Voltar a todos os posts

Existe dieta ideal?

12 de Outubro de 2016, por Rômulo Costa

O título do artigo é bastante sugestivo, mas saiba que se você o está lendo com intuito de saber se realmente existe uma dieta ideal, já te adianto que não há resposta. Elaborar uma dieta, seja visando à perda de gordura corporal, ganho de massa muscular ou melhora da saúde e qualidade de vida, não é tão simples como parece. Acima de tudo, diversos fatores devem ser levados em consideração na elaboração de um bom plano alimentar. Objetivo, idade, sexo, nível de atividade física, histórico de doenças, hábitos diários, preferências alimentares são apenas alguns fatores a serem analisados.

Diariamente, presenciamos profissionais endeusando alguns tipos de dieta, enquanto outras são demonizadas. No entanto, é necessário que se tenha muita cautela ao tratar desse assunto, pois a individualidade biológica de cada pessoa deve ser sempre respeitada.

Com a “onda fitness” digital que se faz presente em nosso cotidiano, qualquer indivíduo que se sinta apto, já se acha no direito de repassar informações sobre como melhorar nossa alimentação e nossa saúde para termos o corpo dos nossos sonhos. Infelizmente, muitos o fazem de modo desordenado, sem formação profissional e conhecimento dos processos envolvidos na elaboração de uma dieta individualizada.

Ao mesmo tempo em que o meio digital tem facilitado muito a nossa vida, com informações sérias e de grande importância, ele também traz consigo a oportunidade de qualquer pessoa publicar o que julga ser correto e importante para ela. Muitas vezes, publicam-se meramente com segundas intenções, seja para chamar a atenção e causar ibope ou com o intuito de obter outros tipos de vantagens, como ganho financeiro, por exemplo.

Dentre todas as dietas existentes (dieta de baixo carboidrato, dieta cetogênica, dieta paleo, dieta mediterrânea, jejum intermitente e outras tantas) nenhuma é superior à outra, independentemente do seu objetivo. Indivíduos diferentes possuem respostas diferentes quando inseridos em padrões de dietas semelhantes. Ou seja, uma dieta com baixo conteúdo de carboidrato pode se adequar perfeitamente para um indivíduo e ao mesmo tempo ser um desastre total para outro, pois tratamos de corpos, rotinas e níveis de atividade física discrepantes. Logo, o que deve ser realizado é a individualização do plano alimentar de acordo com o paciente a ser tratado.

No momento atual, é crescente a busca incessante da modificação e composição corporal para se ter um corpo “invejável” no verão que se aproxima. A procura por métodos milagrosos que visam à perda de gordura corporal e ganho de massa muscular de forma rápida é altíssima. Nessa busca, muitos caem em diversos protocolos de dietas e treinamentos extremistas, no entanto, o preço pode sair caro, pois, em muitos casos, sua saúde estará em jogo.

Devemos esquecer qualquer estratégia que prometa resultados rápidos e colocarmos o foco em adquirir bons hábitos alimentares, não apenas em um determinado período do ano, mas ao longo de toda a nossa vida. Apegue-se menos a modismos alimentares passageiros. Se mantiver uma boa regularidade com exercícios físicos diariamente e sempre agir com sabedoria quando for escolher os alimentos, a modificação corporal será uma simples conseqüência. Seguindo isso, iremos conseguir melhorias em nossos parâmetros de saúde e em nossa qualidade de vida.

O melhor estilo de dieta será sempre aquele que a pessoa conseguirá seguir durante maior tempo possível. Tome bastante cuidado com promessas milagrosas que lhe proporciona perda de peso e ganho de massa muscular de forma rápida, pois pode ser algo não sustentável ao longo prazo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário