Voltar a todos os posts

Um pouco sobre a história da coleta de lixo em Resende Costa

12 de Setembro de 2012, por Instituto Rio Santo Antônio

Fernando Chaves e Adriano Valério

Anteriormente ao serviço de coleta de lixo na cidade, a destinação final dos resíduos sólidos urbanos ficava por conta dos próprios moradores. Os resíduos orgânicos (restos de alimentos e de comida) eram jogados nas hortas ou alimentavamanimais (cachorros, galinhas, porcos). Outros resíduos (papéis, plásticos, latas etc.) eram queimados no próprio quintal ou enterrados. A maior parte do lixo urbano era constituída por resíduos orgânicos, uma vez que o consumo de produtos industrializados ainda não havia alcançado as cidades pequenas, como Resende Costa.

Os primeiros trabalhos de coleta de resíduos sólidos na cidade remontam às décadas de 30/40, quando a prefeitura municipal passou a disponibilizar um funcionário para fazer a varredura e a coleta do lixo dos moradores no centro da cidade. Dentre os primeiros a realizar esse trabalho sobressaem o “Tunico Varredor de Rua” (também conhecido como “Ioti”) e, mais tarde, o Agenor (conhecido como Genô) e o Antônio (o “Mudo”).

Por volta de 1974 os serviços passaram a ser feitos por José Pedro Pinto, que utilizava para a coleta um balaio, posteriormente substituído por um carrinho de mão. Os resíduos eram depositados em três locais: Laje do Fórum, Laje de Cima (atrás da Gruta Nossa Senhora de Fátima) e Rua Joaquim Pinto Lara.

No final dos anos 70, José Pedro utilizava uma charrete puxada por cavalo. A prefeitura disponibilizou outro funcionário para ajudá-lo, o José Luiz (Zé Gaspar). Os resíduos passaram a ser jogados numa cava existente na saída para o povoado do Barracão e numa voçoroca na entrada do bairro Várzea.

No início dos anos 80, devido ao aumento da população e da área de abrangência da coleta, o recolhimento do lixo passou a ser realizado, aos sábados, por um caminhão basculante vermelho. O caminhão recolhia os resíduos da área central e entornos. Trabalhavam quatro funcionários: o motorista, Dolinato Vieira (Natinho) e três garis, Luiz Gonzaga Pinto (Nonô), Pedro Paulo Pinto e Antônio Sebastião Filho. Antônio Sebastião começou a ajudar José Pedro nos trabalhos diários da charrete. Por volta de 1985, a Prefeitura compra um trator pequeno que puxa uma caçamba (conhecido como “jirico”, de “jerico”, burro). O motorista passa a ser Marques Antônio dos Santos. A coleta de lixo passa a atender toda a cidade. José Pedro trabalha com sua charrete até se aposentar em 1988 e Zé Gaspar se aposenta em 1989.

Por volta de 1990, um fato trágico interrompe a deposição de resíduos no barranco da Várzea. Uma criança morre soterrada no lixão. Diante disso, a Prefeitura transfere o lixão para uma voçoroca situada depois do bairro Santo Antônio, de propriedade do Sr. Rivaldo Resende. Esse lixão seria desativado em 1999, com a utilização do atual Aterro Municipal, na região da Picada.

Por volta do ano 2000, o jirico foi substituído por um caminhão amarelo, da marca Chevrolet, posteriormente trocado por um Mercedes azul. Eram seis funcionários: o motorista, Éder José de Lima, e seis garis, Antônio Sebastião Filho, Eurides Lopes Ferreira, Hélio da Silva Resende, Luiz Gonzaga Pinto, Nivaldo de Mendonça Resende e Pedro Paulo Pinto. Começou-se, então, a separar alguns resíduos recicláveis, para serem vendidos para uma empresa de Barbacena.

Na década de 2000, a limpeza do centro da cidade continuou sendo feita por Pedro Paulo Pinto e Antônio Sebastião Filho. Vários funcionários da Prefeitura trabalharam esporadicamente na varredura da cidade, como por exemplo, César Pio de Resende, hoje aposentado.

Em 2009, a Prefeitura comprou um caminhão compactador, próprio para o recolhimento e transporte de lixo, sendo motorista o Éder e ajudantes Eurides, Nivaldo e Geraldo Camilo de Fátima Silva.  Iniciou-se aindaa coleta seletiva na cidade, principalmente no centro e seu entorno.

Atualmente, a varredura das ruas é realizada no centro da cidade e entornos, de segunda á sábado. Os funcionários responsáveis e as áreas de varredura são: Paulo Pedro Pinto, na área central da cidade; Sebastião Teodoro dos Reis, na entrada da cidade (“Asfalto”); Vicente Ananias Neto, na Rua Nova e na Rua do Rosário, e Hélio da Silva Resende, na Várzea. Nos domingos também é realizada a limpeza das ruas do centro da cidade, havendo revezamento entre os funcionários Paulo Pedro Pinto e Sebastião Teodoro dos Reis.
 
(Agradecemos ao coautor deste texto, Adriano Valério Resende, ao funcionário da prefeitura municipal, Pedro Paulo Pinto (Paulinho) pelas informações aqui apresentadas e, de modo especial, a todos os funcionários que já trabalharam na honrosa tarefa de manter nossa cidade limpa)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário