“... agora estou em Salva Terra”


Conheça o Município

André Eustáquio / Cláudio Luis Resende0

Distrito de Jacarandira

Formação histórica

Ouço falar que no tempo de uma guerra, vieram alguns homens e se esconderam por aqui. Moraram por muito tempo na serra. Quando a guerra acabou, um deles falou: ‘graças a Deus, Salva essa terra’”. Essa história contada pelo Sr. Azevedo, proprietário da Fazenda Salva Terra, é o único relato que se tem da origem do antigo nome do Distrito de Jacarandira. Sem documentos para comprovar, mas ouvindo as pessoas e observando a região, chegamos à conclusão que toda a área um dia pertenceu à Fazenda Salva Terra, que hoje se constitui como a principal propriedade do Distrito.

Erguida pelo Padre Damaso, provavelmente no início do século XIX, a fazenda atualmente conserva uma fachada do início do século XX, quando se deram as modificações feitas pelo então proprietário, Sr. Francisco Coelho da Silveira (Chico Coelho). A obra terminou no dia 15/10/1932. A casa é ampla e composta de grandes salões que ostentavam, no passado, o luxo e a exuberância da aristocracia rural. A área em que a fazenda foi construída é de descomunal beleza. Quem chega a Jacarandira logo percebe a majestosa fazenda que tem como atrativo principal uma magnífica cachoeira bem no quintal.

Atualmente, a fazenda Salva Terra pertence ao Sr. Antônio Azevedo Santiago, que a comprou do filho do Sr. Nicodemus Coelho Leão, a quem serviu como amigo até a sua morte e também à sua esposa Dona Maria Raimunda da Conceição (Dona Maroca). Quando o Sr. Azevedo comprou a Salva Terra, ela possuía 110 alqueires de terra. Hoje possui 55; sendo que na época, ele comprou apenas 50% da fazenda.

A fazenda herdou o nome do lugar que, de Salva Terra veio a se chamar Jacarandira. Pesquisando acerca da origem do Distrito, voltamos ao ano de 1946, sendo prefeito de Resende Costa o Dr. José Vilela Costa Pinto. O Prefeito, “usando das atribuições que lhe confere o art. 12, nº 1 do decreto-lei federal nº 1202, de 8 de abril de 1939, dispõe sobre a delimitação do perímetro urbano e suburbano da Vila de Jacarandira”. O decreto – lei nº 37 é de 10 de junho de 1946; sendo que a partir de um decreto – lei estadual nº 1058 de 31 de dezembro de 1943 elevava a Vila de Jacarandira a Distrito de Jacarandira. A origem do nome veio do Ribeirão do Jacarandá, um dos mananciais que passam pelo local. Neste mesmo ano começou a construção da atual estrada que liga o Distrito a Resende Costa, bem como os mata-burros na serra da Galga.


População e estrutura fundiária

No Distrito de Jacarandira existem aproximadamente 300 casas residenciais, sendo que grande parte delas encontra-se fechada, com uma população em torno de 500 habitantes.

O número de estabelecimentos rurais em torno do Distrito não ultrapassa 100 propriedades rurais, sendo que a maioria dos proprietários também tem casa na sede do Distrito.


O Sr. Nicodemus Coelho Leão

2º proprietário da Fazenda Salva Terra, o Sr. Nicodemus entrou para a história de Jacarandira. De acordo com os depoimentos de pessoas que conviveram com ele, sempre foi preocupado com o desenvolvimento do lugar. Absorvido pelos problemas da fazenda, o Sr. Nicodemus ainda achou tempo para pensar na criação de uma banda de música no distrito. Fato raro para a época, sobretudo em uma comunidade rural. Mas, não foi só um sonho, já que em 1955 a 1ª banda de Jacarandira tocava as primeiras notas e acordes pelas ruas do bucólico lugar.

A partir do ditado popular: “por detrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”, podemos entender a vida do casal Nicodemus Coelho Leão e sua esposa Dona Maria Raimunda da Conceição (Dona Maroca). Dona Maroca foi a primeira professora de Jacarandira. Lecionando por muitos anos no Distrito, ela alfabetizou, formou consciência e ajudou seus alunos a entenderem que o mundo e a vida vão além da Serra da Galga.


O Sr. Geraldo Nery Gouveia

Maestro da Lira São Sebastião, o Sr. Geraldo aprendeu música com Moisés de Paula, da cidade de Morro do Ferro. Junto com Nicodemus Coelho, o Sr. Geraldo ajudou a criar a primeira banda e a atual, da qual é regente desde a sua fundação no dia 14/02/1976.

“Naquele tempo tudo era mais difícil. O Moisés saía de Morro do Ferro aos sábados para ensinar música aqui em Jacarandira. A gente estudava nas noites de sábado para domingo e de domingo para segunda, até formar a primeira banda em 1955”, disse o maestro, lembrando a sua formação musical. Devido ao fato de os instrumentos serem de propriedade da igreja, a banda durou muito tempo. Só acabou porque muitos músicos foram morrendo e outros mudaram de Jacarandira.

“Passados 12 anos, o Sr. Nicodemus manifestou a vontade de formar outra banda, mas só que desta vez houve a preocupação de encontrar pessoas dispostas a ficar em Jacarandira. Arrumei caderno para todo mundo e a banda começou de novo, e continua até hoje”, diz o Sr. Geraldo Gouveia. A Lira São Sebastião está presente em todas as festividades religiosas e cívicas do distrito, além de participar de encontros de bandas em toda a região.

O Senhor Geraldo dá um exemplo de que ao ensinar incessantemente a música e confiar nos jovens estaremos garantindo a tradição e a continuidade da cultura musical. “Com fé em Deus e pé na tábua”, como ele mesmo diz, o Sr. Geraldo Gouveia fez e continua fazendo a história musical de Jacarandira.


A cultura de um povo

Quem participa das festas de Jacarandira pode constatar a presença de um povo educado e acolhedor. Preocupado sempre com o trabalho que dignifica, o povo de Jacarandira tem consciência da sua missão para com a sua terra. A presença de vereadores do Distrito na Câmara Municipal de Resende Costa, em várias gestões é uma prova disso. O modo de ser e de viver do povo de Jacarandira reflete um compromisso com o desenvolvimento do lugar; fato este que levou o Distrito no patamar onde ele se encontra hoje, ou seja, um lugar que oferece qualidade de vida.

Dentre as festas no decorrer do ano, destaque para a famosa festa dos três dias, que acontece no terceiro fim de semana de agosto. Celebra-se Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário e o Padroeiro São Sebastião. É um fim de semana de muita animação, com shows e barraquinhas, além é claro da presença de muitos filhos de Jacarandira que moram em cidades distantes e escolhem a festa como momento de reencontro.

Outra festa que merece destaque é a Semana Santa. Padre Ermínio Ignácio e Padre Fernando Salomão, naquele tempo seminaristas da Diocese de São João del-Rei, foram os precursores que levaram para Jacarandira, no ano em que foram incumbidos pelo Monsenhor Nelson, a responsabilidade pelas solenidades e piedade, que são marcas originais da Semana Santa de Resende Costa. Nos dias atuais, a Semana Santa de Jacarandira é uma opção de fé e de turismo. Acompanhar as belas imagens do Senhor dos Passos e de Senhora das Dores, ambas esculpidas pelo artista Resende-costense Valcides Arvelos, pelas ruas do Distrito, ao som da lira São Sebastião, é uma experiência que vem encantando a todos que vão até lá. 


Infra-estrutura

Jacarandira está distante 42 Km de Resende Costa e apenas 18 Km de Passa Tempo. Muita gente vai para Passa Tempo, entre outras atividades, com o intuito de estudar, justamente pela pequena distância. A pouca distância entre Jacarandira e Passa Tempo favoreceu e ainda favorece o intercâmbio entre os dois lugares.

Baseado nisso, houve, há muitos anos, especificamente no tempo do Prefeito Renato, da cidade de Passa Tempo, um movimento, ou melhor, um desejo de passar Jacarandira para o referido município. Entretanto, foi apenas, como foi dito, um desejo movido pelos 18 km contra os 42 que separam Resende Costa do Distrito. Jacarandira é essencialmente Resende-costense, além de ser um dos maiores orgulhos de nossa terra. Uma prova disso é a infra-estrutura com a qual o Distrito hoje pode contar. 

Apesar de não possuir rodovia de acesso asfaltada, sendo que o escoamento da produção e principais mercados se encontram na região do Sul de Minas e Centro-oeste de Minas, o Distrito conta com infra-estrutura quanto ao acesso aos principais serviços públicos, em especial A CEMIG e a TELEMAR.

 A EMATER-MG com escritório local na sede do município e corpo técnico composto por 1 Extensionista Agropecuário, 1 Extensionista na área de Bem Estar Social e 1 Secretário, atende  todo o município e também ao Distrito com assistência técnica ao produtor rural e sua família, além da prestação de serviços e apoio aos projetos desenvolvidos pelo Conselho Comunitário Salva Terra, que representa os interesses da comunidade local.

O Serviço de Educação compreende a existência de uma Escola Estadual, com apoio do poder público Municipal.

O Serviço de Saúde atende todo o Distrito através de postos de atendimento e estagiários de medicina do Internato Rural.


Um lugar onde a natureza foi generosa

O Distrito de jacarandira, localizado na sub-região centro oeste do município de Resende Costa, Limita-se com os Municípios de São Tiago, Passa Tempo, Desterro de Entre Rios e Oliveira. A Serra da Galga separa o Distrito do resto do município. As águas que correm por lá se destinam ao Rio Pará, compondo o Córrego Jacarandá, posicionado no alto da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.

 Com relação à vegetação, a região caracteriza-se pela presença de espécies tanto da floresta tropical, como de cerrado, pastagens artificiais, manchas arbóreas nos topos de elevações e ciliares.

 A serra da Galga (altitude em torno de 1.200 a 1.300 metros) é o principal ponto de relevo, cuja importância se dá pelo fato de ser divisor de águas, impondo um cenário de rara beleza e singularidade única nos seus aspectos de flora e fauna.

A cachoeira

Da histórica varanda da Fazenda Salva terra ouvia-se na manhã de segunda feira (dia em que fizemos esta reportagem) os ruídos da majestosa cachoeira. A curiosidade nos levou até lá, onde pudemos vislumbrar o seguinte cenário: O insistente sol da manhã fazia reluzir as águas claras que correm ferozmente sobre a imensa laje. A água se espalha pelo rochedo formando quedas, corredeiras, terminando num remanso volumoso e agitado.

Generosa, a natureza presenteou Jacarandira com mirantes, cachoeira, vales e montanhas. A beleza descomunal da serra da Galga desvela um horizonte de se perder de vista.

Quantas pessoas passam desatentas e não gozam das maravilhas naturais do único distrito de Resende Costa!