Um resendense no Maat Saxophone Quartet que vence concurso na Holanda


Cultura

José Venâncio de Resende0

Daniel, segundo a partir da esquerda (foto fornecida por Aires Ferreira).

O saxofonista soprano Daniel Ferreira, natural da Freguesia de S. Cipriano, no município de Resende (Portugal),  integra o Maat Saxophone Quartet, que venceu a final do Dutch Classical Talent Award 2022, que teve lugar na Holanda, no dia 12 de junho. O quarteto é constituído por músicos portugueses que se fixaram em Amesterdão (Holanda). Além de Daniel, são eles Catarina Gomes (saxofone alto); Pedro Silva (saxofone tenor) e Mafalda Oliveira (saxofone barítono).

Unidos por uma paixão pela música de câmara, este grupo já foi distinguido em vários concursos nacionais e internacionais. Por vencer a final do Dutch Classical Talent Award 2022, o quarteto conseguiu um prêmio de 10 mil euros. Aos seguidores, os saxofonistas deixaram uma mensagem de “muita alegria” pelo prêmio conquistado. “Foi um dia partilhado com muitos outros músicos incríveis e com a incansável equipa do TivoliVredenburg.”

O júri referiu-se aos portugueses do Maat Saxophone Quartet como um “quarteto que opta por uma apresentação autêntica e surpreendente, com uma escolha de programa inovadora. Musicalmente, eles mostram uma composição perfeita”.

O Dutch Classical Talent Tour & Award é um programa de desenvolvimento de talentos para jovens músicos que estudam ou se formaram num dos conservatórios holandeses. O Tour & Award consiste num programa de coaching, uma digressão pelas doze salas mais importantes de concertos holandesas e, finalmente, uma final emocionante.

Fonte: Notícias de Resende, edição de junho/2022 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário