Voltar a todos os posts

Paralisação do futebol devido à pandemia

12 de Abril de 2020, por Samira Silva

Estamos vivendo sob a ameaça do novo coronavírus, denominado Covid-19, que está causando enormes consequências também ao futebol. Com os números de contágio subindo cada vez mais rápido no mundo, todos os jogos de futebol tiveram que parar imediatamente sem data para retorno dos campeonatos, causando enormes consequências aos clubes e federações.

Em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta Dello Sport”, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que este poderia ser o momento para uma reforma global na modalidade devido à pandemia do novo coronavírus: “Precisamos estudar o impacto global dessa crise. Agora é difícil, não sabemos quando voltaremos à normalidade. Mas vamos olhar as oportunidades. Talvez possamos reformar o futebol mundial dando um passo atrás, com diferentes formatos. Menos torneios, porém mais interessantes”, disse Infantino.

Os impactos foram enormes, uma vez que a grande maioria dos eventos e campeonatos esportivos continentais foi adiada. Dentre as competições adiadas, o Mundial de Clubes de 2021, a Eurocopa e a Copa América, Campeonatos Estaduais, Liga dos Campeões e Libertadores. A Eurocopa e a Copa América, que seriam disputadas em junho, não acontecerão mais neste ano. O novo formato ainda precisa de nova data, superlotando ainda mais o calendário de 2021. O Mundial de Clubes, também com novo formato, terá que ser disputado no fim do ano que vem.

No Brasil, a CBF interrompeu as competições por tempo indeterminado, porém não quis tomar nenhuma decisão sobre o que acontecerá com os estaduais. Eles terminariam no fim de abril, data impossível de ser cumprida. Sendo assim, caso os estaduais voltem, o calendário ficaria ainda mais confuso, já que o Brasileirão tem início previsto para o dia três de maio e término em dezembro. Como muitos times disputam mais de um campeonato ao mesmo tempo, ocorreria uma sobrecarga na agenda dos clubes, transformando o cenário em uma verdadeira maratona. Sem data para o retorno dos campeonatos estaduais, ainda não está definido se os times que estavam liderando até a paralisação dos torneios sejam decretados campeões.

A UEFA foi a entidade do futebol que mais demorou a se pronunciar sobre como será o calendário a partir do controle da pandemia no continente europeu. A Liga dos Campeões da Europa está nas oitavas de final e jogos importantes, como Real Madrid e Manchester City, Bayern de Munique e Chelsea, Juventus e Lyon, Barcelona e Napoli ficaram suspensos por tempo indeterminado.

Da mesma forma que outras competições, a Libertadores também foi suspensa. Portanto, será necessário que o calendário do futebol mundial se reorganize para dar continuidade aos campeonatos. Até agora, as entidades continuam analisando possíveis cenários e datas para dar continuidade às competições.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário