Voltar a todos os posts

Sob o disfarce de elogio

17 de Marco de 2020, por Regina Coelho

o machismo é uma forma de preconceito. Expresso por opiniões e atitudes, ele se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, sobrepondo o gênero masculino ao feminino. Na prática, ser machista implica relegar a mulher a uma posição secundária na sociedade, conduta determinada pela crença em uma infundada superioridade masculina. Sabe-se que o pensamento machista é cultural, tendo sido normatizado por muito tempo, mas há algumas décadas esse comportamento vem sendo combatido, especialmente pelos movimentos feministas, que atuam contra essa situação de desigualdade de direitos, em todos os seus sentidos, problema que ainda hoje atinge as mulheres em muitas partes do mundo.

No dia a dia, além do machismo explícito existente nas relações domésticas e de trabalho, há aquele velado, subentendido, escondido em comentários aparentemente sem importância que, direcionados à figura feminina, têm como propósito deixá-la inferiorizada. Tal postura caracteriza o que chamam de negging. Na verdade, trata-se de uma “estratégia de sedução” em que o homem ofende a mulher para desarmá-la. Ao lidar com a competição diante de mulheres bonitas – e que na teoria sabem disso –, o sedutor faz à pessoa-alvo de sua cantada uma crítica disfarçada de elogio para que ela fique atraída por ele, que aparenta não dar atenção à aparência dela, tentando rebaixá-la. No fundo, isso não deixa de ser um modo de ferir a autoestima de uma mulher e fazê-la acreditar que precisa da aprovação dele para ser feliz e se sentir amada.

Um tipo de negging muito comum pode ser encontrado nos comentários que sugerem que a pessoa deve mudar. Pode ser qualquer coisa: do corpo, do estilo de vida dela ou do seu grupo de amigos. De outra forma, há as frases ditas em tom de brincadeira, de zoeira, só que não são. Juntam-se a isso certos “elogios” que não passam de textos sexistas ou racistas, culturalmente ofensivos. A título de ilustração dessa prática, vejamos a lista abaixo:

  • Seus cabelos são bonitos, é aplique? 2- Seus cabelos são bonitos, mas acho que você precisa hidratá-los. 3- Seus seios são de silicone? 4- Você não é tão bonita, mas tudo bem. 5- Você tem pés bonitos, pena que são tão grandes. 6-Você sempre usa tanto batom que não tenho vontade de te beijar. 7- Você poderia ser modelo se fosse mais magra ou mais alta. 8- Acho que não dá pra te reconhecer se te encontrar sem maquiagem. 9- Seu rosto é tão lindo! Imagina quando ficar mais magra e sarada! Vai ficar top! 10- Você nem parece muito com as fotos que vi de você. 11- Por que você pinta seu cabelo de vermelho? Eu gosto tanto do seu cabelo natural! 12- Você é muito bonita. Não achei que seria inteligente. 13- Nossa! Seu nariz mexe quando você ri. Que bonitinho! (com voz irônica) 14- Gostei dessa sua blusa. Parece que te deixa mais magra. 15- Eu estou realmente começando a gostar de você, mas é uma pena que você não seja o meu tipo. 16- Você é tão bonita, mas se alisasse o cabelo ficaria mais linda ainda.

Esses exemplos são uma amostra do vasto repertório usado por quem quer atingir a autoconfiança de mulheres que muitas vezes demoram a perceber os sinais do negging, um jogo barato de sedução seguida por uma desqualificação, semelhante ao famoso “morde e assopra”; nesse caso, quase sempre “morde depois”. Segundo especialistas da psicologia, isso pode ser o indício de uma futura relação abusiva.

Independentemente do tipo de relacionamento (amoroso, de trabalho, de amizade) em que esses comentários são feitos, vale lembrar a necessidade de que as pessoas exercitem a empatia e o cuidado com o outro, colocando-se no lugar dele.

E você, amiga, se tiver a infelicidade de ouvir daquele cara de quem “você fala muito” e ele lhe perguntar “onde é o seu botão do off?”, fazendo-se de engraçadinho, dê você um off nele. E se for o caso de ele lhe perguntar, antes de sair com você, “como é que a gente vai disfarçar a sua beleza hoje?”, nem disfarce e pule fora dessa!

E que bom que nem todos os homens são iguais!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário