Voltar a todos os posts

O SUS que não vemos

13 de Setembro de 2011, por Luiz Antônio Pinto

O SUS - Sistema Único de Saúde - já existe há vinte e poucos anos e boa parte do povo não o conhece. Nosso sistema público de saúde tem uma proposta avançada, em termos de mundo - democratizar o acesso à saúde, em todos os seus aspectos. E isso tem avançado, com dificuldades e conquistas.  O maior problema é o "din-din": nossos governantes (nação/estados/municípios) ainda gastam pouco com a saúde do brasileiro.
Nossa Constituição Federal diz: "A saúde é um direito de todos e dever do estado". Mas a coisa não é simples assim. Voltemos ao tema principal. O  SUS nos atinge todos os dias - a qualidade dos alimentos, dos medicamentos, as vacinas que todos tomamos, as consultas, as internações, todos os tipos de exames, as ambulâncias, os plantões e muito mais. Isso, em todo o Brasil!

Críticas, vemos toda hora: a grande imprensa (Globo, SBT etc.) gosta de falar mal do  SUS, muitos políticos e muitas pessoas simples do povo também. É certo que temos muitos problemas, principalmente pelo pouco recurso financeiro, como mencionado acima (vocês sabiam que pela nossa consulta de clínico geral, o  SUS  paga 2,04 reais e ainda partimos ao meio, com o hospital? Assim, recebemos, 1,02 real por consulta... sabiam?)

Mas é preciso valorizar o "monte de benefícios" que o  SUS  traz para toda a população brasileira, inclusive, de Resende Costa.

Nosso  PSF, que atende 37% da população urbana - e está chegando a segunda equipe, já concursada pela prefeitura e que deverá funcionar ainda este ano - nosso Centro de Saúde, com suas consultas, medicamentos, vacinas, curativos, exames, saúde mental, entre outras coisas; nossos Postos de Saúde na zona rural, nossa Vigilância em Saúde  (epidemiológica, ambiental, sanitária etc.); nossos transportes de pacientes; o  CISVER - Consórcio de Saúde - do qual já falamos em outro artigo; nosso hospital, magnífico para nós e região; nossos muitos funcionários do  SUS  que trabalham com salários ainda não muito adequados; as muitas cirurgias realizadas aqui e em outros municípios... É difícil enumerar  tudo que o  SUS  nos proporciona.

É por tudo isso que devemos defender o  SUS, de "unhas e dentes". Temos certeza de que, com a participação de todos, muita coisa vai seguir melhorando. É preciso aprender a enxergar  o SUS QUE NÃO VEMOS ou   que  NÃO QUEREMOS VER...

Ah, falando nisso, em outubro a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde estarão realizando as pré-conferencias de saúde no município e em 26 de novembro, será nossa Conferencia Municipal de Saúde.
Que tal começarmos a ver o  SUS dessa maneira?

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário