Tocantinense e mineira criam "Espaço Terapêutico", que faz sucesso em Lisboa


Imigrantes & Empreendedores

José Venâncio de Resende0

João Santana, no Espaço Terapêutico i9...

Com pouco mais de seis meses de existência, o Espaço Terapêutico i9, no Campo Pequeno em Lisboa, Portugal, já é um sucesso, atendendo pessoas de todas as idades e do mundo inteiro. “A procura é muito grande, está sendo um sucesso”, diz o tocantinense João Santana Ribeiro que é um dos seus criadores em sociedade com a mineira Eleticia Rocha e Silva.

João Santana nasceu em 1976 na cidade de Dois Irmãos (TO). Aos 19 anos, transferiu-se para Goiânia (GO) onde conseguiu o seu primeiro emprego numa pastelaria. Pouco tempo depois, foi trabalhar numa empresa de segurança privada que prestava serviços para o Controle Interno Federal, vinculado ao Poder Executivo Federal.

No final de 2005, João Santana partiu para Portugal, inicialmente com a intenção de permanecer por uma curta temporada. “Mas fui ficando, fui enraizando.”

Em Lisboa, inicialmente, trabalhou nas áreas de construção civil e de restaurantes. Então surgiu a grande oportunidade. “Em 2010, um colega, o William Xavier, e sua madrasta, Adriana Paula, inscreveram-se num curso técnico de auxiliar de fisioterapia e massagem desportiva aplicada. Como a Adriana não conseguiu fazer o curso, eu fui no lugar dela.”

Durante um ano, João Santana frequentou o curso da Escola EMMA - Escola de Massagem e Motricidade Aplicada. “Era um curso voltado para as terapias manuais, que são massagens adaptadas, o que exige conhecimentos aprofundados sobre anatomia e fisiologia.”

João fez seu estágio na própria escola. “Aí eles me convidaram para ficar na coordenação de estágios junto à Federação de Triatlo de Portugal. A escola fazia o acompanhamento das provas de triatlo (modalidades: nadar, pedalar e correr).”

Sob a coordenação de João Santana, os alunos faziam estágio de campo junto aos atletas. “A partir dos seis meses, os alunos já começavam a atuar em eventos de desporto, como atletismo, ciclismo, futsal e handebol do Sporting etc.”

Na EMMA, João Santana aproveitou a oportunidade para outras formações especializadas de curta duração, sempre na área de desporto, como por exemplo workshop. “Também tirei na EMMA o curso de técnico em farmácia, com duração de um ano; o estágio foi na Farmácia Grijó, em Belém.” Mas ele logo percebeu que aquela não era a área de que mais gostava.

Nova fase

Em 2016, João Santana conheceu Eleticia Rocha, de Carmo do Paranaíba (MG), que na época cumpria o período de estágio na EMMA. “Logo percebi que ela tinha jeito para este trabalho. Então, começamos amadurecer um projeto de abrir um espaço terapêutico próprio.”

No final de 2016, João Santana deixou a EMMA e por um curto período de tempo prestou serviços para a Osteo JP, do seu colega João Paulo. E, no início de 2017, ele foi trabalhar na empresa Terapia do Bem Estar, no bairro do Campo Pequeno.

Um ano depois, início de 2018, João Santana e Eleticia Rocha finalmente realizaram o seu sonho ao criar o Espaço Terapêutico i9, no mesmo bairro, ao lado da Praça de Touros. “Eu já tinha uma cartela de clientes, então resolvemos montar o espaço.”

O “i” do nome corresponde a inovação, explica João Santana. “Significa que trabalhamos de forma diferenciada. A nossa maior preocupação não é o dinheiro, mas os resultados alcançados junto aos clientes.”

Ele cita o exemplo de uma mulher de pouco mais de 30 anos, que procurou o Espaço porque não conseguia ficar de pé e sentia fortes dores lombar, nas pernas e nos joelhos. “Eu trabalhei com ela durante um ano e, ultimamente, esses problemas desapareceram, e ela só vem fazer manutenção.”

João Santana oferece aos clientes a opção de pagamento na forma de pacotes, “que ficam mais em conta e levam ao melhor aproveitamento do tratamento, pois existe o compromisso”.

Os clientes são pessoas de todas as idades, praticamente do mundo inteiro, conta João Santana. Além de Portugal, o Espaço recebe pessoas de Brasil, França, Espanha, Itália, Irlanda, Argentina, China, Cambodja, Angola etc. “Recebemos bastante brasileiros e angolanos. Geralmente, são pessoas que moram ou estudam em Portugal, ou que tem parentes por cá.”

João Santana e Eleticia Rocha atendem em média 15 pessoas por dia. “Com apenas seis a sete meses, estamos satisfeitos com o resultado”, diz João que acrescenta: “Estamos disponíveis para pessoas que passem por Lisboa e queiram nos fazer uma visita.”

Mas não param por aí os planos de João Santana e Eleticia Rocha. “Futuramente, pretendemos acrescentar outros serviços da área de terapias alternativas.”

LINK RELACIONADO:

Espaço Terapêutico i9 - https://www.facebook.com/espacoterapeuticoinove/

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário