Colônias têm participação elevada nos casos da Covid-19 em São João del-Rei

Correção: o número de casos das Colônias soma 49 infectados, abrangendo os bairros Marçal, Giarola, Felizardo, Jardim Aeroporto, Alto das Águas e Solar da Serra.


Saúde

José Venâncio de Resende0

O bairro são-joanense Colônia do Marçal já possui 31 casos confirmados com a Covid-19, de acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretária Municipal de Saúde. O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de São João del-Rei aponta que este número é bem superior ao de bairros da cidade como Bonfim, Tijuco, Colônia do Giarola e Matosinhos.

O economista Aluizio Barros, professor aposentado da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), comparou, em seu facebook, os números de casos das Colônias e da “Grande Matosinhos” e deixou a pergunta: Por que as Colônias têm mais do que o triplo de casos do “maldito vírus”?

Barros referia-se aos números divulgados no dia 17. “Por que será que o número de casos confirmados da Covid-19 (135 no dia 17) é muito maior nas Colônias, incluindo Colônia do Felizardo, Alto das Águas, Solar da Serra e Jardim Aeroporto (48)? Matosinhos, junto com Vila Santa Terezinha, Pio XII e Bom Pastor, têm somente 14 casos confirmados.”

A divulgação de dados atualizados no dia 18 confirma que a participação das Colônias continua elevada. Do total de 142 casos, as Colônias responderam por 49 e a Grande Matosinhos por 17 infectados pelo vírus. O que confirma a análise do professor Aluizio Barros. 

As Colônias, com 10 mil habitantes (último censo do IBGE em 2010), estão entre os bairros mais populosos da cidade, superadas apenas por Matosinhos (20 mil) e Tejuco (quase 16 mil). O outro são Fábricas, com 9 mil habitantes.

A população da cidade era de 76 mil habitantes, de acordo com o IBGE (2010). No município, incluindo os distritos, eram 84 mil habitantes. A cidade cresceu e tem cerca de 90 mil habitantes em 2020, estima Barros. “A Colônia do Marçal foi o bairro que mais cresceu na década de 2000 a 2010. Na década seguinte, continuou o grande crescimento mas não sabemos ainda sua dimensão.”

“Vamos supor que a população desse bairro tenha aumentado de 50% (nenhum bairro cresceu mais do que isso na década anterior), e hoje teria 15 mil habitantes. Podemos tranquilamente dizer que as Colônias continuam ainda com população bem menor do que Matosinhos, que tinha 20 mil em 2010, e hoje terá mais do que isto.”

O percentual de idosos em Matosinhos (12% da população do bairro) é superior ao das Colônias (10%), de acordo com Barros com base nas informações do censo do IBGE. “Quem conhece os bairros da cidade, sabe que nas Colônias a população e as residências são bastante dispersas no espaço, ao passo que em Matosinhos existe maior aglomeração de pessoas. Portanto, com população maior, mais aglomerada, e com maior proporção de idosos, esperava-se que houvesse mais casos na Grande Matosinhos do que nas Colônias.” Um desafio para o pessoal técnico da área de saúde do município.

Posição estratégica

É bom lembrar que as Colônias são um importante corredor, por onde passa a rodovia BR-383 que liga São João del-Rei a cidades da microrregião do Campo das Vertentes, como Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Prados e Resende Costa. Aliás, muitas pessoas das cidades vizinhas moram nas Colônias.

Uma região que “se tornou vulnerável ao vírus causador da Covid-19”, com o avanço do novo coronavírus para o interior do Brasil, diz o editor do JL, André Eustáquio, ao comentar o artigo de Fernando Chaves publicado pelo jornal. “Os casos confirmados nas cidades da região estão aumentando a cada dia, com destaque para a assustadora disparada no número de confirmações para Covid-19 em São João del-Rei, que registrou ontem o terceiro óbito - uma mulher de 80 anos que apresentava comorbidades. Em Resende Costa já são três casos de Covid, sendo o terceiro confirmado através de teste rápido.”

Na região das Vertentes, São João del-Rei parece estar vivendo uma disparada nos casos da COVID-19, diz Chaves. Sem dúvida, o município é uma das maiores fontes de contaminação para as cidades vizinhas, como Resende Costa, pois SJDR desempenha a função de cidade polo e recebe, cotidianamente, gente de toda a região para diversos tipos de atividades. Além disso, São João del-Rei tem se demonstrado uma das cidades mais flexíveis da microrregião no que se refere às medidas restritivas durante a pandemia.   

Veja a íntegra do artigo:

Coronavírus no Campo das Vertentes: São João del-Rei é principal porta de entrada e vive disparada no contágio - https://www.jornaldaslajes.com.br/colunas/com-politica/coronavirus-no-campo-das-vertentes-sao-joao-del-rei-e-principal-porta-de-entrada-e-vive-disparada-no-contagio/1397?fbclid=IwAR1pIU2XO1tsDbJn2f9IVtLL2ggMy9a-8t4PSKIxWHH5dQBVAP-Zq_fhV_Q

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário