Voltar a todos os posts

Comendo e rezando

13 de Marco de 2018, por Cláudio Ruas

Ainda é tempo de quaresma. E numa típica cidade mineira do interior, pequena e tradicional como a nossa Resende Costa, os costumes culturais e religiosos ainda se conservam com mais força do que nos grandes centros. Muita gente muda o cardápio, deixa a carne vermelha e passa para o peixe. E reza mais também. O lado espiritual e gastronômico – que por sinal sempre andaram juntos na história da humanidade -  se alteram nessa época do ano.

Falando em comer e rezar, logo me lembro do interessante livro (que também virou filme) “Comer, rezar e amar”, em que uma mulher divorciada sai em viagem pelo mundo em busca de sua autodescoberta. Uma história curiosa que passa pela Itália, Índia e por Bali, lugares onde ela come, reza e ama.

De reza não entendo nada. Então, naturalmente, descambo nossa prosa para a comida mesmo. Mas, sem perder o linque com o assunto religião, logo me lembro de uma hortaliça bem típica da nossa região, nosso querido ora-pro-nobis. Uma planta cactácea, trepadeira, de folhas carnosas e com muitos espinhos, que até hoje funciona como uma cerca viva instransponível.

Reza a lenda que esse nome teria surgido pelo seguinte: enquanto os donos da casa estavam na missa rezando (orai por nós – ora-pro-nobis), os ladrões de comida se aproveitavam para surrupiar as plantas nas cercas de suas residências. Os mais abusados até deviam roubar também seu acompanhamento mais tradicional, o franguinho. Mistura que se tornou um dos pratos ícones da gastronomia mineira, o suculento frango com ora-pro-nobis.

Planta riquíssima nutricionalmente, ela é muito proteica e chega a substituir muito bem a carne em algumas dietas, fazendo parte, inclusive, de projetos de alimentação infantil em locais de baixa renda. Tanto in natura, quanto em forma de farinha. Há quem diga que ela é a “carne de pobre”.

Além do frango, casa muito bem com a carne de porco, sobretudo a costelinha e a suã. Vai muito bem em guisados em geral, em uma omelete, com um arroz sortido e também em molho de tomate. E pode ser comido cru, em saladas, principalmente seus tenros brotos, a parte mais nobre, que costumo chamar de filé de ora-pro-nobis.

Para diminuir o eventual excesso de baba quando vai para a panela, sugere-se fazer o seguinte: deixe para colocar a planta ao final do preparo. Disponha por cima e abafe com a tampa rapidamente. Não fique mexendo nem cozinhe demais. Faça apenas uma leve mistura e pronto. Além de diminuir a baba (o que não seria um problema), o rápido cozimento da planta ainda preserva suas propriedades nutricionais e sua textura crocante.

Poderia estender bastante aqui nossa prosa sobre essa planta riquíssima, inclusive para tratar do atual momento de valorização dessa e de tantas outras plantas alimentícias não convencionas, as chamadas “PANC’S”. Mas dessa vez vamos direto para a cozinha preparar uma receita. Aproveitando o resto da quaresma e a Semana Santa que vem por aí, nada melhor do que cozinhar um peixinho. Que, aliás, combina muito bem com essa plantinha tão rica e especial:

 

Muqueca de peixe com ora-pro-nobis

(Porção para 4 pessoas)

Ingredientes

  • Cheiro verde de coentro/salsinha/cebolinha picados a gosto
  • 1 vidrinho de leite de coco
  • 6 dentes de alho picados
  • 1 prato bem cheio de ora-pro-nobis picado
  • 1kg de peixe em pedaços (surubim ou tilápia ou cascudo)
  • 1 cebola grande picada
  • 1 dúzia e meia de tomatinhos cereja inteiros
  • 1 colher de sopa de açafrão da terra
  • Limão, azeite, sal e pimenta do reino

 

Preparo

  • Colocar por cima o tomatinho, o ora-pro-nobis e cozinhar com a panela tampada, sem mexer, por mais 10 minutos ou até ficar cozido (colocar mais água se necessário).
  • Colocar o azeite na panela, diluir o açafrão e ligar o fogo.
  • Temperar o peixe com limão, azeite, sal, pimenta do reino e um pouco do cheiro verde.
  • Refogar rapidamente a cebola e o alho, colocar um pouco de água quente (esfregando o fundo da panela), o leite de coco, ajeitar o peixe e cozinhar por 10 minutos (tampado e com líquido quase encobrindo).
  • Desligar o fogo e dar um chuvisco de cheiro verde, azeite e limão.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário