser feita sempre com bons cuidados higiênicos.

O chulé, outra entidade-odor forte emanada dos pés, pode muito bem ser cuidado com boa lavação dos pés, secamento adequado entre os dedos e uso de calçados leves, finos, ventilados e em boas condições.

Frieirassão micoses – fungos – entre os dedos das mãos e dos pés. Devem ser prevenidas com higienização e tratadas com produtos médicos específicos (fungicidas).

Unha encravada– doença causada pelo corte inadequado das unhas dos pés, além de sapatos apertados e desconfortáveis. Como se vê, tem prevenção.

A halitose, conhecida como mau hálito, pode vir de problemas digestivos, mas vem principalmente de cuidados não adequados de escovação e higienização da cavidade oral (boca). Sinusites deverão ser tratadas também.

Como se vê, as tais “pragas do Egito” (parece que tal história tem origem na Bíblia, na saída dos hebreus do cativeiro do Egito, sob o comando de Moisés  – me desculpem os egípcios pela brincadeira), todas têm prevenção e tratamento. Basta procurar o caminho certo, em serviços de saúde apropriados.

Há também piolhos, chatos, outros odores do corpo, outras micoses de pele, enfim, muitas doenças segregadoras de pessoas e que são preveníveis facilmente.

Ah, não nos esqueçamos da “dengue”, esta sim, uma doença grave e que depende principalmente de nós, para evitar suas consequências.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário