Voltar a todos os posts

Fonte da Mina: um processo de revitalização

13 de Agosto de 2015, por Instituto Rio Santo Antônio

Curiosamente, a cidade de Resende Costa foi edificada em cima de um pontão de granito, o que faz com que a cidade seja visível à longa distância, especialmente à noite. Em outras palavras, o centro da cidade foi construído sobre uma gigantesca pedra que aflora (a rocha fica visível à superfície) em três pontos, chamados de: Laje de Cima ou da Matriz, Laje de Baixo ou do Quartel e Laje da Cadeia (situada atrás do Fórum – antiga cadeia – e atualmente inacessível aos moradores e turistas). No ponto mais alto, situado em torno dos 1.140 metros de altitude, está a bela igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

Assim, não há curso d’água que corte a cidade, como geralmente acontece em outros lugares. O que foi, inicialmente, uma dificuldade para resolver a questão de abastecimento de água e de escoamento dos esgotos sanitários. A água para uso doméstico foi encontrada nas fontes ou minas que rodeiam a cidade. Essas são, no mínimo, seis: Fontes dos Cavalos, da Mina, da Biquinha, da Ilha, João de Deus e Nascente do Córrego Mosquito. A solução para o esgoto sanitário (proveniente de banheiros) foi a construção de fossas negras, que nada mais são do que buracos profundos cavados no solo, revestidos ou não com tijolos, e tampados com uma laje de cimento. Ambientalmente falando, tal prática não é recomendada, uma vez que o esgoto é lançado no solo sem nenhum tipo de tratamento prévio. A água residual das pias de cozinhas e dos tanques era lançada na superfície, geralmente no fundo das hortas. A cidade de Resende Costa, infelizmente, é uma das campeãs em Minas Gerais na utilização de fossas negras.

As minas foram praticamente as únicas fontes de água potável desde o surgimento do Arraial da Laje. Um sistema público municipal de abastecimento foi construído pelo então Prefeito Geraldo Monteiro, no início da década de 1950. No entanto, a água das minas ainda era muito utilizada, visto que o sistema não atendia toda a cidade e a falta do líquido na rede era constante. Em maio de 1981 a COPASA iniciou suas atividades para solução do problema, o que foi muito bom para os moradores, que careciam de água de boa qualidade e regularidade no fornecimento. Mesmo assim, até poucos anos atrás, as minas ainda eram utilizadas. Infelizmente, a população e a cidade cresceram e o abandono também. Nossas minas foram esquecidas.

Por meio do Projeto ReNascentes, iniciado em março do presente ano, o IRIS vem realizando ações de combate à dengue, limpeza, revegetação e recomposição paisagística das seis minas anteriormente mencionadas. As ações já estão sendo finalizadas. Você já deve ter visto ou participado de algum movimento ambiental em algumas dessas fontes. A Fonte da Mina recebeu atenção especial por ser uma das mais tradicionais fontes de água da cidade. Inclusive, contam que o nosso monsenhor Nelson gostava de beber de sua água. A Fonte da Mina está localizada no bairro Pau de Canela. Sua entrada principal é à direita, na rua São João del Rei, saída para Coroas.

Especificamente na Fonte da Mina foram realizadas as seguintes ações: limpeza geral do entorno, cercamento para evitar a entrada de animais (vacas e cavalos), desassoreamento (retirada de barro e entulho), limpeza e reforma da caixa que armazenava água (colocação de novas tampas), elaboração de placas educativas e de identificação do local, recomposição paisagística (construção de um acesso calçado para visitantes; plantio de gramas e de espécies nativas e ornamentais; construção de um quiosque, de bancos, de uma gruta e da estrutura para acessar à bica.

 

Além da quantidade de água ter diminuído bastante, conforme relato de moradores mais antigos, a qualidade da água é outra questão importante. O excesso de fossas negras, a lavagem de veículos e a drenagem pluvial (enxurradas) à montante da nascente contribuem para deteriorar sua qualidade. O IRIS está realizando análises para averiguar sua portabilidade, o que será divulgado nos próximos dias, conjuntamente com a inauguração da Fonte da Mina, agora revitalizada. Venha fazer parte dessa festa, a água das fontes é um patrimônio de todo resende-costense.

Adriano Valério Resende

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário