Voltar a todos os posts

Sem chuva, sem água, sem vida, sem nada

13 de Novembro de 2014, por Instituto Rio Santo Antônio

Certamente alguém já falou com você que a água doce do mundo é um recurso finito e que um dia iria acabar. Certamente, você já ouviu falar também que a temperatura do mundo tem mudado ano após ano e que já não dá mais para prever os períodos chuvosos, secos, quentes ou frios. Alguns falam que o mundo está mudando e outros falam que nós estamos mudando o mundo...

O que você provavelmente nunca imaginou é que você estaria vivo, presenciando esses fenômenos acontecerem lentamente ao seu redor.

E você? Está pronto para adaptar a sua vida à escassez de água? Conseguirá disciplinar suas atividades a fim de economizar este recurso para que seus filhos, netos e as próximas gerações possam viver harmoniosamente com a natureza? Quanto vale a água para você?



A seca não passou! Continue economizando!

Em 2014, a forte estiagem atingiu também Resende Costa, onde o nível dos mananciais de abastecimento fora reduzido consideravelmente. A Copasa e o IRIS pedem à população que leve esta informação a sério e que continue economizando para ajudar a prevenir possíveis problemas no abastecimento. Se a população não se conscientizar agora e continuar consumindo água potável de forma irracional, iremos enfrentar problemas ainda mais graves.

 

Mesmo que volte a chover nos próximos dias, a falta de água é questão de tempo. Temos que assumir a responsabilidade de respeitar a água e usá-la de forma sustentável.

 

Últimas chuvas não foram suficientes! Mesmo assim, população voltou a consumir mais

No período mais crítico da estiagem vivenciada em 2014, a água chegava ao reservatório de Resende Costa a uma vazão de 16 L/s, segundo a Copasa. Depois das chuvas das últimas semanas, a vazão foi temporariamente normalizada, atingindo 23 L/s. Segundo o encarregado de Sistema, Marcelo Lopes, no auge da seca a população baixou consideravelmente o consumo, mas já retomou os índices normais de utilização da água: “Antes, no período da estiagem mais forte, mesmo com uma vazão menor, nós conseguíamos encher a caixa com mais facilidade que atualmente, o que mostra que a população deixou o consumo elevar novamente assim que vieram essas primeiras chuvas”, explicou.



 

A importância de economizar sempre

 

Resende Costa não tem grande disponibilidade de água. Nosso solo é rochoso e absorve pouca água. Além disso, não possuímos um grande rio próximo da zona urbana. É fundamental usar a água com responsabilidade.     

Use a água de forma sustentável - o futuro depende de cada um de nós

 

Veja algumas dicas:

- A água usada na lavagem de roupas pode ser reutilizada na lavação de quintais e calçadas.

- NUNCA jogue óleo na pia. Um litro de óleo pode contaminar uma grande quantidade de água no nosso subsolo.

- Tome banhos curtos, suficientes para a higienização.

- Vai lavar o seu carro? Use o balde no lugar da mangueira.

 

- Só lave calçadas em caso de extrema necessidade.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário