Voltar a todos os posts

Dieta Low Carb funciona?

13 de Marco de 2018, por Rômulo Costa

A cada ano surgem novas tendências de dietas, produtos e alimentos que para muitos indivíduos são a solução para o emagrecimento. Atualmente, é a vez da chamada dieta Low Carb, que é a simples redução dos carboidratos na dieta, abaixo dos valores recomendáveis pelas diretrizes da Nutrição. Presenciamos até mesmo alguns profissionais se intitulando Nutricionista especialista em Low Carb. Trata-se, no entanto, de uma especialização que não existe. Diante da avalanche de informações atuais sobre Nutrição e alimentação, muitos crêem que a redução ou a eliminação dos carboidratos da dieta é o caminho a ser seguido para a obtenção da perda de gordura corporal. Todavia, não é tão simples como parece. E ao fazer isso, você poderá estar colocando sua saúde em risco.

Devemos entender que quando reduzimos drasticamente os alimentos fontes de carboidratos da nossa alimentação (pães, massas, farinhas, açúcar, frutas etc.), a principal perda de peso na primeira semana não é devido à redução de gordura corporal. O nosso corpo pode estocar os carboidratos de duas formas: glicogênio e gordura, sendo que o glicogênio possui uma afinidade muito grande pelas moléculas de água (cada molécula de glicogênio atrai aproximadamente 3g de água). Assim sendo, quando iniciamos uma dieta muito restritiva em carboidratos, aquela perda de peso que muitas pessoas observam na primeira semana é principalmente de glicogênio e água. A perda de gordura corporal só ocorrerá a partir de semanas e meses.

Quando realizada sem orientação profissional, uma dieta muito restrita em carboidratos pode causar alguns prejuízos, como perda de massa magra, irritabilidade, dores de cabeça, indisposição, cansaço e fadiga. Descontroles hormonais e metabólicos podem surgir com o tempo. Quanto maior for o período de tempo e a restrição, maiores os prejuízos no metabolismo, tendo como principal causa a redução da taxa metabólica basal (gasto energético de repouso). Esta condição é chamada de termogênese adaptativa, um dos principais mecanismos que dificultam a perda de gordura corporal em dietas muito restritivas. Todos esses fatores contribuem para que a dieta não tenha os efeitos desejados e se torne insustentável em longo prazo.

No processo de emagrecimento, diversos estudos têm ressaltado que tanto uma dieta low carb quanto uma dieta padrão com restrição calórica, proporcionam a mesma perda de peso. Os pesquisadores ainda ressaltam que mais importante do que a estratégia de dieta realizada, o foco deve ser na variedade e na qualidade dos alimentos que estamos consumindo, reduzindo os alimentos industrializados e preferindo os in natura. Outro ponto destacado nos artigos é a divergência sobre o que seria uma dieta low carb, visto que uma ingestão abaixo de 45% das calorias totais de uma dieta, já poderia ser considerada uma dieta com redução de carboidratos.

Respondendo, portanto, à pergunta do título deste artigo, qualquer dieta que induza à restrição calórica vai funcionar, não apenas a low carb. Esse tipo de dieta pode se tornar insustentável ao longo prazo. Para algumas pessoas, quando bem elaborada por um profissional, a redução dos carboidratos pode ser benéfica durante certo período de tempo. O profissional da Nutrição saberá como equilibrar as quantidades corretas de carboidratos, gorduras e proteínas a fim de proporcionar à pessoa uma dieta possível de ser colocada em prática, sem causar os prejuízos mencionados anteriormente.

Se você é uma pessoa que deseja perder peso com qualidade, ou seja, reduzir a gordura corporal e manter a massa muscular, é necessária a elaboração de uma dieta individualizada em conjunto com a prática de exercícios físicos diários.

Um dos pontos de extrema importância é a adequação do consumo de proteínas, com o objetivo de evitar a perda de massa magra (músculo). Cada metabolismo funciona de uma maneira, portanto, caso as suas necessidades nutricionais não sejam respeitadas, as chances de você ter prejuízos com uma dieta são enormes. Assim sendo, antes de sair por aí restringindo sua alimentação por conta própria, seja seguindo a dieta da vizinha ou da blogueira que viu nas redes sociais, procure um profissional capacitado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário