Voltar a todos os posts

Vacina já!

19 de Maio de 2021, por Regina Coelho

Funcionária aposentada de uma joalheria, 90 anos, Margaret Keenan parecia tranquila quando a enfermeira May Parsons se aproximou com a seringa, descobriu parte do braço esquerdo da paciente e nele injetou a pioneiríssima dose do imunizante da americana Pfizer, desenvolvido em parceria com a alemã BionTech. Essa já histórica cena, registrada em 8 de dezembro de 2020 na cidade de Coventry (centro da Inglaterra) e observada com grande entusiasmo mundo afora, marca mais uma excepcional vitória da ciência, desta vez, na corrida por uma vacina contra o novo coronavírus.

O Brasil largou com atraso. Somente em 17 de janeiro último foi possível ver momento parecido se replicar aqui (na capital paulista) através da enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada em solo nacional. Sem um posicionamento oficial, responsável e alinhado às evidências científicas por parte do Governo Federal, o país viu, com inveja, o importante passo à frente dado antes de nós por mais de cinquenta nações no quesito imunização. Passados os primeiros meses da nossa arrancada, há muito o que avançar no lugar até pouco tempo reconhecido internacionalmente por seus bem-sucedidos programas de vacinação em massa, como as campanhas contra a poliomielite, por exemplo.

Agora, na superação dos intermináveis dias ainda sombrios, nós, pobres mortais que somos, e como por um instinto de sobrevivência, identificamos na vacina que nos chega a conta-gotas o passaporte para continuar vivendo. Conta muito para a comprovação dessa crença a atuação fundamental do Instituto Butantan e da Fiocruz na produção dos imunizantes de proteção contra a Covid-19. Destacado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantan (ou Butantã), na zona oeste paulistana, o Butantan (palavra cujo significado é “terra muito dura, chão muito duro”) é uma instituição centenária de renome. Nascida em 1900 como Instituto Soroterápico Federal (dirigido então pelo jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, de apenas 28 anos), a Fundação que passou a levar o nome desse notável médico, sediada no Rio de Janeiro (capital), é igualmente referencial de excelência em saúde pública no Brasil. Dois orgulhos nacionais!

Da ansiedade coletiva pela espera de uma vacina segura e eficaz à realidade pelo desenvolvimento dela em mutirão global de cientistas, onze inéditos meses foram transcorridos. É compreensível que o instante de receber a rápida agulhada contra os males provocados pelo inimigo que ainda anda à espreita por toda a parte tenha sido ou ainda seja o sonho da maioria das pessoas. É a hora D, ou melhor, a hora V dos felizes vacinados. E como todo acontecimento importante, merece registro em fotos, vídeos e até discursos emocionados de quem sabe que está participando de uma história única. De gente anônima ou famosa, não interessa, diante de quem aplica a substância que salva, afloram palavras que dizem tudo o que um coração aliviado e agradecido sente.

Nesse sentido, o depoimento da atriz Lília Cabral é exemplar. “Hoje fui vacinada. Viva o SUS! Viva a Ciência! Viva todos que estão na linha de frente cuidando da população, se dedicando incansavelmente para vencer a batalha contra o (sic) covid. Meu agradecimento a esses profissionais e minhas orações, meu carinho, respeito e amor a todas as famílias.

Como tantos fizeram, Lília também citou o SUS, um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, instituído em 1988, por ocasião da promulgação da Constituição Federal vigente, que passou a oferecer ao cidadão brasileiro acesso universal e igualitário a ações e serviços ligados a essa área. Ao enaltecer a ciência e o trabalho dos que atuam diretamente no combate à pandemia, mostrando-se grata ao grande contingente daqueles que enfrentam uma dura missão, reconheceu o que é incontestável. Para completar e fazendo referência e reverência às famílias, revelou sensibilidade ao lembrar, ainda que indiretamente, a aflição e a dor dos lares atingidos por esta verdadeira tragédia sanitária.

Vacina já para todos!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário