Voltar a todos os posts

Comer de 3 em 3 horas é o mais adequado?

20 de Marco de 2017, por Rômulo Costa

Muitas pessoas, incluindo alguns profissionais da saúde, ainda têm em mente que comer de 3 em 3 horas é o método mais adequado para a manutenção da saúde e/ou perda de peso corporal. No entanto, essa prática vai de desencontro com o que diversos estudos têm constatado. O contexto é muito mais amplo e complexo do que apenas estipular horários e/ou estar em estado alimentado. A perda de peso e manutenção da saúde é decorrente de diversos outros fatores, como a genética, fatores emocionais, ambientais, alimentação saudável, prática de atividade física. O simples fato isolado de comer de 3 em 3 horas não é tão importante quanto se imaginava, sem considerar o contexto geral que o indivíduo está inserido. Em alguns casos, isso pode ser o mais adequado, já em outros, nem tanto.

O hábito de comer de 3 em 3 horas surgiu com o passar dos anos, com a industrialização e modernização da sociedade. Será mesmo que há 500 mil ou 1 milhão de anos atrás, nós tínhamos alimentos disponíveis a todo o momento como presencia-se atualmente? Como conseguimos sobreviver a um ambiente totalmente escasso de alimentos, como ocorria em épocas remotas? A resposta pode vir de um dos conceitos básicos da evolução humana, a adaptação.

Nosso organismo, assim como nossa mente, pode se adaptar de acordo com cada ambiente e/ou situação pela qual estamos inseridos. Se, por exemplo, um indivíduo que come de 3 em 3 horas passar a comer a cada 5 ou 6 horas, isso não trará grandes prejuízos à sua saúde. E muito menos ele perderá mais ou menos peso devido a isso, uma vez que tal fato depende da quantidade, qualidade e variedade dos alimentos que a pessoa ingere.

Estudos atuais nos mostram que comer de 3 em 3 horas não é mais eficiente para a perda de peso corporal, se comparado a comer com menos frequência ao longo do dia. Um dos fatos que nos fazem comer com tanta frequência é a exposição diária a alimentos em quaisquer locais que estejamos. Problemas psicológicos, como depressão e ansiedade também colaboram para o aumento da compulsão alimentar em diversos indivíduos. Portanto, nesses casos, comer de 3 em 3 horas, com refeições fracionadas, pode ser uma boa estratégia a ser utilizada. Neste cenário, conseguimos manter uma ingestão controlada de alimentos, evitando compulsões alimentares caso o indivíduo fique muitas horas sem se alimentar.

Comendo ou não comendo de 3 em 3 horas, devemos nos preocupar muito mais com a qualidade e variedade da nossa alimentação do que com horários engessados para realizar as refeições. Imaginemos um indivíduo que possui uma rotina atribulada de trabalho e que realiza 3 ou 4 refeições ao dia e não consegue dar uma pausa para fazer mais refeições. Não temos motivos para obrigá-lo a fazer 6 ou 7 refeições ao dia, visto que este indivíduo não possui tempo disponível para realizá-las.

Seja qual for o modelo de dieta que o profissional utiliza, o ajuste na alimentação e nos horários das refeições deve ser realizado de forma individual. Não há um padrão a ser seguido por todos, até porque se realmente existisse, esta seria a solução para a perda de peso da população. Consulte sempre um profissional da Nutrição para que ele lhe recomende o melhor caminho a seguir rumo à conquista dos seus objetivos.

P.S.: não estou dizendo para quem tem o hábito de comer de 3 em 3 horas parar de fazê-lo, mas apenas tentando explicar de modo simples que este contexto é muito individual.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário