Voltar a todos os posts

Investigação Criminal

12 de Abril de 2020, por Camila Chaves

Na primeira edição da coluna de resenhas que o Jornal das Lajes apresentará a partir deste mês, trouxemos a série Investigação Criminal. Teve seu lançamento em 2018 no Netflix, quando seus direitos de exibição foram adquiridos pela plataforma, já que se tratava de um programa de televisão. Até agora, totalizaram oito temporadas com oito episódios cada. São vários documentários formados no formato de série e neles estão presentes casos de crimes famosos e que obtiveram grande repercussão no Brasil, como o dos Nardoni, Suzane Von Richthofen, Mércia Nakashima, Farah Jorge Farah, Champinha, Eloá Cristina, Caso Yoki, entre outros.

A série foi produzida pela Medialand e conta com a descrição dos investigadores, delegados e médicos legistas que foram responsáveis pelos casos. Em alguns episódios, a própria família ou amigos participam e falam sobre a vítima e como foi a tensão no momento real. Apesar de se tratar de um documentário que usa e abusa de termos técnicos, também há o uso de uma linguagem mais informal, o que facilita o entendimento.

A série possui a classificação etária de 16 anos, pois contém cenas fortes. Para melhor demonstrar a situação ocorrida, é apresentada uma ilustração que simula exatamente como foi o ocorrido e também sons, como de pessoas gritando e/ou crianças chorando. Os espectadores estão em dois extremos: ao mesmo tempo em que algumas pessoas acham bom, por deixar o mais perto possível da realidade, outras julgam desnecessário e dizem sentirem-se desconfortáveis.

Em uma visão geral, fez bastante sucesso. É muito admirada não só por pessoas que, assim como eu, são fascinadas pela área de investigação, como também por milhares de cidadãos que apenas prezam pela justiça e gostam de se inteirar das coisas que acontecem em nosso país. Vale muito a pena assistir.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário