Voltar a todos os posts

Desvendando os suplementos alimentares

19 de Fevereiro de 2016, por Rômulo Costa

Os suplementos alimentares podem trazer benefícios à saúde, desde que ministrados com orientação médica e de profissionais da nutrição.

Uma das dúvidas mais recorrentes que tenho presenciado na atualidade é em relação a utilização e os possíveis efeitos dos suplementos alimentares na modificação estética e na saúde do indivíduo. Muitas pessoas possuem grande receio de tomar suplementos, pois tem a errada interpretação de que a substância contida ali atrapalhará no alcance dos seus objetivos, com efeitos prejudiciais à saúde – presencio isso, principalmente em pessoas que querem fazer o uso de Whey Protein. A má interpretação, ocasionada principalmente pelo sensacionalismo da mídia, de blogs e da sociedade em geral, pode fazer com que as pessoas tenham um preconceito errôneo contra os suplementos. Irei esclarecer aqui alguns pontos importantes sobre a real utilização desses compostos.

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são nada mais nada menos do que alimentos que passaram por processos industriais, transformando-os, principalmente, em forma de pó ou cápsulas. Ou seja, a indústria prepara o alimento em sua forma natural e transforma-o em alimento mais concentrado (seja em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais). Tudo isso para facilitar a vida do indivíduo, possuindo acesso de forma fácil, rápida e prática diante da necessidade de utilizá-los.

Quando utilizá-los? Quem pode se beneficiar do seu uso?

Primeiramente, devo lembrá-los que a prescrição de suplementos alimentares deve ser feita por um nutricionista, depois de avaliado todo o contexto de vida em que se encontra o indivíduo. Com isso, pode-se chegar à conclusão da real ou não necessidade de utilizá-los.

Presenciamos cada vez mais nas academias pessoas concluírem a sua sessão de atividade física, correrem para o bebedouro e começarem a balançar as suas garrafinhas, contendo principalmente o famoso e polêmico Whey Protein. Mas será mesmo que ela precisa disso naquele determinado momento ou está apenas seguindo um modismo recorrente nas academias ao redor do mundo?

De modo geral, os suplementos podem ser utilizados desde crianças e gestantes, contribuindo com a melhora da alimentação, bem como praticantes de atividade física de diferentes modalidades e patamares. Idosos que possuem dificuldade em ingerir alimentos por meio sólido para adquirir as quantidades de nutrientes necessários, pacientes pós-operatórios com demandas proteicas maiores também podem se beneficiar, e muito, da utilização dos suplementos em pó ou cápsulas. Ou seja, qualquer indivíduo, desde que constatada a necessidade, pode realizar a utilização.

A sua utilização pode me fazer mal?

Depende! Como diz aquele velho ditado: “A diferença entre o veneno e o remédio está na dose”. Como já disse anteriormente, um profissional deverá analisar a necessidade da utilização, bem como indicar ao paciente a quantidade do suplemento a ser ingerida. Caso a dosagem recomendada seja excedida por longo período de tempo, principalmente em indivíduos que já possuem tendência a ter algum problema, complicações de ordem fisiológica (problemas renais e hepáticos) e metabólica (descontrole do metabolismo) podem ocorrer. Nesses casos, ao invés de ajudar, o suplemento irá piorar o quadro de saúde do paciente.

É realmente eficaz utilizá-los?

A indústria tem evoluído a cada dia e com isso novos suplementos surgem no mercado fitness com uma velocidade incrível. No entanto, devemos ficar atentos, pois muitos produtos não possuem comprovação científica da sua eficácia. Ao mesmo tempo, eles já apresentam uma dosagem pré-determinada na embalagem que, na maioria das vezes, não seria a dosagem apropriada para grande parte das pessoas. Surge então a questão da individualidade biológica, ou seja, o contexto de vida geral do indivíduo deve ser analisado, bem como a necessidade do seu organismo por determinado nutriente ou substância.

P.S.: Na atualidade, a maioria das pessoas que estão tomando suplementos alimentares, o fazem sem necessidade. Além de possuírem nível de treinamento muito baixo, a alimentação está toda bagunçada. Antes de sair gastando dinheiro com suplementos alimentares, comece melhorando a sua alimentação. Gaste esse dinheiro procurando um nutricionista, pois, garanto que, fazendo isso, você terá melhoras na estética, na saúde e na sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário