Da Arte e da Paz

Cia. Teatral Embaixadores da Arte realiza serenata de Natal


Cultura

André Eustáquio0

Atores encenam a Presépio Vivo

Desde 1999, ano de sua fundação, a “Cia. Teatral Embaixadores da Arte” realiza em Resende Costa a Serenata Embaixadores nos dias que antecedem o Natal. Em 2016, a 18ª edição da serenata aconteceu nas madrugadas de 17 e 18 de dezembro. O tema escolhido para a edição de 2016 foi “Da Arte e da Paz”.

Abel Júnior, coordenador da “Cia. Embaixadores”, fala sobre o surgimento e a evolução da serenata: “Nos primeiros anos, o evento foi realizado apenas em alguns bairros devido à dificuldade de locomoção, uma vez que o trajeto era feito todo a pé. Logo o evento tomou uma dimensão muito maior. Foi se enraizando cada vez mais e, hoje, não pode passar dezembro sem a apresentação da serenata por toda nossa Resende Costa”. Em 2016, a Serenata Embaixadores contou com o apoio de onze carros, que serviram para o transporte de todo o material cenográfico, indumentárias, bem como para a locomoção de cantores, músicos e atores.

Há quatro anos a Cia. Embaixadores da Arte firmou uma parceria com o grupo de jovens Shalom, que vem colaborando com a organização da serenata. “Foi uma parceria que deu muito certo, pois, uniram-se jovens talentosos e com um mesmo propósito, o de reafirmar o ditado que diz que ‘fazer o bem sem olhar a quem só nos traz o bem’”, diz Abel Júnior.

Todos os anos é formada uma comissão de três ou quatro pessoas que fazem um levantamento, ainda em novembro, das possíveis casas que receberão a visita. De acordo com a organização, do total de casas escolhidas pela comissão, 25 são contempladas. “Quando o evento tomou uma amplitude maior, algumas pessoas começaram a procurar os membros do grupo para dar nomes de alguns parentes para serem colocados no roteiro”, informa Abel. Cada pedido é avaliado pela comissão organizadora. “Os critérios são alternados a cada ano: famílias que estejam passando por alguma enfermidade, famílias que acabaram de passar por um luto, famílias muito ligadas ao meio cultural etc”., explica o coordenador. “Foi uma grande emoção ter sido escolhida para receber a serenata. Até me faltaram palavras para agradecer aos Embaixadores da Arte e ao Shalom. Tudo foi tão lindo e emocionante”, emociona-se Maria Helena Ribeiro, moradora do bairro Nova Resende, uma das contempladas na edição 2016.

Pessoas que receberam a serenata acabam se envolvendo na organização do evento nos outros anos, tornando-se colaboradoras. Foi o que aconteceu com Ana Paula de Araújo: “Foi interessante poder estar do outro lado. Em 2014, recebi a serenata e já faz dois anos que ajudo na mesma. É muito bom receber a homenagem e melhor ainda poder levar este bem”.

“Não temos palavras suficientes para expressar tamanha gratidão, mas com toda certeza podemos dizer que a Cia. Embaixadores da Arte e o Shalom nos deram o melhor presente de Natal. Receber a visita foi algo maravilhoso, reacendeu em nós o espírito natalino e nos encheu de alegria ao ver a encenação da verdadeira essência do 25 de dezembro. Agradecemos e parabenizamos de coração a iniciativa de todos os envolvidos, foi tudo muito lindo e contagiante. Que o Menino Jesus continue os abençoando e dando forças para que continuem levando esse encanto até as casas de outras famílias. Vocês são demais”, elogia Milena Assis, filha de um dos homenageados.

Os coordenadores Abel Júnior e Ezequiel Santos agradecem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, aos patrocinadores JE confecções, Alessandro Telinhas, Tuca artesanato, Confecções Procópio e Uniãotemper. Agradecem também aos motoristas e proprietários dos carros responsáveis pelo deslocamento dos atores, ao grupo Shalom pelo apoio prestado, aos membros dos Embaixadores da Arte pelo empenho e todas as famílias pela receptividade e calorosa acolhida. Os coordenadores acreditam receber mais do que levar às famílias. “Propomo-nos a fazer o bem. Levar algo de bom para as famílias, e acabamos saindo mais preenchidos do que chegamos. Somos escolhidos por abrirmos mão de um conforto para passarmos a madrugada, até mesmo com chuva, procurando levar algo de bom. Esperamos ter reacendido a luz do Natal e seu verdadeiro sentido. Que em 2017 possamos continuar com o evento em sua esperada 19ª edição”.

A Serenata Embaixadores tem o propósito de “levar a luz de Jesus e a esperança de dias melhores a todos que recebem a visita do ‘presépio vivo’”. Abel Júnior acredita “que é possível levar a luz do Deus Menino de forma teatral”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário