Voltar a todos os posts

Reeducação alimentar na prática

13 de Janeiro de 2015, por Rômulo Costa

Ao falarmos em reeducação alimentar, nos vem à mente algum objetivo específico. Seja qual for ele, não devemos nos preocupar muito com o tempo para alcançá-lo. Pois isso pode desencadear uma série de manifestações emocionais que nos faz sabotar o planejamento e retardar todo o processo. O recomendável para quando se objetiva uma mudança mais eficiente na alimentação seria procurar a ajuda de um nutricionista, pois somente ele poderá adequar um plano individual, visto que uma recomendação pode ser ideal para uma pessoa e não será para outra. No entanto, nem todos possuem uma condição financeira favorável para isso. Diante disso, irei pontuar algumas dicas práticas e fáceis para inserirmos em nosso cotidiano, com o objetivo de melhorarmos a nossa saúde e a qualidade de vida.

De início, é bom ter em mente que não precisamos excluir algum tipo de alimento do nosso dia a dia, mas sim manter um equilíbrio de tudo o que se consome. Deve-se manter o devido controle na ingestão de alimentos industrializados, pois eles são um dos principais vilões para a nossa saúde. É viável deixar para comer alimentos não muito saudáveis em ocasiões especiais, não fazendo com que isso vire uma rotina indesejável na nossa vida.

Falando um pouco na prática, experimente se alimentar em pequenas refeições, de 3 em 3 horas e beba bastante água (entre 2 e 3 litros por dia), pois isso manterá o corpo hidratado e seu metabolismo mais acelerado. Dê preferência para alimentos realmente saudáveis. Corte alimentos muito adocicados e gordurosos, troque o pão francês pelo pão integral, o arroz branco pelo integral, acrescente aveia e outros grãos integrais (linhaça, chia, amaranto etc.) no seu café da manhã. Mantenha o controle na ingestão de bebidas adocicadas (refrigerantes e sucos) e álcool.

Escolha cortes de carnes magras (peito de frango, músculo, patinho, chã de dentro, alcatra, peixes, aves etc.). Introduza ovos na sua alimentação, de preferência no café da manhã. O ovo é considerado um dos alimentos mais completos do mundo, com alto teor de proteínas, vitaminas e minerais. Tudo isso, juntamente com alguma atividade física que lhe dê prazer, fará com que seus resultados sejam ainda melhores.

Uma mudança de hábitos não pode ter uma data para terminar, pois todo o sacrifício feito para mudar terá sido em vão e o peso perdido será recuperado novamente. As pessoas gostam muito de usar a palavra “regime alimentar”, mas regime é algo muito chato e monótono de se fazer. O correto mesmo seria colocar em prática uma reeducação alimentar que perdure por toda a vida, pois com certeza isso será mais eficiente em longo prazo.

Devemos parar de acreditar um pouco em tratamentos estéticos e nas “milagrosas” dietas da moda. Isso está longe de ser um processo eficaz de mudança de estilo de vida. Uma efetiva mudança no seu corpo e na sua saúde deve partir de dentro pra fora, educando a nossa boca e consequentemente o nosso estômago, fazendo com que nosso organismo trabalhe em condições favoráveis de funcionamento.

 A escolha por hábitos saudáveis e prática de atividades físicas diárias são mecanismos que contribuem muito para que possamos ter mais disposição, saúde e qualidade de vida. Não espere oportunidades perfeitas para iniciar uma mudança na sua alimentação, pois elas não existem. Comece hoje com pequenas mudanças e veja os efeitos refletirem no dia a dia.

 Aconselho às pessoas que possuírem disposição e objetivos mais específicos, um acompanhamento com um nutricionista gabaritado e de sua confiança, pois ele sim poderá lhe mostrar os caminhos mais seguros para sua mudança de estilo de vida.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário