Voltar a todos os posts

De olho no calendário

14 de Novembro de 2017, por Regina Coelho

Não tem jeito. Sem que as pessoas se deem conta dele, já vem chegando mais um final de ano com seus característicos sinais. Um indício desse momento é a movimentação da indústria e do comércio em torno de itens específicos para a época, entre eles, agendas, folhinhas e calendários para a população em geral. Símbolos do tempo marcado em forma de compromissos e comemorações, principalmente e pela função primordial que têm, esses objetos delimitam nossas ações, regendo nossas vidas. E consultar esses marcadores é o princípio para tudo o que se vai fazer. Achar os feriados fora dos sábados e domingos é o máximo. Os feriadões, então... Isso para os empregados, é claro. E como há o que comemorar! Ou recordar.

Por pura curiosidade, fui conferir cada data de novembro. Com exceção do dia 11, em que não há registro de nenhuma comemoração, os demais se associam a datas culturais, cívicas e religiosas, contando ainda aqueles usados para estranhas homenagens. Entre os tradicionais dias 2 – Finados, 15 – Proclamação da República e 19 – da Bandeira, há um tal Dia Mundial do Vaso Sanitário e o Dia Internacional do Homem, ambos no mesmo dia 19. Que coisa!

Uma data pode ser apenas um número destacado no calendário, merecendo, às vezes, um sempre desejado feriado, ainda que haja um certo esquecimento do porquê dele. Mesmo assim, são válidas essas marcações por fazerem lembrar e reforçar propostas de intervenção em importantes questões coletivas. Disso é exemplo o Dia Nacional da Consciência Negra – 20. Essa data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil. Presta-se hoje a reflexões e ações sobre a devida inserção do negro na sociedade brasileira. O 25 é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, uma homenagem às irmãs Pátria, Maria Teresa e Minerva Maribal, que foram torturadas e assassinadas nessa data, em 1960, a mando do ditador Rafael Trujillo, da República Dominicana, por defenderem causas sociais em seu país. Por aqui foi instituído o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue - 25. Por razões óbvias, uma boa iniciativa, assim como também o é o 27Dia Nacional do Combate ao Câncer. Finalmente, transitando nessa área dos embates fundamentais, é preciso cravar o 3 de novembro, para trazer à tona a Instituição do Direito de Voto da Mulher (1930) no Brasil. Ainda que tardio, esse fato representou um passo à frente no combate à discriminação contra as cidadãs do país.

Duas datas móveis chamam a atenção neste agora chamado Novembro Azul, especialmente dedicado a campanhas pela saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. A primeira é a do Dia Mundial de Ação de Graças (Thanksgiving Day), um feriado extremamente popular na América do Norte, que celebra na quarta quinta-feira de todo novembro a gratidão a Deus pelas coisas boas acontecidas durante o ano. A outra cai no dia seguinte. Trata-se da Black Friday (Sexta-feira Negra), termo criado nos EUA para marcar o início da temporada de compras para o Natal com um dia de descontos especiais. De uns tempos para cá, esse dia de correria frenética em busca de produtos adquiridos a preços de ocasião tem atraído cada vez mais o mercado consumidor no Brasil.

Em Resende Costa, normalmente no 1º domingo do mesmo mês, a tradicionalíssima Festa N. S. do Rosário aparece com destaque absoluto. Exemplo do sincretismo religioso por aliar elementos de religiões oriundas da África ao culto católico, em si mesma, a Festa do Rosário, como simplesmente a chamamos, é uma mistura feita de fé e espetáculo com danças, cantos e batuques. Nas vozes que rezam e entoam hinos de devoção aos homenageados, nas coreografias em sua diversidade de cores e movimentos, nos ritmados sons que se multiplicam pela cidade, nosso encontro festivo se mantém.

E assim, no embalo do dia a dia e de olho no calendário, segue a vida. Dezembro à vista!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário