É lógico que não sou contra as festas e as comemorações, muito pelo contrário. Não entendo é essa urgência, essa correria para o que está lá na frente. Que canseira! E mais. Não entendo também essa obrigação de ser feliz, ou melhor, de estar feliz no réveillon. E depois disso? Sem os fogos de artifício, as ceias fartas e os votos de feliz ano praticamente obrigatórios de noite tão animada, volta-se ao normal. Claro, depois das férias de janeiro. Onde? Adivinhem! Na praia! Mas... tem o Carnaval logo depois. E aí? Sei lá!
Para ser coerente com o que disse e penso, vamos com calma. É janeiro e sei é que muita gente não sabe começar o ano sem fazer aquelas listinhas básicas e manjadas de promessas de mudança. Emagrecer, parar de fumar, evitar o estresse, gastar menos com bobagens e voltar a estudar, por exemplo, são itens que lideram o ranking do “eu prometo” dos que assim procedem.
Isso me remete a um artigo interessante da jornalista Anna Marina (do Estado de Minas) publicado no início do ano passado. Nele ela afirma ter recebido de uma leitora uma “tábua de mandamentos”, segundo a colunista, “cheia de dicas, mas sem aquela conversa mole tão típica da ocasião”. Concordo com ela e por julgar o texto também atual, repasso-o a vocês. O “Manual 2013” é o seguinte:
- “Beba muita água.
- Coma no café da manhã como um rei, no almoço como um mendigo e no jantar como um pedinte.
- Viva com os três ‘e’: energia, entusiasmo e empatia.
- Arranje tempo para orar.
- Leia mais livros do que leu em 2012, para isso sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia.
- Durma 8 horas diariamente.
- Faça caminhadas de 20 a 60 minutos por dia. Procure sorrir enquanto caminha.
- Não compare a sua vida com a de ninguém, pois, na realidade, a gente não faz ideia de como é a caminhada dos outros.
- Não tenha pensamentos negativos, sobretudo a respeito de coisas sobre as quais não se tem controle.
- Não se exceda. Mantenha-se no seu limite.
- Não se torne demasiadamente sério(a).
- Não desperdice a sua energia preciosa com fofocas.
- Esqueça as questões do passado. Não lembre seu(sua) parceiro(a) dos erros do passado. Isso destruirá a felicidade presente.
- Viva sem ódio. A vida é curta demais para odiar alguém.
- Não tente ganhar todas as discussões. Aceite a discordância.
- Entre mais em contato com a sua família.
- Diariamente, dê algo de bom aos outros.
- Passe um tempo com maiores de 70 anos e menores de 6.
- Tente fazer pelo menos 3 pessoas sorrirem a cada dia.
- Relaxe. Não lhe diz respeito o que os outros pensam de você.
- O trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os amigos o farão. Mantenha contato com eles.
- Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre.
- Acredite. Por muito boa ou má que a situação seja... ela mudará.
- Não interessa como você se sente. Levante-se, arrume-se e apareça.
- Creia. O melhor ainda está por vir.
- Quando acordar vivo(a) de manhã, agradeça a Deus pela graça.”
“Nada de coisas impossíveis, apenas uma praia para janeiro, uma fantasia para fevereiro, um conhaque para junho, um livro para agosto e as mesmas vontades para dezembro”. Que assim seja, se a gente quiser. E que venha 2013!