Voltar a todos os posts

Ano novo, vida nova!

11 de Janeiro de 2016, por Rômulo Costa

Em pleno século 21, mesmo diante de inúmeras campanhas de incentivo à pratica de exercício físico e adesão a hábitos alimentares saudáveis (e ainda chamando a atenção para os possíveis riscos de não fazê-lo), uma coisa “martela” diariamente em minha cabeça: por que a maioria das pessoas não possui hábitos de vida saudáveis, mesmo sabendo que estão colocando a sua saúde em sérios riscos no futuro?

Antes mesmo de ser um estudante da área da saúde (Nutrição), a minha preocupação sempre foi a de conscientizar o maior número possível de pessoas a saírem do sedentarismo e abandonarem hábitos alimentares inadequados. O mais grave é saber que grande parcela dos profissionais e estudantes não possui a mesma preocupação. Luto, diariamente, para que isso aconteça, ainda que inconscientemente, pensando na melhor maneira de colocar em prática, ou através de meus artigos e fotos nas redes sociais, jornal e blog, para os quais escrevo.

Apesar do meu pouco tempo como acadêmico de Nutrição, tenho percebido que muitos alunos e profissionais da área possuem total desmazelo com a própria saúde. Os mesmos defendem um consumo alimentar equilibrado, no entanto, estão se encharcando diariamente de alimentos com alto teor de farinha branca, açúcares e gorduras e ainda têm a audácia de criticar quem pratica e aconselha o contrário. Não estou criticando o fato de uma pessoa querer ou não se alimentar melhor, até porque isso não tornará um indivíduo melhor ou pior do que o outro. O que desejo é acabar com o preconceito de ambas as partes, ou seja, tanto de quem faz dieta ou tem uma alimentação saudável  e quem não está nem aí para a própria saúde e, acima de tudo, imagina que se alimenta bem. Estas pessoas estão no rol daquelas que não têm a capacidade de reconhecer o próprio erro.

No início de ano as pessoas geralmente têm o costume de fazer promessas que, infelizmente, na maioria das vezes, não cumprirão nem a metade. Peço, encarecidamente, que façam a seguinte reflexão: o que você tem feito pela sua saúde ultimamente? Será mesmo que você está satisfeito com o seu corpo ou apenas fica se autossabotando com pensamentos e atitudes criadas pelo seu inconsciente? Experiências e atitudes passadas refletem muito sobre o comportamento e seu estado atual de saúde. Possuímos a tendência de reproduzir tudo o que os nossos pais faziam quando éramos crianças, e isso não é diferente no quesito alimentação. Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil abandonarmos velhos hábitos. Porém, isso não quer dizer que não possamos realizar uma transição de maus hábitos alimentares para hábitos mais saudáveis - um bom nutricionista poderá te auxiliar a colocar isso em prática.

É primordial educarmos o paladar das nossas crianças desde o nascimento, pois é nesta fase da vida que o ser humano se encontra em formação. Não é raro presenciarmos cenas de adultos oferecendo doces, balas, salgadinhos e até mesmo refrigerantes na mamadeira para recém-nascidos. Mal sabem as pobres criancinhas que as chances de serem adultos com péssimos hábitos alimentares estão cada vez maiores. Muitos podem dizer: “ah, coitadinho, então ele não pode comer e não vai saber o que é gostoso na vida?”. As coisas não funcionam assim, pois até o indivíduo ter o primeiro contato com alimento, ele não saberá discernir se é gostoso ou não. Uma criança que passou a vida inteira comendo saudavelmente (legumes, verduras, frutas, alimentos naturais) não vai se importar quando adulto em consumir tais “porcarias” que presenciamos serem consumidas atualmente.

Como estudante e futuro profissional da nutrição, faço um apelo a todos os pais ou a quem tem muito contato com crianças: construam hábitos alimentares saudáveis para eles, ajude-os a serem pessoas saudáveis no futuro, estimule-os a praticarem exercícios físicos diariamente. Não só o indivíduo, mas toda a sociedade sairá ganhando com isso, pois teremos jovens e adultos mais dispostos, menos doentes, com melhor qualidade de vida, que estarão disseminando boas energias onde quer que estejam.

Mais um ano esta iniciando e só você tem a chance de fazer com que ele seja melhor do que o último que terminou. Comece fazendo algo pela sua saúde e pela saúde dos demais. Pratique exercícios físicos regularmente e comece a fazer modificações nos seus hábitos alimentares, introduzindo alimentos naturais e retirando os industrializados.  Por mais que o meio externo (sociedade em geral) tenha grande influência em nossas escolhas, creio que cada um pode fazer a sua parte e contribuir para que a sociedade se desenvolva de forma saudável. Caso sinta necessidade, procure um profissional da Nutrição para lhe ajudar.

PS.: Sei que pode parecer radical tudo o que expus acima, mas peço ao leitor apenas que reflita um pouco sobre o assunto. Se ainda assim você não concordar, tudo bem, respeito sua opinião, mas não julgue ser melhor ou pior do que quem o faz. Ler ainda: "Estudos apontam que os jovens estão preferindo alimentos frescos e estão mais preocupados do que as gerações anteriores em saber de onde vem e o que comem." (Reportagem publicada no jornal Estado de São Paulo, no dia 8/1/2016 - http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/bem-estar,seus-habitos-saudaveis-estao-consumindo-as-receitas-do-setor-de-alimentos-industrializados,10000006430)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário