Voltar a todos os posts

Qual tipo de açúcar é melhor?

28 de Novembro de 2016, por Rômulo Costa

O açúcar é considerado o grande vilão da alimentação

O consumo de açúcar pelo homem tem-se estabelecido cada vez mais de modo acentuado e podemos dizer que alguns dos fatores responsáveis por esse aumento são a modernidade, a vida cotidiana corrida e a industrialização. É notório que juntamente com esse aumento no consumo, aumenta-se também o número de pessoas obesas e com outros agravos como diabetes, hipertensão arterial, câncer, AVC, problemas hepáticos e cardiovasculares. Diante disso, muitas pessoas começam a buscar alternativas em substituição ao açúcar branco (cristal), o qual é amplamente combatido e tido como um dos maiores vilões para a saúde humana. Vários outros tipos de açúcares têm sido propagados como ótimas opções de trocas em relação ao açúcar branco. Será mesmo que essas trocas são tão eficazes o quanto muitas pessoas imaginam?

Uma das alternativas que temos visto muito é a troca do açúcar branco pelo açúcar mascavo e a sua propagação como uma ótima opção de consumo, principalmente para adoçar o nosso querido cafezinho do dia a dia. Na verdade, dentre os principais tipos de açúcar comercializados atualmente (mascavo, demerara e cristal), o mascavo é o que menos sofreu modificações desde o processo de extração, preparação e venda no comércio. Ele é a forma mais pura dentre todos os açúcares de cana comercializados, o que não quer dizer que ele é menos nocivo do que os outros.

O açúcar mascavo preserva muitas vitaminas e minerais que o açúcar cristal não possui. No entanto, o que devemos observar é que o impacto do açúcar mascavo na elevação da glicose sanguínea é praticamente o mesmo do observado no açúcar branco, o que não faz dele uma tão boa substituição. De forma simples, não é uma troca inteligente para quem deseja perder peso ou melhorar os parâmetros de saúde e qualidade de vida.  Principalmente para pessoas portadoras de diabetes, o seu consumo deve ser feito de forma moderada e acompanhado por um profissional da Nutrição.

Apesar de o açúcar mascavo possuir vitaminas e minerais, ele jamais deve ser utilizado por esse motivo, pois o conteúdo é muito pequeno se comparado com alimentos in natura, ou seja, que a própria natureza nos coloca à disposição (legumes, verduras, frutas, tubérculos etc.).  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar 25g. Muitos produtos industrializados já possuem açúcar em sua composição e devido ao alto consumo pela população, é de se imaginar que esse limite seja ultrapassado. É importante ressaltarmos que o efeito da farinha branca no nosso organismo é semelhante ao açúcar, portanto, também deve ser consumida com moderação.

Algumas outras alternativas também têm surgido, como o açúcar demerara e o açúcar de coco, sendo o demerara muito parecido com o açúcar mascavo e o de coco o mais “saudável” para o consumo. No entanto, os estudos com o açúcar de coco ainda são controversos e não nos dão uma interpretação confiável sobre a sua utilização. Outro ponto importante é que ambos os tipos de açúcar possuem a mesma quantidade de calorias. O que difere um tipo do outro é o quanto a ingestão impactará na elevação da glicose no sangue, sendo que esta deve ser controlada o máximo possível. Se for consumir açúcar, faça-o com moderação e escolha o mais escuro (mais puro), sendo as melhores escolhas o açúcar de coco e mascavo.

Para finalizar, deixo para vocês um desafio: deixem de adicionar açúcar no seu suco, no seu cafezinho ou qualquer outra bebida por duas semanas e você se surpreenderá com o resultado. Aprecie o sabor natural dos alimentos, pois não há necessidade alguma em alterarmos o gosto dos alimentos se ele já é disponibilizado em sua forma natural adequada para o consumo. Açúcar é açúcar e não fará falta alguma para o nosso organismo se deixarmos de consumi-lo no nosso dia a dia. Deixe para consumi-lo em ocasiões especiais e nunca o adicione a alimentos e bebidas já preparadas.

* Para adequações mais específicas e elaboradas, consulte um profissional da Nutrição de sua confiança.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário