Elisa, a artesã lagoense de igrejas e casinhas


Cultura

José Venâncio de Resende0

Elisa e sua arte (foto fornecida pela artista).

Tudo começou no primeiro Natal da pandemia (2020), com a montagem (em outubro) de uma Vila Noel na casa da irmã Edlamar, em Lagoa Dourada. As pecinhas de presépio foram compradas em loja, mas Elisa notou que faltava uma capelinha e o presépio estava incompleto. Então, colocou mãos à obra e confeccionou a miniatura da capela e a casinha onde o Menino Jesus nasceu – tudo com palitos de picolé e de churrasco.

Não satisfeita, Elisa ainda criou (em novembro do mesmo ano) mais três casinhas de presépio para a Vila Noel. E em dezembro ainda fez mais quatro peças: um poço de água, um coreto e dois banquinhos. “Isso foi o que deu origem à minha criação.” A Vila Noel existe até hoje na casa da irmã de Elisa.

Elisa Maria de Melo, formada em pedagogia e supervisão/gestão em Educação e cozinheira da Escola Municipal Angelina Medrado, não parou mais de se dedicar à arte das miniaturas. Em outras palavras, passou a ocupar seus fins de semana para atender as encomendas cada vez mais em número crescente.

Apesar de gostar do que faz, esta lagoense, moradora num sítio no município de Entre Rios de Minas, tem de conciliar o trabalho na cantina da escola com a atividade artesanal despertada três anos atrás. 

Por isso, leva mais tempo para produzir as peças, sejam réplicas de originais ou criações próprias a partir da observação da realidade. Basicamente, seu trabalho se concentra em miniaturas de igrejas (capelas) e de casas (maioria para presépios). “Muitas encomendas são do próprio local onde as pessoas vivem.”

Elisa já recebeu várias encomendas da igreja de Nossa Senhora do Rosário (a maioria de Lagoa Dourada); quatro encomendas da capela dos Olhos d´Água (duas de Lagoa Dourada, uma de Conselheiro Lafaiete e outra de Contagem); e três pedidos da igreja do Bom Jesus (duas de Lagoa Dourada e uma de São Paulo).

Uma curiosidade está ligada a dois pedidos de réplicas da igreja do Rosário na cor rosa (a original); a maioria das encomendas ainda é na cor azul (a atual). Além disso, muitas igrejinhas são criações próprias, a partir de originais observados em diferentes localidades ou povoados.

A procura por casinhas também é grande, principalmente em Lagoa Dourada. São casinhas de presépio, a maioria com telhado de duas águas e muitas com ornamentos que são comprados porque não podem ser feitos de palitos. Mas há também encomendas de réplicas de residências.

Outra curiosidade é o interesse por miniaturas de curral para as crianças brincarem. Um curral chega a ter detalhes como cocheira, laço, banco de tirar leite e carrinho de mão. Muitas vezes os pais compram miniaturas de animais para compor o cenário do curral encomendado.

Outra criação própria foi um castelo de papelão e massinha de biscuí (30 x 30cm); para fazer esta miniatura, Elisa inspirou-se no filme da Cinderela.  

Um dos próximos desafios de Elisa é a réplica da igreja Matriz de Lagoa Dourada. “Já recebi três encomendas, mas ainda não fiz porque a igreja tem muitos detalhes, muitas janelas; vai levar muito tempo (uns dois meses) e gastar muito material.” 
 
 
     
          

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário