Jornal das Lajes participa de debate na UFSJ


Agência de Notícias

0

Da esq. para a direita, André Frigo, professora Filomena Bomfim, Rosalvo Pinto, André Eustáquio e André Lamounier, após debate na UFSJ.

Publicação resende-costense foi tema de discussões do evento promovido pelo curso de jornalismo da UFSJ

O Anfiteatro do Campus Tancredo Neves da UFSJ recebeu, no dia 25 de novembro, mais um evento do Ciclo de Debates da História do Jornalismo, promovido pelo curso de Comunicação Social (Jornalismo) da instituição.

Essa é a sexta edição do evento, que tem como proposta apresentar e discutir o jornalismo regional e sua história. O evento conta ainda com apresentações culturais e visitas técnicas.

Lucas Almeida, aluno do curso, afirma que o ciclo é a primeira oportunidade de conhecer as produções jornalísticas do Campo das Vertentes e destacou a importância do jornalismo regional.

“O ciclo oferece o primeiro contato com o jornalismo feito aqui, tanto em questão de conhecimento quanto mercado de trabalho. A produção regional vai ser a base da sobrevivência da área, principalmente do impresso, por despertar a atenção do público e estar mais próximo da realidade da população”.

Para Filomena Bonfim, professora organizadora do evento, o ciclo oferece a possibilidade de conhecer as diferentes áreas da atuação da profissão.

“O ciclo mostra ao aluno que a nossa área é transdisciplinar. Faço o possível para trazer pessoas de outros campos de produção do conhecimento para colaborar com o evento. Além disso, faz com que o aluno tome conhecimento da cultura local. É uma maneira também do aluno perceber quais são suas preferências dentro do curso”.

André Eustáquio e Rosalvo Pinto foram convidados a debaterem sobre o Jornal das Lajes e sua importância no Campo das Vertentes, além de compartilharem suas experiências na direção do JL com os futuros jornalistas. Ao lado de André Frigo, aluno do curso, debateram ainda temas recorrentes nas discussões sobre a área, como o futuro do jornalismo, a importância das redes sociais e a democratização da mídia.

Filomena ressaltou a importância da presença do Jornal das Lajes no Ciclo. “Eu não traria jornais ligados a questões políticas. Meu objetivo é dar ao aluno acesso ao conhecimento, independentemente de sua posição. Como o Jornal das Lajes não se atém a questões políticas, faz jornalismo regional da melhor qualidade”.

 

André Lamounier/Julia Lemos/Juliana Paravizo/Mariana Tirelli/Rebeca Oliveira

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário