Exposição mostra pela primeira vez autores resende-costenses


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoAs funcionárias da Biblioteca Municipal, Cláudia e Ingredy (foto - arquivo pessoal)

A “Exposição de Livros de Autores Resende-Costenses” aconteceu pela primeira vez por iniciativa da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto. O evento, no período de 18 a 20 de abril, fez parte da II Semana Estadual de Incentivo à Literatura, promovida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG). A exposição foi inspirada no tema “Mineiridade”.

“Recebemos a visita de vários usuários da biblioteca, alunos das escolas, autores, turistas que estavam de passagem pela cidade e outros públicos que ficaram sabendo da exposição por meio de divulgações em redes sociais”, contou a bibliotecária Ingredy Chagas. O evento recebeu vários elogios e até mesmo a doação de livro por parte de uma autora resende-costense que ainda não tinha sua obra no acervo da biblioteca. “Foi muito gratificante.”

Ingredy disse que o plano é ampliar o número de eventos na Biblioteca Municipal e “valorizar cada vez mais os autores resende-costenses e a memória local. Nosso objetivo é trazer cada vez mais o público para se envolver e aprofundar na bonita história da nossa amada cidade”. Outra ideia é fazer uma exposição itinerante, com outra temática, que poderá ser levada para o CAT (Centro de Apoio ao Turista) e para outros setores que tiverem interesse em receber a exposição.

Aqui está a lista dos autores (e suas respectivas obras) que participaram da exposição:

 

Coleção Lageana

 

Alair Coêlho de Resende: O embuçado: agente da Conjuração Mineira.

 

Eduardo Lara Coelho: Coalhadas e Rapaduras: estratégias de Inserção Social de Músicos Negros em São João del-Rei (Século XIX).

 

Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto (organizadores): Um olhar sobre Resende Costa: coletânea de textos do Jornal das Lajes; e Retratos da Centenária Resende Costa.

 

Evaldo Balbino: Móbiles de Areia.

 

José Augusto de Resende: Pallidas Reminiscencias da antiga Lage – Hoje – Villa de Resende Costa (organização: Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto).

 

José Maria da Conceição Chaves: Memórias do Antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França da Lage, atual cidade de Resende Costa: desde os proêmios de sua existência, até os dias presentes (organização: Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto).

 

José de Rezende Costa: Memória Histórica sobre os Diamantes: seu descobrimento, contratos e administração por conta da Real Fazenda; modo de os avaliar; estabelecimento da fábrica de lapidação; sua extinção e estado presente no Brasil (preparação dos originais, atualização linguística e revisão: Rosalvo Gonçalves Pinto).

 

José Venâncio de Resende: A política em municípios dos Campos das Vertentes: microrregião dos Campos das Vertentes com sede em São João del-Rei.

 

Mário Márcio de Quadros: Portas que viram janelas.

 

Rosalvo Gonçalves Pinto: Os Inconfidentes José de Rezende Costa (Pai e Filho) e o Arraial da Laje.

 

Edição independente

 

Alair Coêlho de Resende: Casos e Causos do Vovô Totonho da Chapada.

 

Amanda Maria Resende; Ana Clara Resende e Flávia Maria de Resende: Arte de Ler e Brincar.

 

Antônio de Lara Resende: Memórias (1): de Belo Vale ao Caraça; e Memórias (2): da Serra do Caraça à Serra do Véu da Noiva.

 

Evaldo Balbino: Moinho; Apesar das coisas ásperas; Os fios de Ícaro; Fantasma de Joana D’Arc; Amores Oblíquos; e Filhos da Pedra.

 

Francisco Eduardo Pinto: A Hidra de Sete Bocas: sesmeiros e posseiros em conflito no povoamento das Minas Gerais (1750-1822).

 

Gentil Ursino Vale: Confidências do Agreste (Contos e Crônicas); Estrelas Cadentes (Memórias); Lamento da Terra Verde e outros contos; e Discursos Acadêmicos e Crítica Literária.

 

Gilberto Lara Resende: Recordando-Anotando-Rezando; Apresentando (e recordando) um ramo da Família Resende; e Coisas de Família.

 

José Venâncio de Resende: Construtores do Jornalismo Econômico: da cotação do boi ao congelamento de preços; Cidades e Resendes: uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde; Baronesa de Arary: nobres, pobres, artistas, oportunistas; e Vendedora de Ilusões: golpe de mestre na rota Minas Gerais-Londres-São Paulo (em co-autoria com Mari-Lidia Mendonça).

 

Larissa Ibúmi Moreira: Vozes Transcendentes: os novos gêneros na música brasileira.

 

Luzia Rezende: Janela dos Olhos Meus.

 

Micênio Carlos Lopes dos Santos; Gustavo Melo Silva e Alba Regina Moretti: Artesanato Contando Teares.

 

Paula Chaves Teixeira Pinto: De Minas para a Corte da Corte para Minas: movimentações familiares e trocas mercantis (1790-1880).

 

Rosalvo Gonçalves Pinto: Os Inconfidentes José de Rezende Costa (Pai e Filho) e o Arraial da Laje.

 

Stela Vale Lara; Alair Coêlho de Resende: Resende Costa: a flor das Vertentes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário