Voltar a todos os posts

Urgência/emergência - SUS Resende Costa

11 de Outubro de 2011, por Luiz Antônio Pinto

Vem aí o protocolo de Manchester!
 
Em implantação no país e no estado, estará chegando para nós, ainda este ano, o sistema de triagens de atendimentos chamado Protocolo de Manchester. A iniciativa, pelo país afora - e agora para nós - tem como objetivo racionalizar e melhorar o atendimento nos serviços de urgência. Perto de nós, está em processo de implantação na recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de São João del-Rei.

É comum vermos em nossos serviços de urgência diversos tipos de atendimentos: desde aqueles que significam risco de vida para os pacientes (infartos, traumas etc.) até aqueles de resfriados simples, alergias, manchas, dores crônicas etc. Aí entra o Protocolo de Manchester: após treinamento do pessoal de acolhimento - médicos/enfermagem - os pacientes são classificados em cores: azul, amarelo, laranja, verde e vermelho, recebem cartões ou pulseiras nestas cores e o tempo de atendimento é determinado através deste protocolo, que vai variar de imediato, até algumas horas ou os mesmos serão enviados para atendimento em ambulatórios. Imagine você, leitor, com uma fratura grave, com muita dor e várias pessoas com gripes simples, sem maior repercussão no corpo,  sendo atendidas na sua frente ou mesmo tumultuando o serviço de urgência. Os usuários poderão estranhar no início, mas a triagem/acolhimento através do Protocolo de Manchester só virá beneficiar aqueles que realmente são urgências, ou riscos de vida. Pequenos atendimentos, de doenças mais simples, serão atendidos em ambulatórios regulares. Isto é o certo!
 

Em breve teremos o SAMU em Resende Costa e região!
 
Também está prevista para novembro próximo a implantação do  Serviço de Assistência Móvel de Urgências (SAMU). Após concurso e treinamento de todo o pessoal, aquisição de ambulâncias, construção da sede regional em Barbacena, o SAMU finalmente iniciará seus trabalhos ainda neste ano. Resende Costa terá uma ambulância em sua sede. As equipes, formadas por médicos, técnicos socorristas e motoristas, orientados pela central, atenderão aos municípios da região, para os casos de urgência e emergência, com risco de vida, sempre que a remoção for necessária, para os diversos locais de atendimento, de acordo com o grau de complexidade de cada caso. Atualmente já vemos, pela televisão, as equipes do  SAMU funcionando todos os dias, principalmente nos grandes centros. Em nossa região serão cerca de 50 cidades atendidas pelo projeto, iniciativa do governo federal e em parceria com estado e municípios.

Com certeza será um grande serviço para nós e nossa região!
 

Novembro é mês de Conferência Municipal de Saúde!
 
Acontecerá, em 26 de novembro, a 11ª. Conferência Municipal de Saúde de Resende Costa. Será mais um momento de reflexão do SUS, em seus diversos aspectos, avaliação do nosso  SUS  municipal e proposições novas para os próximos dois anos. Ao final da conferência, será eleito o novo Conselho Municipal de Saúde - órgão máximo e deliberativo do  SUS.

As pré-conferências preparatórias serão realizadas a partir de outubro, em todo o município. Para a zona urbana, a pré-conferência está marcada para o dia 5 de novembro, às 17h00, na Biblioteca Municipal, para a qual estão convidados todos os segmentos de nossa sociedade civil organizada.

A participação do maior número possível de pessoas é essencial par o bom resultado da conferencia municipal e para o futuro do  SUS.

Na próxima edição, o Jornal das Lajes publicará o convite com toda a programação desse importante evento.

O  SUS é do povo, pelo povo e para o povo. Vamos defendê-lo sempre!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário