Voltar a todos os posts

Seleção brasileira de 1982: a equipe que encantou o mundo, mas não venceu a Copa

10 de Maio de 2020, por Samira Silva

O tetra veio em 1994, mas poderia ter vindo anos antes, na Copa de 1982. A seleção de 82, mesmo sem ter conquistado o título, entrou para a história do futebol mundial. O Brasil estava no grupo F, junto com a União Soviética, Escócia e Nova Zelândia. Na estreia, a seleção enfrentou a URSS. No começo do jogo, os soviéticos começaram assustando a equipe amarelinha com um gol aos 34’. Porém, no segundo tempo, o Brasil se impôs e Sócrates marcou aos 75’. Éder virou o jogo faltando dois minutos para o final, garantindo a vitória por 2 a 1.

O segundo jogo foi contra a Escócia, em Sevilha, e mais uma vez o Brasil começou atrás no placar, com Narey fazendo 1 a 0 aos 18’. Aos 33’ Zico empatou de falta. No segundo tempo, baile. Oscar, aos 48’, Éder, aos 63’, e Falcão, aos 87’, garantindo o 4 a 1 para o Brasil.

Na última partida da primeira fase, mais uma goleada: 4 a 0 na Nova Zelândia, com gols de Zico (2), Falcão e Serginho. O Brasil encantava o mundo com seu belo e envolvente futebol, fazendo com que todos acreditassem que o caneco ficaria com a seleção comandada por Telê Santana.

O Brasil avançou para a segunda fase e estava no Grupo 3, no qual enfrentaria a Itália e a então campeã mundial: a Argentina. Ninguém esperava o resultado que ocorreu no clássico sul-americano, em que a seleção Brasileira deu um chocolate na seleção Argentina, com o resultado final de 3x1, com gols de Zico, Serginho e Júnior. Com esse resultado, Brasil e Itália decidiriam a vaga nas semifinais, sendo que a nossa seleção precisava apenas de um empate para a classificação.

Com o futebol arte que encantava a todos e os últimos placares dos jogos, quem acreditaria na derrota do Brasil? Porém, naquele jogo, a Itália deu o seu melhor. Para o azar da seleção brasileira, até mesmo Paolo Rossi, que estava até então sem marcar gols, resolveu desencantar e marcou aos 5’. Sócrates empatou aos 25’ e Rossi fez mais um, ainda no primeiro tempo. Na segunda metade do jogo, Falcão conseguiu empatar com um golaço. Mas aos 30’, pela terceira vez, Rossi conseguiu colocar a bola no fundo da rede e fechou o placar em 3 a 2 para a Itália. O Brasil encantador, artístico, rápido e fatal, com um elenco repleto de grandes jogadores, estava fora da Copa do Mundo.

A seleção terminou a competição na quinta colocação. Mesmo sem o título vir, o lugar na história ficou garantido com o lindo futebol apresentado que encantou a todos. A imprensa mundial elegeu a equipe como a melhor da competição. Esse time pode não ter colocado mais uma estrela no uniforme, mas o grupo de craques de Telê Santana composto por Valdir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho, Junior, Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Éder Aleixo e Serginho Chulapa era o exemplo do futebol arte.
A seleção de 82 marcou épocae e até hoje é referência de futebol para muitas pessoas ligadas ao esporte.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário