Voltar a todos os posts

Impactos ambientais no Parque da Capoeira

13 de Abril de 2017, por Instituto Rio Santo Antônio

Continuando nossa conversa sobre impactos ambientais em Resende Costa, uma questão merece destaque: a situação socioambiental do nosso Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha. O IRIS fez uma caminhada ecológica no local, no sábado 25, em comemoração ao dia mundial da água, 22 de março. O estado de conservação não é dos melhores, os problemas que assolam a unidade de conservação (UC) persistem ao longo de décadas.

Você certamente conhece a Capoeira Nossa Senhora da Penha, também conhecida como Fonte João de Deus ou Horto Florestal. O Parque, criado pela Lei Municipal 1.930 de 21/10/1992, ocupa uma área de 8,7369 ha ou 87.369 m². Ele circunda o Horto, que é uma propriedade de 3,0 ha doada pela Prefeitura ao Estado e administrada pelo IEF desde 1967. No interior da UC existem três nascentes. A área, coberta com vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, é habitat de vários animais, com destaque para uma família de bugio ou macaco barbado e 57 espécies de aves.

Dentre os impactos ambientais, o primeiro a ser mencionado são as invasões na área da Capoeira, o que acontece desde antes mesmo de ser criada a UC. Vários moradores do entorno aumentaram suas hortas incorporando partes do terreno público. Recentemente, foi construída uma casa incorporando parte do Parque. Uma situação crítica é a divisa da UC com a rua Antônio Carlos de Resende, onde há várias ocupações irregulares (construção de garagens, horta de couve, amontoado de tijolos) que foram autorizadas pela própria Prefeitura. Outra ocupação autorizada foi uma área do Parque na divisa entre a rua José de Resende Costa e a Travessa Marechal Deodoro. No local há criação de cavalo e até de porco.

Atualmente, a situação mais deplorável no Parque é a questão da drenagem pluvial e do esgoto doméstico, que infelizmente são direcionados para a Capoeira sem maiores cuidados. Alguns fatos já são conhecidos pelos resende-costenses: a rede pluvial, que foi construída para receber a água da chuva, se tornou praticamente uma rede de esgoto, recebendo água residual de pias, tanques, chuveiros e até mesmo de banheiro. Por ser uma área mais baixa, a UC recebe toda água da chuva (e junto com ela o esgoto doméstico) de quase toda parte oeste da cidade.

Quais são os resultados? Primeiro, o esgoto contamina a água que brota das nascentes. Segundo, quando chove, a enxurrada traz todo o lixo que fica nas ruas e nos fundos das hortas. O Parque está abarrotado de todo tipo de lixo (latas velhas, panos, sacolas plásticas, embalagens etc.). Terceiro, devido à força das águas da chuva, após as manilhas do sistema de drenagem, a enxurrada provoca buracos no solo. Assim, há deslocamento de argila, que dá a cor barrenta à água; de areia, que se acumula nas partes baixas (o que provocou o assoreamento da antiga bica na fonte João de Deus e atualmente entope os canais que levam água até o viveiro de mudas) e surgiu um processo erosivo enorme (voçoroca) dentro do Parque. Menciona-se ainda a recorrência de outra voçoroca dentro da área do Parque, na divisa com a Travessa Marechal Deodoro. O esgoto, aumentado pela água da chuva, proveniente da rua José de Resende Costa e jogado sem nenhum controle dentro do Parque, provocou novamente a formação do barranco. Se a Prefeitura não recuperar a área, no próximo período chuvoso, casas e a rua próxima serão afetadas.

Ainda sobre a Travessa Marechal Deodoro, moradores do entorno continuam jogando entulho dentro da área da UC, mesmo com o cercamento e a colocação de uma placa educativa no local. Inclusive, foi cortado o arame da cerca construída recentemente pelo IRIS.

Dentro da área do Horto também existem problemas: roubo de mudas e de mourões tratados (alguns eram do IRIS e seriam usados na continuação do cercamento da UC). E, acreditem, parte da cerca de divisa do Horto com o Parque, no meio da mata, foi destruída para retirada de mourões.

Mais uma vez o IRIS pede sua ajuda para revitalização e conservação desse patrimônio ambiental de Resende Costa. Visite e preserve o Parque Municipal da Capoeira.

Adriano Valério de Resende

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário