Voltar a todos os posts

IRIS: 15 anos de uma caminhada socioambiental

22 de Janeiro de 2025, por Instituto Rio Santo Antônio

Rio Santo Antônio na localidade do Penedo, zona rural de Ritápolis (foto IRIS)

No dia 27 de dezembro de 2024, a Associação Instituto Rio Santo Antônio, conhecida como IRIS, completou 15 anos de fundação. Apesar dos desafios de se manter uma associação regularizada e em atividade por tanto tempo, cabe mencionar que realizamos várias atividades ambientais e culturais em Resende Costa e região. Assim, é merecedor contar um pouco da história do nosso IRIS.

Tudo começou em 2009, quando um grupo de jovens idealizou a fundação da primeira associação com finalidade prioritariamente ambiental em Resende Costa. Além das reuniões realizadas naquele ano, foram feitas algumas expedições ao longo do curso do rio Santo Antônio, nos períodos de seca e de cheia, sendo documentadas a cultura da região, suas riquezas naturais e culturais e também a sua degradação. Nesse sentido, foi iniciado um levantamento audiovisual do rio.

Em reunião realizada no plenário da Câmara Municipal de Resende Costa, foi fundado oficialmente o IRIS como associação ambiental e cultural, sendo aprovado o primeiro estatuto, no qual constam as finalidades da instituição. Dentre as principais, estão a preservação ambiental da bacia do rio Santo Antônio, a promoção da educação ambiental e a valorização cultural da cidade. Assim, além do campo ambiental, o viés cultural foi contemplado dentre as finalidades da ONG, o que demonstrou uma compreensão mais ampla de meio ambiente, com foco também no bem-estar social. Um dos propósitos foi que a entidade nascente utilizasse ações de cunho cultural como forma de pautar os assuntos referentes ao meio ambiente, buscando maior sensibilidade social para a causa ambiental.

Durante os quinze anos de existência, os vários eventos e ações realizados pelo IRIS estão registrados nas atas das reuniões, sendo que grande parte deles foi divulgada na mídia social da instituição (website, Facebook e Instagram), em uma revista impressa, em documentários e na coluna ambiental no Jornal das Lajes. A primeira rede social do Instituto foi o website criado em 2011, que pode ser acessado pelo endereço: https://www.portaliris.org.br/. A associação criou posteriormente uma conta no Facebook (Instituto IRIS) e outra no Instagram (ongiris_rc). Atualmente, essas mídias sociais são os principais canais de divulgação das ações realizadas pela ONG. A edição única da Revista IRIS foi publicada em abril de 2012. Cabe aqui destacarmos a publicação de textos socioambientais no Jornal das Lajes. A coluna “Meio Ambiente” é fruto de uma parceria entre o Jornal das Lajes e o IRIS que se firmou desde maio de 2012. Até a edição de dezembro de 2024, foram publicados 131 textos, abordando as mais variadas temáticas socioambientais, contando com a participação de diversos autores.

Apesar da vitrine da ação coletiva e altruísta das ONGs ambientalistas, as dificuldades são significativas. No caso do IRIS, podemos citar vários desafios, sendo os principais: pouca participação da população nas ações realizadas; dificuldades em renovar o quadro de filiados e de participantes da associação e também em obter apoio e na articulação com órgãos públicos e outras entidades para a realização das ações; morosidade nas ações que dependem da Prefeitura Municipal; falta de recursos financeiros para manutenção da instituição e para desenvolvimento de projetos.

Pensamos que, para termos mudanças significativas em nosso planeta, precisamos avançar nas causas altruístas e coletivas. Nesse sentido, a caminhada do IRIS continua, temos vários projetos socioambientais para Resende Costa. Por fim, agradecemos carinhosamente a todas as pessoas que têm contribuído e apoiado o IRIS ao longo desses 15 anos. E para reflexão final, ficamos com a fala atribuída a Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário