Eventos com público em Resende Costa estão suspensos por tempo indeterminado


Cultura

Vitória Cristina0

Tear manual exposto durante a Mostra de Artesanto e Cultura de 2019 (Foto Jornal das Lajes)

Seguindo medidas preventivas de combate ao novo coronavírus, todos os eventos com público, tradicionalmente realizados em Resende Costa, estão suspensos enquanto durar a pandemia; alguns, inclusive, tiveram de ser cancelados, conforme esclareceram o prefeito municipal Aurélio Suenes e a secretária de Turismo, Artesanato e Cultura do município, Márcia Almeida.

Segundo Aurélio Suenes, a medida está sendo adotada por tempo indeterminado para prevenir os riscos de transmissão da Covid-19. “Nós entendemos que nesse momento estamos seguindo o decreto de emergência. E tendo em vista a questão dos serviços essenciais, ou seja, o que pode e o que não pode funcionar, os eventos automaticamente ficaram suspensos devido a todo esse contexto atual de pandemia. Nós não temos uma previsão (para retorno), porque precisamos superar essa fase do contágio e criar uma certa estabilidade nesse cenário”, informou o prefeito.

Aurélio disse que espera poder voltar com alguns eventos ainda neste ano. No entanto, ele não confirmou quais poderão acontecer e aqueles que terão de ser definitivamente cancelados. “Por enquanto, a prioridade é manter a máquina pública funcionando com serviços básicos, os eventos passam a ficar em segundo plano”, disse o prefeito. De acordo com Aurélio, assim que a prefeitura tiver uma decisão acerca da realização ou não de eventos com público no município, será divulgado um comunicado oficial à população.

 

Prioridade

Segundo o prefeito municipal, a prioridade são os serviços essenciais para a população. “Há evento que podemos adiar e outros, não. Em função dos custos, provavelmente a gente não vai realizar (alguns eventos) porque estamos tendo uma queda de arrecadação, que aconteceu agora no mês de abril, e que deverá permanecer por alguns meses. Por isso, nós vamos priorizar os serviços essenciais e as despesas que não têm como deixarmos de lado, como: gastos com pessoal, coleta de lixo, ou seja, os serviços essenciais da prefeitura”, esclareceu Aurélio Suenes.

A secretária de Cultura, Márcia Almeida, informou que os grandes eventos que estavam programados para acontecer na cidade ainda no primeiro semestre deste ano foram adiados. “Tudo vai depender de quando terminará a pandemia para a prefeitura decidir se vai haver ou não possibilidade de realizá-los”, disse Márcia, informando que, até o momento, o Encontro de Motociclistas e a Mostra de Artesanato e Cultura, que aconteceriam em março e junho, respectivamente, foram cancelados.

 

Recomendações do governo do Estado

A recomendação do governo de Minas Gerais é a de que todos os eventos com público e que reúnam aglomerações sejam suspensos pelos próximos 30 dias. De acordo com o governo do Estado, a medida será revista semanalmente e também será adotada por outras organizações. A gestão estadual esclarece “que irá continuar empenhando todos os esforços para evitar que o vírus se espalhe em Minas Gerais e atinja a população mineira.” “Evitando aglomerações, conseguimos conter a propagação do vírus de forma mais eficiente, com o objetivo de que a epidemia não se alastre em Minas Gerais e contamine, principalmente, quem está no grupo de risco”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário