Lagoa Dourada abre seleção para Academia de Ciências, Letras e Artes


Cultura

José Venâncio de Resende0

foto

Surge a Academia de Ciências, Letras e Artes de Lagoa Dourada (ACLALD), segundo notícia publicada nesta segunda-feira (19) no portal da Prefeitura Municipal. A nova Academia abriu processo seletivo para a admissão de membros efetivos e correspondentes, que vão compor o seu quadro acadêmico.

Conhecido como a “Capital Estadual do Rocambole”, o município faz parte da microrregião mineira dos Campos das Vertentes, com sede em São João del-Rei. É o berço da Família Resende no Brasil.  Há pouco mais de 300 anos (entre 1716 e 1718), o português João de Resende Costa, procedente de Vila do Porto (Ilha de Santa Maria, Açores), foi morar no então território da Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada, Freguesia de Prados. Casou-se em 1726 com Helena Maria de Jesus e estabeleceu-se na Fazenda do Engenho Velho dos Cataguazes.

Inscrições

Para os membros efetivos, o edital disponibiliza 20 vagas. Os candidatos deverão ser residentes no município de Lagoa Dourada. Já para os membros correspondentes serão 10 vagas. Os candidatos não precisam residir no município, necessariamente, mas devem possuir algum vínculo com a terra.

Os candidatos interessados, com mais de 18 anos de idade, devem apresentar os seguintes documentos: ofício endereçado à Comissão da ACLALD, solicitando a inscrição para uma vaga de membro efetivo ou de membro correspondente; curriculum lattes ou vitae atualizado, histórico de atividades literárias, artísticas ou científicas de trabalhos publicados; cópia de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço, telefone e e-mail; obras publicadas (originais ou cópias); na atividade artística, podem ser consideradas fotos, vídeos ou outro material que possa certificar a atuação na área.

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail [email protected] até o dia 21 de maio.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário