Voltar a todos os posts

Atividade física e seus impactos sobre a saúde mental e corporal

18 de Dezembro de 2015, por Rômulo Costa

A atividade física desempenha papeis fundamentais em nossa saúde. Modificações benéficas no nosso organismo e transformações na estética corporal são alguns desses papéis. No entanto, um aspecto pouco elucidado são os efeitos benéficos que a prática de exercício físico controlada poderá trazer para a nossa saúde mental. Estudos tem demonstrado que melhoras na qualidade do sono e nos aspectos cognitivos (memória e aprendizado), são alguns dos efeitos que a prática diária de atividade física poderá proporcionar ao praticante. Há também uma diminuição na variação do humor (depressão e ansiedade). O exercício físico é considerado por muitos como uma alternativa não-medicamentosa na prevenção e no tratamento de várias patologias médicas e distúrbios psicológicos e biológicos.

Sono e exercício físico

A eficácia do exercício físico na regulação do sono já foi constatada por diversos estudos, no entanto, isso não é muito destacado pelos médicos de modo geral. As pesquisas concluem que o aumento da temperatura corporal durante a atividade física, torna os mecanismos de dissipação do calor e indução do sono mais ativos no nosso corpo. Outro fato está relacionado ao aumento do gasto energético durante o exercício, que induziria uma reposição energética durante o sono, que por sua vez minimiza o estado de catabolismo (perda de energia) proporcionado pela atividade física. Indivíduos experientes na pratica de treinamento físico obtêm um sono mais profundo, restaurador e duradouro, se comparado com indivíduos sedentários, pois altera de modo positivo um dos estágios que regulam a qualidade do nosso sono.

Humor e exercício físico

A ausência ou a diminuição de sintomas depressivos e de ansiedade estão associadas à prática regular de exercício físico. Transtornos de ansiedade e depressão possuem influências comportamental, social e do meio, bem como uma implicação biológica, que é intermediada por uma série de hormônios controladores da nossa sensação de tranquilidade e bem-estar. A atividade física tem a capacidade de modular a produção e liberação de alguns hormônios, tais como serotonina, endorfina e dopamina, entre outros, que em concentrações ideais atuam na melhora do humor e do bem-estar.

Aspectos cognitivos e exercício físico

Os estudos não são muito conclusivos sobre os efeitos da atividade física na memoria, no entanto, já se sabe que pessoas ativas possuem menores chances de serem acometidas por disfunções cognitivas do que pessoas sedentárias. Elas possuem principalmente menores riscos de sofrerem do mal de Alzheimer. Isso ocorre principalmente devido à modulação na liberação de diversos hormônios e substâncias, que são controladoras de reações importantes nos aspectos cognitivos do nosso organismo.

Dependência por exercício físico

Um fato que muitas pessoas ignoram e que deveríamos ficar mais atentos é a dependência por exercício físico. Pouco se sabe sobre os efeitos dessa dependência, porém, alguns estudos correlacionam o excesso de exercício físico aos transtornos alimentares, bem como uma forma de dependência comportamental. No entanto, são necessários estudos mais específicos e objetivos, que nos possibilitem afirmar com maior exatidão quais os possíveis resultados que a dependência por exercício físico pode nos trazer.

Alcoolismo e atividade física

A prescrição de atividades física é de suma importância para quem está em tratamento para controle do consumo de bebidas alcoólicas, pois, há melhora no funcionamento do nosso organismo e das funções prejudicadas pelo abuso de álcool por um longo período de tempo. O treinamento físico melhora a resistência geral do organismo e ajuda na manutenção/ganho de massa muscular, que estão comprometidos em usuários de álcool.

Considerações importantes

É importante destacar que em todos os casos a prática moderada de exercícios físicos foi responsável pela melhora nos aspectos psicológicos e biológicos mencionados anteriormente. Por isso, consulte um treinador físico para que ele possa controlar a intensidade do seu exercício e com isso você possa desfrutar dos benefícios que o mesmo pode lhe trazer. Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é necessária a realização de uma avaliação médica e funcional, principalmente em indivíduos que possuem alguma doença e estão em uso crônico de algum medicamento.

Nesta época do ano, muitas pessoas procuram centro de esportes, academias, clubes, clínicas de estética e nutricionistas. Estão procurando milagres. Chegam com o intuito de modificar sua composição corporal e apresentar corpos torneados e perfeitos no verão e no carnaval. Essas pessoas se esquecem que o cuidado com o corpo vai muito além de ser apenas em uma época do ano. Os corpos “trabalhados” que vemos nas praias, clubes e nos desfiles do carnaval foram construídos através de treinamento físico e de uma boa alimentação durante muito tempo. Não pense que se você fizer musculação e se alimentar bem apenas em uma época do ano irá obter os mesmos padrões físicos dos passistas de escolas de samba. O seu comprometimento constante com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação é que te proporcionará mais saúde e um corpo atlético.

Muito obrigado a todos que dedicam um pouco do seu tempo para ler o que eu escrevo. Espero que continuem nessa caminhada juntos comigo, se alimentando bem, praticando exercícios físicos diariamente e levando boas energias onde quer que estejam. Que todos vocês tenham um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de conquistas e muita saúde.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário