Voltar a todos os posts

Prevenção do câncer

10 de Agosto de 2010, por Luiz Antônio Pinto

É comum, em nossos consultórios, alguém nos procurar para realizar prevenções no que diz respeito a diversas doenças e principalmente o CÂNCER. Vamos, lá.

Diversos são os tipos de câncer que podemos agir antecipadamente e evitá-los, ou então detectá-los precocemente para que sejam tratados com possibilidades de cura da doença futura. Com toda certeza, vários tipos de câncer são evitáveis e mesmo tratáveis quando já estão instalados em fase precoce da doença.

Antes de mais nada, é bom lembrar que prática de vida saudável sempre significa prevenção de doenças, inclusive vários tipos de câncer. Assim, não fumar, alimentação adequada, beber com moderação, evitar stress, entre outros, significam prevenção de câncer.

Ainda assim, muitos tipos de câncer somente serão detectados pela medicina na fase da doença que não se poderá fazer muito. Mesmo com os avanços da medicina. Mas do ponto de vista da saúde pública, se busca prevenir aqueles tipos de câncer que atingem grandes parcelas da população, sejam homens ou mulheres.

Para qualquer tipo de câncer vale dizer que consultas médicas habituais, pelo menos duas vezes no ano, sempre significarão possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce.

Portanto, visite regularmente seu médico: a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza pelo menos duas consultas ao ano. Exame clínico e exames de laboratório podem ser realizados visando a esta questão, além de outros cuidados com o corpo. Nossos serviços de saúde disponibilizam estas consultas...

Alguns tipos de câncer são muito frequentes em ambos os sexos e, assim, falaremos de Câncer de próstata, mama e colo de útero.

No caso do câncer de próstata, todos os homens deverão procurar o serviço de saúde, a partir de 45 anos de idade, para realizar exame de sangue (PSA), toque retal, entre outros. Se tiver casos de câncer de próstata entre irmãos - e isto vale para qualquer câncer - as consultas e exames deverão ser realizados a partir de 40 anos. Antes disso, somente em casos específicos, decididos pelo seu medico.

Para as mulheres, as grandes preocupações, do ponto de vista da saúde pública, o câncer de mama e de colo de útero são os mais importantes. São os mais frequentes.

Para a prevenção do câncer de colo de útero, todas as mulheres a partir do momento em que iniciam vida sexual ativa - passam a ter relações - deverão realizar anualmente exame preventivo ginecológico. Aquelas que não têm relações, ainda assim, deverão fazer periodicamente, a partir dos 20 anos de idade, o exame preventivo. Trata-se de um exame simples, rápido e oferecido pelo serviço publico - PSF - Centro de Saúde - Hospital, entre outros.

Já para o câncer de mama, a realização de mamografias, a partir de 35 anos de idade, é o que se preconiza. Realizar 1 mamografia entre 35 e 40 anos, 1 mamografia a cada 2 anos, entre 40 e 50 anos de idade e anualmente, a partir de 50 anos. Lembrando sempre que em casos de câncer entre mães e irmãs, esta conduta passa a ser mais rígida. Ou então, para casos de exames alterados, o seguimento será mais rigoroso. Também este exame é oferecido pelos serviços de saúde.

Lógico, outros tipos de câncer em qualquer sexo, também poderão ser abordados. Pulmões, estômago, pele, intestino etc. Sempre haverá alguma providência a ser tomada, algum exame a ser feito.

No entanto, cada caso será analisado separadamente e a conduta a seguir será informada ao paciente e discutida com o mesmo.

Portanto, vale sempre prevenir.

Vale sempre procurar o médico regularmente ou em caso de dúvidas.

A prevenção valerá sempre - evitando transtornos futuros, como tratamentos difíceis, caros, desgastantes e o mais importante - visando a preservar nossas vidas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário