Cia Teatral ManiCômicos encerra Festival de Cultura de Resende Costa


Cultura

Carla Gomes de Oliveira0

A peça foi apresentada em frente a sede da Câmara Municipal

Contar as histórias de oito municípios da região e uma interatividade entre público e atores. Assim foi o encerramento do Festival de Cultura de Resende Costa, dia 18 de outubro, com a peça “Domdeandar”, da Cia Teatral ManiCômicos.

A chefe do departamento de cultura da prefeitura de Resende Costa, Solange Maria do Carmo Silva Daher, ficou impressionada com o elevado público. “Tinha bastante gente, as pessoas tiveram uma interatividade com os atores muito peculiar. O festival não poderia ter um encerramento melhor”, concluiu Solange. Os atores do “Domdeandar” tiveram a mesma impressão. “As pessoas permaneceram concentradas durante todo o espetáculo. Nunca fiz uma apresentação tão próxima ao público. Foi uma experiência gratificante”, disse a atriz Cyntia Botelho.

O espetáculo conta a estória de Fernando na resignada busca pelo amor de sua vida. Na sua infância este sentimento já desponta, embora ainda delineado pela pureza da infância. O tempo passa e ele se vê alijado da presença de sua amada e do carinho das pessoas que o rodeiam... Tem início, então, a procura pelo seu grande amor... O que o norteia por este caminho desconhecido são os relatos um tanto embaçados daqueles que conviveram com ela. Nessa busca, Fernando descobre novas paisagens, novos amigos e se emaranha em aventuras desafiadoras... Caminhos de religiosidade, fé, estórias, paisagens, personagens, sabores e muito humor tecem a trama desta bela estória.

A peça é a décima primeira da Cia Teatral ManiCômicos. Criada especialmente para a rua, a peça foi inspirada na pesquisa sobre a diversidade cultural de Minas Gerais nas cidades de Barroso, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Resende Costa, São João del-Rei e São Tiago. No “Domdeandar” alguns elementos de cada cidade ganharam um destaque especial. Contudo, isto não quer dizer que aquele espectador que não conhece ou não é morador destes lugares visitados não possam se reconhecer na estória que ali corre.

O espetáculo foi fundamentado em uma pesquisa desenvolvida pelo Projeto Dom de Minas que teve o intuito de dar visibilidade aos elementos que caracterizam tão propriamente as nossas Minas Gerais. “Ao percorrermos estas cidades não adentramo-nos somente nas suas singularidades, pois nos é possível ver ali a multiplicidade do que é ser mineiro, este habitante das montanhas, das fazendas, homem de fé, de mãos habilidosas e muitos causos. Além da inspiração enriquecida pelas estórias destas cidades mineiras”, explicou o diretor da peça Juliano Pereira que lembra que a Cia Teatral ManiCômicos também se alimenta da obra do escritor mineiro Fernando Sabino para montar a peça. 


Zona rural

Solange Daher destacou também a apresentação feita no povoado de Ribeirão. “A companhia foi com o espetáculo ‘O grande dia’ e chamou a atenção de toda população da zona rural da região. Tivemos a oportunidade de ter uma apresentação teatral na cidade e outra na zona rural”, comemorou Solange.