Agenda de eventos culturais e religiosos em 2020 de Resende, norte de Portugal


Cultura

José Venâncio de Resende0

Festa da cereja, principal produto de Resende, Portugal.

O lançamento do livro “Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde” (Chiado Editora), no dia 16 de maio às 16h, na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, é um dos eventos previstos na agenda de 2020 do Município de Resende, às margens do Rio Douro no distrito de Viseu. O livro é uma espécie de “viagem” pelas cidades resendenses de Resende (norte de Portugal), ilha de Santa Maria (Açores), Lagoa Dourada, Resende Costa e Nova Resende (Minas Gerais), Cidade de Praia (Cabo Verde) e Cabanas do Viriato/Carregal do Sal (Portugal continental).

Entre os eventos (culturais e religiosos) do Concelho de Resende em 2020, destacam-se a Festa das Cavacas (28 a 29 de março), a Festa de Santa Maria de Cárquere (26 de Maio), o Festival da Cereja (30 e 31 de maio) e as Festas da Labareda (25 a 29 de setembro).

A XIII Festa das Cavacas, que acontecerá no Largo da Feira, vai reunir produtores em cujos estandes serão vendidos as famosas cavacas de Resende e vinhos da região. Os dias serão animados com música e dança e, simultaneamente, haverá uma exposição elucidativa deste doce regional, que inclui a própria receita. O tradicional doce é feito de ovos, açúcar e farinha, mexido a mão e cozido em fornos a lenha.

Já a Festa de Santa Maria de Cárquere (no quarto domingo de maio) é uma peregrinação medieval que reúne procissões de 15 paróquias da zona pastoral de Resende, entre elas a de Cárquere que desfila com o andor da imagem. A devoção a Santa Maria de Cárquere lembra a cura (verdadeira ou lendária) de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, no século XII. O rei teria nascido com uma deficiência nas pernas que o impedia de andar, sendo então levado pelo seu aio, D. Egas Moniz, à igreja de Cárquere onde teria sido curado. Além disso, está relacionada com a época crítica da produção agrícola (risco de perdas por problemas climáticos e de pragas) e com o mês dedicado a Nossa Senhora.

Uma semana depois, acontecerá o XX Festival da Cereja que, desde 2001, reúne dezenas de barracas de produtores no Largo da Feira. A feira consiste numa mostra e venda de cereja e produtos de artesanato com motivos de cereja. Durante dois dias, os produtores de cerejas e artesanato comercializam os seus produtos e interagem com moradores locais e turistas. Simultaneamente, há animação de rua, animação musical e lançamento de fogos de artificio. No segundo dia de festa, acontece, a partir das 15 horas, um cortejo temático sobre a cereja, no qual participam mais de mil figurantes (alunos e professores do concelho), vestidos a rigor, com carros alegóricos sobre o tema, enchendo as ruas da vila de um colorido e alegria contagiantes.

Festa das Labaredas

A Festa das Labaredas, também no Largo da Feira, tem a duração de uma semana e terminam no dia 29 de Setembro, feriado municipal em que se comemora, em Resende, S. Miguel Arcanjo, padroeiro de Anreade. Neste dia, celebra-se, desde tempos imemoriais, a Feira Anual de S. Miguel, primeiro nos enormes e frondosos soutos do lugar de Vinhós, antiga sede do Concelho; depois, no lugar da Feira, na nova Vila de Resende.

O dia de S. Miguel marcava antigamente - e ainda marca - o final das colheitas agrícolas e a mudança de caseiros: um caseiro deixava uma quinta (por não querer mais fazê-la ou por ter sido despedido pelo patrão) e outro tomava conta dela. Como era preciso avaliar os animais da quinta, vendê-los ou comprá-los, se realizava em cada ano, no dia certo, a Feira de S. Miguel.

Em meados do século passado, alguns funcionários na Câmara Municipal quiseram ampliar a festa, levando a efeito, no pátio da antiga Câmara ou Largo do Concelho, uma noitada com luzes, fogos de artifício e baile popular. Com o êxito da noitada e o exíguo espaço do pátio da antiga Câmara, no ano seguinte mudou-se a festa para o Jardim Municipal. Começando as noites de fim de Setembro a ficarem frias e escuras, os promotores da festa decidiram acender fogueiras no meio do Jardim Municipal.

O povo achou graça das tais fogueiras e, sem ordem ou conselho de ninguém, passou a chamar as festas do concelho de Festa das Labaredas. A passagem das labaredas das fogueiras para as labaredas dos corações foi quase imediata, já se vê: os poetas populares não demoraram a fazer quadras de amor e os namorados não tardaram a mandá-las uns aos outros, durante o bailarico e a noitada.

Outros eventos

Outros eventos patrocinados pela Câmara Municipal são: “Vox Angelis” Concerto do centenário de Amália Rodrigues (6 de março, Auditório Municipal); Caminhada do Dia da Mulher (8 de março); Dia Mundial do Teatro - Peça de teatro da Oficina de Teatro Eça Agora (28 de março, Auditório Municipal); Dia dos Monumentos e Sítios (18 de abril, Museu Municipal); Dia Mundial do Livro (23 de abril, Biblioteca Municipal); Dia Internacional da Família (17 de maio); Dia Internacional dos Museus (23 de maio, Museu Municipal); Fins de Semana Gastronômicos (22 a 24 de maio); Dia Mundial da Criança (1º de junho); Dia das Bibliotecas (1º de julho, Biblioteca Municipal); Dia Mundial dos Avós (26 de julho); Caminhada do Dia Mundial do Alzheimer (20 de setembro); Atividade “Reviver” (21 de setembro, Jardim 25 de abril); Dia do Idoso (4 de outubro); Dia internacional da eliminação da violência doméstica contra as mulheres (28 de novembro); Dia internacional das pessoas com deficiência (5 de dezembro).

Outras festividades religiosas: S. Pedro (Freguesia de S. Pedro de Paus, 30 de Junho); S. João Baptista (Freguesia de Felgueiras, 23 de Junho); S. Pelágio (Freguesia de Ovadas, 30 de Junho); Santíssimo Salvador (Padroeiro de Resende, 6 de Agosto); S. Lourenço (Freguesia de Panchorra, 11 de Agosto); Senhora da Assunção (Freguesia de Barrô, 15 de Agosto); Senhor dos Aflitos (Freguesia de S. Cipriano, 18 de Agosto); Senhora da Guia (Freguesia de S. João de Fontoura, 18 de Agosto); Senhor do Calvário (Freguesia de S. Martinho de Mouros, 25 de Agosto); S. Miguel Arcanjo (Freguesia de S. Miguel de Anreade, 6 de Outubro).

Fonte: Câmara Municipal de Resende, Padre Joaquim Correia Duarte e livro “Cidades e Resendes” (Chiado Editora).

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário