O rio Pará é um dos principais afluentes da bacia do São Francisco. O Pará drena importantes cidades mineiras e tem suas nascentes ao norte do município de Resende Costa, na divisa com Desterro de Entre Rios. Convido você a navegar um pouco mais nas informações sobre esse belíssimo rio.
O rio São Francisco é o maior curso d’água inteiramente nacional e é o quarto maior do Brasil e da América do Sul. Ele nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, atravessa duas regiões, cinco estados e banha 521 municípios, por isso é chamado de “rio da integração nacional”. Em território mineiro, os principais afluentes são os rios Pará, Paraopeba, das Velhas, Verde Grande (margem direita) e Abaeté, Paracatu, Urucuia (margem esquerda.). O rio Pará é o principal afluente da cabeceira do São Francisco, isto é, antes da represa de Três Marias. E suas nascentes estão ao norte de Resende Costa, nas proximidades do povoado do Cajuru.
O município de Resende Costa pertence a duas bacias hidrográficas federais: rio Grande e rio São Francisco. Os divisores de água entre as duas bacias são a serra das Vertentes (proximidades do povoado do Ribeirão até divisas com Lagoa Dourada) na porção leste e as serras da Cebola (povoado do Cajuru) e da Galga (distrito de Jacarandira) ao norte. Mais especificamente, se considerarmos as bacias estaduais, o município pode ser subdividido em três: bacia do rio Pará a norte e noroeste, rio Paraopeba a leste e nordeste (o principal curso d´água é o ribeirão dos Paulos ou dos Paulas) e das Mortes ao centro, sul e oeste (rios Santo Antônio e do Peixe).
A bacia hidrográfica do rio Pará abrange 12.300 km² e sua calha tem uma extensão de cerca de 365 km, drenando 35 municípios, tais como: Bom Despacho, Carmópolis de Minas, Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Martinho Campos, Nova Serrana, Oliveira, Pará de Minas e Pompéu. Na sua cabeceira estão os municípios de Resende Costa e Desterro de Entre Rios. O potencial hidrelétrico do rio é aproveitado nas PCHs Cajuru, Nova Dorneles, Pitangui e na Usina Hidrelétrica Gafanhoto. Os principais cursos d´água contribuintes do Pará são os rios Itapecerica, Lambari, Picão (margem esquerda), São João e do Peixe (margem direita).
A formação do rio Pará representa a divisa natural entre os municípios de Desterro de Entre Rios e de Resende Costa. Ele também é conhecido como rio dos Mirandas, estando ao lado do povoado dos Mirandas (Desterro). Após a divisa, já dentro do município de Resende Costa, o Pará é formado pela junção dos córregos do Poveiro (que por sua vez se forma pela junção dos córregos Biquinha e da Cachoeira) e do Cajuru (que recebe as águas do córrego Boa Vista). O córrego do Cajuru nasce no sopé da Serra da Cebola e passa ao lado do povoado de mesmo nome.
As cabeceiras do córrego da Biquinha fazem divisa com as nascentes do ribeirão de Cima, esse encrustado no sopé da serra das Vertentes. Curiosamente, esse ponto é o início da serra das Vertentes, que é praticamente o divisor de águas entre o ribeirão dos Paulos (rio Paraopeba), ribeirão de Cima (rio Santo Antônio) e córrego Biquinha e Estaleiro (rio Pará). Já as nascentes do córrego da Cachoeira estão à direita (leste) da estrada de terra que liga Resende Costa a Desterro, sentido comunidade do Tabuado. A margem direita desse córrego está na serra do Corisco, que é a continuidade da divisa entre Desterro e Resende Costa. E nas cabeceiras do córrego da Cachoeira, num local denominado Alto do Capão Comprido, a 1.248 metros de altitude, está a divisa tripartite entre Resende Costa, Desterro e Entre Rios de Minas.
Se pesquisar na internet, você obterá a informação de que o rio Pará nasce na serra das Vertentes, próximo ao povoado de Hildebrando (nome antigo do povoado do Cajuru). No entanto, convém fazer algumas observações. A denominação de rio Pará só acontece, conforme falamos anteriormente, a partir da junção dos córregos do Cajuru com o do Poveiro ou da Cachoeira. Se considerarmos o curso d’água mais extenso, o córrego da Cachoeira, esse tem suas nascentes na serra do Corisco em Resende Costa, próximo da divisa com Desterro e Entre Rios, a uma altitude próxima de 1.200 metros, à direita da estrada de terra que liga Resende Costa a Desterro, em terras da fazenda Matias.