Civilidade e tolerância mútua no debate político


Editorial

0

No último dia 7 de novembro, faltando apenas uma semana para as eleições municipais ocorridas neste domingo (15), a Rádio Inconfidentes FM e o Jornal das Lajes realizaram o tradicional debate eleitoral, com a presença dos três candidatos a prefeito de Resende Costa: Adilson Resende (coligação Avante, PT), Alemão (PSL) e Zinho Gouvea (coligação PSDB, PSD e MDB). O debate aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal e foi transmitido ao vivo pela Rádio Inconfidentes FM, facebook e Instagram.

Eleições geralmente mexem com as paixões dos eleitores, especialmente quando se trata de pleitos municipais, afinal muitos candidatos convivem conosco no dia a dia do trabalho, do convívio social e da família. Essa proximidade, porém, tem seu lado positivo e também seu lado negativo. O lado bom é que estarmos próximos de quem pleiteia ser prefeito ou vereador nos possibilita conhecer razoavelmente a personalidade, a capacidade e o interesse público dos postulantes. Já o lado negativo é que a disputa pelo poder divide opiniões, incendeia paixões e, não raro, causa discórdias entre famílias e amigos.

Em muitas cidades pequenas do interior, disputas eleitorais costumam causar enormes transtornos que destoam da proposta democrática. Brigas entre candidatos e entre eleitores, tais como ocorre entre torcidas organizadas, chegam a transformar algumas eleições em verdadeiros pesadelos, ao invés de serem uma festa plena e bonita da democracia. Resende Costa, até hoje, vem dando bom exemplo de serenidade, civilidade e tolerância mútua durante os processos eleitorais. Isso não significa que não haja disputas aguerridas por aqui, até porque o que está em disputa é o poder municipal tão cobiçado pelos partidos e suas lideranças.

A maior prova de que em Resende Costa conseguimos manter a civilidade e a cordialidade durante as eleições é a possibilidade que temos de organizar debates contando com a presença dos candidatos sentados lado a lado. Desde 2008, quando realizamos o primeiro debate, o eleitor anseia pelo encontro democrático promovido pelos dois veículos de comunicação do município.

Muito se espera de um debate como sendo o grande evento da campanha, capaz inclusive de decidir os rumos das eleições. Alguns eleitores chegam ao dia do debate indecisos, já outros esperam ansiosos para torcer pelo bom desempenho do seu candidato já escolhido. Fato é que o debate pode ser um divisor importante na reta final de uma eleição, sobretudo quando tendências apontam para uma disputa apertada.

Neste ano, devido às normas de prevenção ao novo coronavírus, as campanhas eleitorais ficaram limitadas quase que exclusivamente às rede sociais. Não houve grandes eventos de rua, como comícios e carreatas, a fim de evitar aglomerações. O corpo a corpo dos candidatos com os eleitores foi reduzido a breves visitas nas casas e a encontros fortuitos nas ruas.

O debate eleitoral 2020, organizado pela Rádio Inconfidentes e pelo Jornal das Lajes, obteve grande audiência e repercussão tanto no centro urbano quanto na zona rural do município de Resende Costa. O velho radinho de pilha e as telas de celulares e computadores: tradição e modernidade colocaram os eleitores resende-costenses, no último dia 7 de novembro, atentos à contenda entre Adilson, Alemão e Zinho e, assim, todos puderam conhecer melhor as ideias e propostas dos três candidatos.

Enfim, o debate eleitoral mais uma vez cumpriu o seu papel de colaborar para que as eleições sejam de fato uma festa da democracia. Todos saíram vitoriosos – mais ainda o eleitor, que pôde confirmar que na política devem sempre prevalecer a tolerância mútua, a civilidade e a cordialidade. O debate nos ensina que numa disputa eleitoral madura, em que candidatos e eleitores são conscientes da importância do voto e da vitalidade de uma saudável troca de ideias, lados opostos devem ser somente adversários, jamais inimigos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário