Voltar a todos os posts

O Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha

16 de Julho de 2015, por Instituto Rio Santo Antônio

IRIS realizou mutiraão de limpeza no Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha. Foto Divulgação

Adriano Valério, Emerson Gonzaga e Flávia Silva

 

Você certamente já ouviu falar na Capoeira Nossa Senhora da Penha, na Fonte João de Deus ou no Horto Florestal. Então, trata-se praticamente do mesmo lugar, uma área pública, municipal e estadual, de aproximadamente 10 ha (100.000 m²) de vegetação nativa remanescente do bioma Mata Atlântica (Floresta Estacional semi-decidual em estágio avançado), localizada na zona urbana de Resende Costa, entre os bairros Nova Resende e Santo Antônio.

O Horto Florestal, atualmente administrado pela Agência do IEF de Resende Costa, foi criado em 1967 e está localizado na parte central da Capoeira. No local há produção de mudas nativas, ornamentais e exóticas que são doadas à população. Essa tarefa cabe ao funcionário municipal Dimas Resende.

No interior da Capoeira existem pelo menos três nascentes. Duas ganharam nomes especiais, chamadas de Fonte Joaquim Noé ou do Matadouro e Fonte João de Deus. A terceira fonte está na área do Horto. Na Fonte João de Deus existe uma estrutura de pedra (embora esteja soterrada), que em tempos remotos era utilizada para lavagem de roupas e para retirada de água para consumo humano. Atualmente, a água das fontes não está potável.

A Capoeira está localizada nas cabeceiras do ribeirão do Pinhão, esse também recebe águas do córrego da Cruz, que drena a parte oeste do bairro Várzea, e do córrego Tabatinga, à direita da saída para São Tiago. O ribeirão do Pinhão é um dos afluentes do rio Santo Antônio e esse do rio das Mortes, bacia do rio Grande.

O local já foi oficialmente reconhecido como um patrimônio ambiental de Resende Costa. Pela Lei Municipal 1.098 de 27/05/1986 foi instituída como Reserva Biológica e pela Lei Municipal 1.930 de 21/10/1992 como Parque Municipal. Porém, essas Unidades de Conservação nunca saíram do papel. O IRIS está começando um projeto para institucionalizar o Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha.

Infelizmente, a Capoeira convive com várias ações desrespeitosas: ocupação irregular de sua área de entorno, o que diminui o tamanho do espaço público a ser preservado; despejo de lixo e de entulhos que poluem a beleza local; lançamento de esgoto sanitário contaminando as águas das fontes; o direcionamento, sem o devido controle, das águas pluviais das ruas à montante, provocando erosões e o acúmulo de lixo. O cenário no interior da Capoeira, em alguns pontos, é desolador.

O IRIS, por meio do Projeto ReNascentes e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações no sentido de melhorar a qualidade ambiental das fontes de água de Resende Costa. Na Capoeira, além da revitalização local, o projeto prevê, para os próximos meses, a construção de um “parquinho ecológico” no local, com brinquedos feitos a partir de pneu, cordas e eucaliptos; a construção de uma infraestrutura básica (banheiros e bebedouros) e organização de uma área pública de lazer para descanso, recreação e passeios ecológicos no meio da mata e pelas minas. Atualmente, Resende Costa carece de áreas públicas de lazer.

As ações já começaram, foram feitas visitas técnicas e limpezas locais. No dia 6 de junho foi realizada visita ao local e um mutirão de limpeza com a participação dos alunos da Escola Estadual Assis Resende e alguns moradores da cidade. Desde o início do evento, os estudantes receberam materiais didáticos e folders informando sobre os problemas ambientais que assolam as nascentes urbanas. Receberam também luvas e sacos de lixo e, com a devida orientação, caminharam pelas trilhas do Parque recolhendo os resíduos nos locais onde foi possível. Participaram cerca de quarenta e dois alunos, acompanhados por monitores do IRIS.

Nos dias seguintes à visita, no Assis Resende, foi promovida a divulgação das fotografias da visita e ainda um debate que resultou na formulação de algumas propostas. Os estudantes, que têm entre doze e quinze anos, entenderam que a comunidade precisa frequentar esses lugares para perceber o potencial que apresentam.

 

Ajude-nos na revitalização e na conservação desse patrimônio ambiental de Resende Costa. Deixe para as futuras gerações um local verde, limpo e convidativo. Visite e preserve o Parque Municipal da Capoeira. Junte-se ao IRIS nesse projeto. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário