Cores da saúde

Prevenção às doenças e promoção da vida


Saúde

Vanuza Resende0

Resende Costa, assim como a maioria das cidades do país e do mundo, vestiu a cor rosa no mês de outubro, com o objetivo de ligar o alerta para o câncer de mama. Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população). Fazer o autoexame e a mamografia é imprescindível para a prevenção de uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial.

Uma caminhada organizada pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) percorreu algumas ruas da cidade, no dia 12 de outubro, com 226 pessoas inscritas. Iara Carvalho, educadora física da Prefeitura Municipal de Resende Costa, falou sobre a 1° caminhada do outubro rosa na cidade. “Tinham mais de 100 pessoas às 8h00 da manhã no feriado. Foram muitas mulheres, em especial idosas. Todo mundo que nós convidamos foi com a maior energia. A gente foi fazendo uma caminhada brincando, batendo palmas para o pessoal ir se distraindo”.

As organizadoras disseram que o principal intuito foi fazer algo que chamasse a atenção e mobilizasse as pessoas sobre os cuidados com a saúde. Por isso, a criação de uma gincana que envolveu vários setores da cidade durante todo o mês. Camila Andrade, coordenadora do NASF, núcleo de apoio do setor da família, comentou sobre as provas da gincana que contou com três equipes, amarela, branca e vermelha. “A gente quis chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama e formamos equipes, elas foram muito competitivas e  adoramos isso, a gincana deu muito certo”. O encerramento da gincana aconteceu na terça–feira, 25 de outubro, no CPP. A equipe branca venceu a competição que teve diversas provas, uma delas foi a arrecadação de alimentos para o Hospital Nossa Senhora do Rosário e o Lar São Camilo. As três equipes arrecadaram juntas 525,5 kg de alimentos. “ O objetivo da gincana foi o mesmo da caminhada, que é a prevenção contra o câncer de mama para o maior público possível. Houve desde crianças a idosas nas equipes vermelha, branca e amarela. Conseguimos atingir o nosso objetivo”, disse Camila.

Os próximos passos são continuar na luta pela prevenção de outras doenças. Em novembro, o azul veio para representar o combate contra o câncer de próstata e o  vermelho, em dezembro, vai fechar o ano com a prevenção da AIDS.

 

Na espera pela mamografia

Em contraponto à campanha, Resende Costa não está realizando mamografias pelo SUS. Paloma Sabrina trabalha a um ano como auxiliar administrativa na Secretaria de Saúde da cidade. “A questão das mamografias tem sido um pouco problemática. O SUS (Sistema Único de Saúde) cobre as mamografias das mulheres que têm entre 50 e 69 anos, considerada para o SUS idade de risco. Até ano passado, 39 a 49 também entravam no quesito idade de risco. Após um estudo, o SUS retirou as mulheres compreendidas nessa faixa etária”, explicou Paloma.

Após receber o pedido de mamografia por um médico, é necessário que a paciente leve esse pedido até o PSF, onde será providenciado um protocolo. O agendamento é feito no hospital Nossa Senhora do Rosário e num prazo de três dias é possível fazer o exame.

Porém, se caso as mulheres não se enquadrarem na idade de risco, é preciso pagar uma taxa para a realização do exame, conforme explica Paloma: “ Essas mulheres estão na fila desde abril. O Viva Vida, centro de saúde do Estado que recebe alguns exames, é responsável por cobrir as idades fora de risco. Desde abril, o que nos foi passado é que a máquina está com problemas, ou pode ser falta de recursos também.”

Uma solução encontrada foi cobrar uma taxa no valor de R$ 55,00 para cobrir parte das despesas com o exame das mulheres que esperam na fila. Paloma espera que o impasse seja resolvido logo e os exames voltem a ser realizados sem nenhuma taxa. “Temos esperança de voltar a funcionar. Passamos o outubro rosa e nós imaginávamos que poderia ter voltado. Mas, infelizmente isso não aconteceu até agora”. Para o exame particular é cobrada uma taxa de R$ 120,00.

Paloma acredita que no mês mundial da prevenção ao câncer de mama, houve uma procura maior pelas mamografias. “ Neste mês parece que as mulheres têm procurado mais e, mesmo as que estão na fila, vêm procurar saber a respeito de como está o andamento para a realização dos exames”.

É importante que durante em todo o ano as mulheres façam os exames preventivos. Para isso, procure a Secretaria de Saúde e se informe. O telefone para contato é o (32) 3354-1612. Endereço: Rua das Rosas, 69, Bairro Jardins.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário