Adriano Valério, Emerson Gonzaga e Flávia Silva
Você certamente já ouviu falar na Capoeira Nossa Senhora da Penha, na Fonte João de Deus ou no Horto Florestal. Então, trata-se praticamente do mesmo lugar, uma área pública, municipal e estadual, de aproximadamente 10 ha (100.000 m²) de vegetação nativa remanescente do bioma Mata Atlântica (Floresta Estacional semi-decidual em estágio avançado), localizada na zona urbana de Resende Costa, entre os bairros Nova Resende e Santo Antônio.
O Horto Florestal, atualmente administrado pela Agência do IEF de Resende Costa, foi criado em 1967 e está localizado na parte central da Capoeira. No local há produção de mudas nativas, ornamentais e exóticas que são doadas à população. Essa tarefa cabe ao funcionário municipal Dimas Resende.
No interior da Capoeira existem pelo menos três nascentes. Duas ganharam nomes especiais, chamadas de Fonte Joaquim Noé ou do Matadouro e Fonte João de Deus. A terceira fonte está na área do Horto. Na Fonte João de Deus existe uma estrutura de pedra (embora esteja soterrada), que em tempos remotos era utilizada para lavagem de roupas e para retirada de água para consumo humano. Atualmente, a água das fontes não está potável.
A Capoeira está localizada nas cabeceiras do ribeirão do Pinhão, esse também recebe águas do córrego da Cruz, que drena a parte oeste do bairro Várzea, e do córrego Tabatinga, à direita da saída para São Tiago. O ribeirão do Pinhão é um dos afluentes do rio Santo Antônio e esse do rio das Mortes, bacia do rio Grande.
O local já foi oficialmente reconhecido como um patrimônio ambiental de Resende Costa. Pela Lei Municipal 1.098 de 27/05/1986 foi instituída como Reserva Biológica e pela Lei Municipal 1.930 de 21/10/1992 como Parque Municipal. Porém, essas Unidades de Conservação nunca saíram do papel. O IRIS está começando um projeto para institucionalizar o Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha.
Infelizmente, a Capoeira convive com várias ações desrespeitosas: ocupação irregular de sua área de entorno, o que diminui o tamanho do espaço público a ser preservado; despejo de lixo e de entulhos que poluem a beleza local; lançamento de esgoto sanitário contaminando as águas das fontes; o direcionamento, sem o devido controle, das águas pluviais das ruas à montante, provocando erosões e o acúmulo de lixo. O cenário no interior da Capoeira, em alguns pontos, é desolador.
O IRIS, por meio do Projeto ReNascentes e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações no sentido de melhorar a qualidade ambiental das fontes de água de Resende Costa. Na Capoeira, além da revitalização local, o projeto prevê, para os próximos meses, a construção de um “parquinho ecológico” no local, com brinquedos feitos a partir de pneu, cordas e eucaliptos; a construção de uma infraestrutura básica (banheiros e bebedouros) e organização de uma área pública de lazer para descanso, recreação e passeios ecológicos no meio da mata e pelas minas. Atualmente, Resende Costa carece de áreas públicas de lazer.
As ações já começaram, foram feitas visitas técnicas e limpezas locais. No dia 6 de junho foi realizada visita ao local e um mutirão de limpeza com a participação dos alunos da Escola Estadual Assis Resende e alguns moradores da cidade. Desde o início do evento, os estudantes receberam materiais didáticos e folders informando sobre os problemas ambientais que assolam as nascentes urbanas. Receberam também luvas e sacos de lixo e, com a devida orientação, caminharam pelas trilhas do Parque recolhendo os resíduos nos locais onde foi possível. Participaram cerca de quarenta e dois alunos, acompanhados por monitores do IRIS.
Nos dias seguintes à visita, no Assis Resende, foi promovida a divulgação das fotografias da visita e ainda um debate que resultou na formulação de algumas propostas. Os estudantes, que têm entre doze e quinze anos, entenderam que a comunidade precisa frequentar esses lugares para perceber o potencial que apresentam.
Ajude-nos na revitalização e na conservação desse patrimônio ambiental de Resende Costa. Deixe para as futuras gerações um local verde, limpo e convidativo. Visite e preserve o Parque Municipal da Capoeira. Junte-se ao IRIS nesse projeto.