2 de Junho

Programação cultural inédita marca solenidade de entrega da medalha “José de Resende Costa”


Cultura

André Eustáquio0

Solenidade da entrega da medalha José de Resende Costa no Teatro Municipal (Foto Cássio Almeida)

A cerimônia oficial do aniversário de emancipação política do município de Resende Costa aconteceu pela primeira vez no Teatro Municipal. Neste ano, em que o município completou 105 anos de emancipação, a solenidade de entrega da medalha de honra ao mérito “José de Resende Costa” aos servidores municipais e cidadãos homenageados pelo Poder Público Municipal foi marcada por um inédito sarau, que contou com a participação da Banda de Música Santa Cecília, coro da Orquestra Mater Dei, além de artistas locais.

Diversas autoridades municipais, representando os poderes Executivo e Legislativo, participaram do evento. O prefeito municipal Aurélio Suenes de Resende destacou em seu discurso algumas características que fazem de Resende Costa uma “cidade verdadeiramente especial”. “Resende Costa recebeu recentemente o status de cidade de Minas que apresenta o menor índice de criminalidade violenta. Isso é resultado da dedicação do nosso povo ao trabalho e aos estudos. Temos muito que comemorar esses 105 anos”, festejou o prefeito.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda Santa Cecília e coro da Orquestra Mater Dei. Os dois grupos musicais executaram também o Hino de Resende Costa, composto pelo saudoso professor resende-costense Abel Lara.

 

Homenageados

A legislação municipal prevê que no aniversário de Resende Costa sejam indicados pelo Executivo e/ou Legislativo servidores municipais e cidadãos que se dedicam e/ou se dedicaram na realização de importantes trabalhos em favor do município, para serem agraciados com a medalha de honra ao mérito “José de Resende Costa”.

Neste ano, foram homenageados o atleta resende-costense Luiz Nei Resende, o ex-vereador do município João de Souza Campos e os servidores municipais pelos 25 anos de serviços prestados à municipalidade: Fernanda Mendes de Almeida, Jordânia da Fonseca e Resende e Antônio Jesus da Costa Melo. O servidor destaque da edição deste ano da medalha “José de Resende Costa” foi José Antônio de Sousa Reis, chefe da Divisão de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal.

 

Sarau

Pela primeira vez desde que foi criada a solenidade oficial de entrega da medalha de honra ao mérito “José de Resende Costa”, o evento contou com apresentações culturais. “Resolvemos fazer um evento diferente, um sarau, para conferir um caráter cultural à programação”, disse o idealizador e coordenador da cerimônia deste ano Lucas Lara, chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura Municipal.

O público presente aplaudiu a iniciativa inédita e, especialmente, os talentosos artistas resende-costenses que brilharam na noite do dia 2 de junho no Teatro Municipal: Wagner e Eduardo (duo de flauta e violão), a jovem Raquel Miriã, que declamou os versos do poema “Canção do Exílio” – releitura de Gonçalves Dias pelo escritor e poeta resende-costense Evaldo Balbino, e a cantora Carol Brasil, que interpretou a bela canção “Seio de Minas”, de Paula Fernandes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário