Voltar a todos os posts

Esteróides anabolizantes: riscos premeditados

26 de Setembro de 2015, por Rômulo Costa

Os esteróides anabolizantes (conhecidos por muitos como “bomba”) são responsáveis pelo tratamento de diversas doenças humanas. No entanto, podem causar graves problemas ao nosso organismo se administrados de forma indevida. Neste período que antecede o verão, as pessoas estão em busca de resultados estéticos milagrosos, querem aumento da autoestima, braços musculosos, chamar a atenção por onde passam. Elas se descuidaram durante todo o ano e querem ter o corpo dos sonhos em um período de tempo muito curto. Com isso, recorrem aos anabolizantes, até mesmo sabendo dos riscos que o uso pode trazer, e com isso colocam a sua vida em jogo.

Essa classe de medicamentos é utilizada atualmente quando há alguma deficiência na produção hormonal que cause transtornos à saúde do indivíduo. A terapia pode trazer aos pacientes a normalidade das suas taxas hormonais, e com isso o indivíduo pode obter melhoras na sua saúde. Entretanto, a utilização dessas substâncias deve ser prescrita por um médico endocrinologista, que irá acompanhá-lo durante todo o tratamento.

A preocupação no combate ao uso dessas substâncias é grande, pois a grande parcela dos usuários é instruída pelos próprios professores de academia, amigos, blogs e a obtenção do medicamento é feita por meio ilícito.

O uso vem acompanhado de diversas promessas, tais como: aumento da produção de hormônios que levam a um aumento da massa muscular e melhora da estética, juntamente com um aumento do desempenho esportivo. Porém, muitos se esquecem dos riscos a que estão se expondo. O aparecimento de problemas cardiovasculares, deficiências no funcionamento do fígado e dos rins, aumento de coágulos no sangue, descontrole na produção hormonal, irritabilidade, aumento da pressão arterial e ao desenvolvimento de câncer são alguns dos prejuízos que o uso indevido pode causar.

Juntamente com os narcóticos, o mercado de anabolizantes vem sendo combatido em todos os países onde há a proibição, mas, como se sabe, a fiscalização é ineficaz, uma vez que podemos comprar essas drogas facilmente no mercado negro.

É necessário que sejam feitas campanhas sociais para combater o uso descontrolado, principalmente por adolescentes desinformados, e mostrar que o caminho para um corpo saudável e atlético tem como premissas básicas a alimentação, o treinamento físico, o descanso e a suplementação adequada, pois, acima de tudo, devemos prezar pela nossa saúde, sem comprometermos a nossa qualidade de vida.

Se você tem o desejo de melhorar sua estética e sua saúde, pratique atividade física regularmente e procure um nutricionista para se alimentar da forma correta.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário