Voltar a todos os posts

Você sabe o que é Sarcopenia?

16 de Fevereiro de 2018, por Rômulo Costa

O que é

O termo Sarcopenia pode ser interpretado como a perda de massa muscular e força muscular que ocorre com o processo de envelhecimento. Em alguns casos, prejuízos funcionais como uma simples caminhada e o abaixar para pegar algo no chão podem não ser tão fácil assim. A partir dos 30 anos, temos tendência a perder massa muscular com maior facilidade. Essa perda pode se acentuar ainda mais a partir dos 50 anos. Isso se deve a processos inflamatórios e alterações na funcionalidade do nosso metabolismo. No entanto, esse quadro pode ser atenuado, se tomarmos alguns cuidados.

Causas

A causa da Sarcopenia é multifatorial, mas a baixa ingestão de proteínas, de compostos antioxidantes e o sedentarismo são os principais responsáveis pelo aceleramento do processo. Sabemos que os idosos possuem dificuldades em ter uma ingestão alimentar adequada, seja pela redução do apetite ou devido a prejuízos no processo de mastigação. Com isso, o consumo alimentar fica prejudicado. Aos poucos, os vegetais e frutas (fontes de antioxidantes) e as carnes (uma das principais fontes de proteína da nossa alimentação) começam a desaparecer do prato.

Outros hábitos inadequados, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também contribuem para o agravamento do problema.

Consequências

Algumas das consequências da Sacorpenia ocorrem devido ao desenvolvimento do processo de fragilidade e fraqueza muscular que o indivíduo apresenta. Tudo isso pode aumentar o risco de quedas e fraturas. Diante disso, os gastos com tratamento médico, medicamentos e a permanência em hospitais também aumentam. O sistema imunológico fica comprometido, pois todo o organismo começa a apresentar sinais de debilitação.

O indivíduo com Sarcopenia possui maior risco de sofrer com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças coronarianas. Com isso, toda a qualidade de vida, não só de quem sofre com o problema, mas dos seus familiares, é prejudicada, pois a pessoa fica dependente dos cuidados de terceiros.

Prevenção e tratamento

Ajustar o consumo alimentar, principalmente de proteínas, é fator-chave para atenuar o problema. É necessário ter um consumo regular de carnes, leite, ovos e queijos, entre outros alimentos que são fontes de proteína. Diversos estudos têm demonstrado que o consumo de suplementos proteicos, como a Whey Protein pode ser recomendado em muitos casos. O suplemento pode facilitar o consumo adequado de proteínas do indivíduo, pois possui alta concentração de proteínas, no entanto, deve ser indicado por um(a) nutricionista ou médico.

Fontes de antioxidantes, como legumes, frutas e verduras, devem fazer parte do cardápio diário da pessoa. Caso o idoso tenha dificuldades no processo de mastigação, é interessante realizar uma adaptação no preparo dos alimentos, com o intuito de facilitar o consumo.

Exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida são coadjuvantes, porém, os estudos mostram que praticar musculação é essencial, pois é a principal atividade responsável pelo fortalecimento e desenvolvimento da nossa massa muscular. Saiba que a prevenção da Sarcopenia começa cedo, portanto, tenha boa alimentação e pratique exercícios físicos com regularidade.

Caso queira um acompanhamento mais individualizado, busque o auxílio de um(a) nutricionista para a readequação do seu consumo alimentar. Lembre-se também de realizar um trabalho de fortalecimento muscular com um profissional de educação física.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário